Tire suas dúvidas sobre o histórico Atletiba do Youtube, aquele que não aconteceu.

1) Por que (de fato) não houve o Atletiba da Arena?

– A Federação dificultou a transmissão online da partida com legalismo. Disse que os profissionais contratados por Atlético e Coritiba não foram credenciados e deveriam deixar o gramado. Os clubes não aceitaram a ordem. Por isso, o árbitro não autorizou o início da partida.

2) Não poderia haver um acordo entre clubes e Federação?

– Sim. A FPF poderia, mesmo de forma intempestiva, fora do prazo legal, credenciar os profissionais da transmissão web e depois aplicar uma multa.

3) Por que isso não foi feito?

– Decisão do presidente da Federação, Hélio Cury. O dirigente declarou que não aceitava qualquer tipo de arremedo no credenciamento, independente do prejuízo causado às partes. Diz que age conforme determina o regulamento. O árbitro da partida deixou claro, segundo os dirigentes de Atlético e Coritiba, que estava apenas acatando ordens.

4) A transmissão web seria prejudicial para a Federação de alguma forma?

– A FPF foi interlocutora da negociação entre clubes e Rede Globo. Não houve acordo com Atlético e Coritiba, mas 10 clubes assinaram. A emissora sempre se mostrou disposta a acertar um contrato, mesmo com o campeonato em andamento. A FPF se coloca como preposto das agremiações nas negociações com a TV.

5) Então foi uma briga política?

– Certamente. Atlético e Coritiba são da tropa de choque contra a gestão Hélio Cury. Ambos foram fiadores da campanha de Ricardo Gomyde na frustrada tentativa de tirar Cury da FPF.

6) O que vai acontecer na esfera esportiva?

– Serão analisados a súmula do árbitro e o relatório do delegado da partida. O tribunal vai designar um procurador e abrir um inquérito. Tudo depende da apuração, mas tudo é possível, desde remarcar o clássico até a aplicação de duplo WO.

7) Atlético e Coritiba vão brigar na Justiça?

– Nas palavras dos seus dirigentes, sim. Podem lutar por indenizações, pois tiveram prejuízo financeiro com a não realização do evento.

8) E quem comprou ingresso?

-Atlético e Coritiba devem se pronunciar em breve sobre ressarcimento. As assessorias jurídicas dos clubes vão analisar. O Código do Consumidor prevê devolução do dinheiro ou outro ingresso.

9) Se o jogo ocorrer de novo terá transmissão na web?

– Hélio Cury, em entrevista à ESPN Brasil, disse que sim, desde que todos os profissionais estejam credenciados dentro do prazo.

10) Tem calendário para remarcar esse Atletiba?

– Com bom senso, não. Se o Atlético avançar na Libertadores, o calendário será muito apertado para ajustar esse duelo em outra data. O Coritiba também tem compromisso pela Copa do Brasil.

 

Participe da conversa!
0