Por ocasião dos 36 anos da morte de Garrincha, em 20 de janeiro de 1983, republico aqui neste blog conteúdo que estava no outro, Memória FC.

**********************

Garrincha, aquele, bicampeão da Copa do Mundo (1958 e 62) pelo Brasil, talvez o maior artista que o esporte já conheceu, baluarte do chamado “futebol moleque”, o principal “dibrador” desde a invenção do futebol pelos índios, o “gênio das pernas tortas”, vestiu o manto do Coritiba em 1969.

Para a molecada que, mesmo diante do maior número de hipérboles e clichês numa só publicação não entendeu o significado da coisa, o homem de Pau Grande (uma pacata localidade em Magé, região metropolitana do Rio de Janeiro) foi uma espécie de Messi da época.

LEIA MAIS

Se você pudesse mudar o placar de um só jogo na história, qual seria?

Krüger e Sicupira, quando o Paranaense encontra um sentido

Era tão bom o camisa 7 do Botafogo que chegava a rivalizar com um jaqueta 10 do Santos chamado Pelé, uma espécie de Pelé da época. E eis que no dia 11 de julho de 1969, Garrincha, já aos 35 anos e com a carreira fortemente abalada pelo alcoolismo, pintou aqui por Curitiba.

Há duas versões para a passagem de Manuel Francisco dos Santos em tarde de prática no Couto Pereira. A primeira, e mais quente, de que foi um convite de um jornalista muito ligeiro e bem relacionado. A outra, que se tratou de um chamado do presidente Evangelino Neves, o cognominado Chinês.

De certo, que o craque estava na cidade para acompanhar a esposa e cantora Elza Soares num show na capital. Além disso, tudo ocorreu às vésperas do jogo que deu o título estadual daquela temporada ao Alviverde, triunfo por 1 a 0 sobre o Água Verde.

As fotos foram feitas por JOSÉ EUGÊNIO DE SOUZA e pertencem ao arquivo GRPCOM.

NÃO PODEM SER REPRODUZIDAS SEM AUTORIZAÇÃO.

LEIA MAIS

Procon pode multar FPF em R$ 8 milhões por causa de Atletiba da web

Petraglia é exímio negociador, mas quanto Athletico ganhou nas mega vendas?

Via Lei Rouanet, Coritiba tem aprovada captação de R$ 2,7 mi para museu

Participe da conversa!
0