Em recomendação conjunta do Ministério Público do Paraná (MP-PR), do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública da União (DPU), a Federação Paranaense de Futebol (FPF) recebeu, na última segunda-feira (29), uma notificação para que o futebol no estado seja paralisado.

Desta forma, a FPF tem 48 horas para informar aos órgãos sobre quais medidas irá adotar neste período. A tendência é que os quatro jogos que estavam confirmados para esta semana sejam adiados, sem data definida para serem realizados.

No ofício enviado à Federação, os ministérios alegam que o protocolo para evitar o contágio da Covid-19 no futebol é falho, visto o número de casos que já foram confirmados. O pedido é que não sejam realizados jogos de nenhuma categoria, profissional ou de base, e competição, no estado.

Além disso, foi destacado que o nível alarmante de disseminação do coronavírus no estado preocupa e que os jogos só devem voltar quando a taxa de transmissão da doença (RT) no estado estiver abaixo de ao longo de 14 dias seguidos.

Atualmente, este número é de 0,94 e vem abaixo de 1 desde o dia 17 de março, segundo a plataforma científica Loft, que faz este levantamento em todos os estados do Brasil. Porém, nos últimos dez dias ela vem crescendo novamente (chegou a ser de 0,77).

No comunicado, os ministérios públicos ainda ressaltam que diversos estados já interromperam suas competições, a nível nacional e estadual, e que a própria CBF parou o Brasileirão e a Copa do Brasil em 2020, quando o número de casos era menor do que o atual.

Caso a FPF não cumpra a recomendação, ela poderá ser punida administrativamente e até judicialmente.

Jogos de futebol marcados no Paraná

Para os próximos dias, estão marcados sete jogos no Paraná, sendo cinco pelo Campeonato Paranaense - Operário x Rio Branco e Cianorte x Toledo, dia 31 de março, Cascavel CR x FC Cascavel e Azuriz x Maringá, dia 1º de abril, e FC Cascavel x Athletico, dia 4, - e dois pela Copa do Brasil - Coritiba x Operário, dia 6 de abril, e Cianorte x Santa Cruz, dia 13.

Veja o episódio 1 do podcast Dois Um

Participe da conversa!
0