Arquibancada Virtual

Primeiros personagens

Por
Redação
06/11/2012 04:04 - Atualizado: 27/09/2023 15:52

A primeira semana da temporada 2012/2013 da NBA teve eleitos na segunda-feira seus dois melhores jogadores. Pelo lado do Leste, Brandon Jennings ganhou a disputa ajudando seu Milwaukee Bucks a iniciar a competição com duas vitórias. Na outra extremidade, o Oeste, quem brilhou foi James Harden, estreando com tudo no Houston Rockets.

Brandon Jennings é um armador de 23 anos, não muito alto para os padrões da liga norte-americana de basquete (1,85 m e 76 kg) e que está no seu quarto ano como profissional. Nas três temporadas anteriores, registrou média de 5,3 assistências por partida, mas começou a nova edição do campeonato com média de 13 passes para arremates precisos de seus companheiros. Além disso, roubou 8 bolas em dois jogos, ou seja, média de 4 bolas recuperadas por confronto. E não deixa de contribuir com bolas no aro: média de 17 pontos na temporada. São dois double-doubles (números de dois dígitos em duas estatísticas), um por apresentação. Um começo promissor.

James Harden é conhecido do público pela figura incomum. Sua longa barba era imitada pelos torcedores do Oklahoma City Thunder, onde foi eleito o melhor sexto homem (reserva) da temporada passada. Valorizado, assinou contrato com o Houston Rockets na semana do início da competição atual. Mesmo sem entrosamento com o time, assumiu a responsabilidade ao lado de outro estreante, Jeremy Lin, que surpreendeu com ótimas atuações no New York Knicks no início deste ano.

Com 1,96 m e quase 100 kg, o ala-armador de 23 anos teve média de 35,3 pontos por partida na primeira semana como ídolo no Texas. Foram três jogos, com dois triunfos e um revés. Seu tempo em quadra subiu de cerca de 26 minutos por partida para 41. Pegou pelo menos seis rebotes por rodada e ainda manteve média de 6 assistências por embate, mesmo não sendo sua principal qualidade. Como ficou mais tempo atuando, acabou também errando mais: antes não chegava a 2 desperdícios de bola; agora, chega quase a cinco de média de erros.

Na única derrota do Houston com o novo candidato a herói em quadra, ficou bastante claro que ele será o termômetro do time. Diante do Portland Trail-Blazers, precisando tirar a equipe do aperto, ele acabou falhando nos arremessos: apenas 33% de aproveitamento, contra 73% e 56% dos jogos anteriores. Da linha dos três, também fracassou, mantendo-se nos 16,7% – foram 50% e 40% anteriormente. O resultado dessa ineficiência foram 24 pontos e a derrota.

Independentemente dos números, Harden tem talento suficiente para conquistar seu espaço no Rockets. Quando ele trocou de casa, a pergunta na liga era se estava preparado para deixar o posto de reserva de luxo para liderar uma equipe ao sucesso. É rápido, tem boa visão de jogo e não tem medo de cara feia. Características de protagonista. Provavelmente, as barbas vão proliferar nas arquibancadas do Houston Toyota Center.

Veja também:
Erro de arbitragem marca semifinal entre Maringá e Athletico
Erro de arbitragem marca semifinal entre Maringá e Athletico
Sem Neymar, Coritiba e Santos se enfrentam; siga ao vivo
Sem Neymar, Coritiba e Santos se enfrentam; siga ao vivo
Sem noção do perigo, casal de torcedores do Santos ganha escolta inusitada no Couto Pereira
Sem noção do perigo, casal de torcedores do Santos ganha escolta inusitada no Couto Pereira
"Capitão e herói", Bruno Guimarães é ovacionado após conquista histórica
"Capitão e herói", Bruno Guimarães é ovacionado após conquista histórica