Opinião

A marca “coxa” ofende?

Bandeira do Coritiba

Coritiba precisará definir futuro administrativo.

Não sou de considerar como ofensa comentários que se afastam do padrão de respeito. Em regra, os seus autores são aqueles que se apresentam de alguma forma que não revele a verdadeira identidade. Para esses cabem um ditado indígena pelo qual de longe é muito fácil ser corajoso.

continua após a publicidade

Mas, alguns, são até sugestivos para serem abordados como tema. Um dia desses, respondendo a uma crítica que fiz sobre o Coritiba, um torcedor tratou como uma conduta de desprezo da minha parte o fato de usar a referência “os coxas” quando me refiro aos coritibanos.

Existem seis apelidos que se transformaram em marcas, que substituem e, às vezes, são mais fortes do que o próprio nome do clube no futebol brasileiro: Furacão (Athletico), Coxa (Coritiba), Galo (Atlético Mineiro), Colorado (Internacional), Timão (Corinthians) e Peixe (Santos).

Mas eu compreendo o torcedor. Nós, quando estamos aborrecidos e contrariados com nossos valores, ficamos muito vulneráveis. E qualquer coisa, mesmo que seja consagrada pela história, é uma ofensa.

continua após a publicidade
Exit mobile version