Paranaense
Estadual

Veja os duelos das quartas do Paranaense; Atletiba pode ocorrer na semifinal

Por
Luciano Balarotti, especial para o UmDois Esportes
06/03/2022 21:23 - Atualizado: 04/10/2023 16:55
Veja os duelos das quartas do Paranaense; Atletiba pode ocorrer na semifinal
| Foto: Átila Alberti/UmDois Esportes

A rodada decisiva da primeira fase do Campeonato Paranaense, com todas as seis partidas disputadas simultaneamente na tarde desse domingo (6), teve muita emoção, reviravoltas e gols ao redor do estado. E definiu o São Joseense como o último classificado e os confrontos das quartas de final da competição. O União acabou rebaixado ao lado do Paraná Clube.

A segunda fase terá os seguintes duelos: o líder Operário encara o São Joseense; o Coritiba terá pela frente o Cianorte; o Athletico enfrenta o Londrina; e Maringá e Cascavel decidem a outra vaga nas semifinais.

Antes mesmo da bola rolar, a rodada era aguardada com grande expectativa porque a classificação momentânea reservava um confronto Atletiba já na segunda fase do Estadual. Além do mais tradicional clássico paranaense, a tabela desenhava outro duelo de grande tradição entre Operário e Londrina, além dos confrontos entre Maringá, líder antes da rodada começar, e o estreante São Joseense; e entre FC Cascavel e Cianorte.

Veja a tabela completa do Estadual!

O chaveamento das quartas começou a mudar logo no início dos jogos, com o gol relâmpago de Reina, para o Operário, diante do Azuriz, ainda no primeiro minuto. Resultado que levava o Fantasma para a liderança e tirava as chances de classificação do adversário.

Mas logo em seguida o Maringá retomou a ponta com o gol de Raphinha, surpreendendo o Coritiba no Couto Pereira, e impedindo o Atletiba nas quartas. Porém, a retomada da liderança pelos maringaenses durou apenas três minutos, tempo que o Coxa levou para buscar o empate com Luciano Castán, reprogramando o clássico para a segunda fase.

Só que, quase que simultaneamente ao gol no Couto Pereira, o Athletico abriu o marcador em Cascavel, com Jader, saltando para o terceiro lugar, logo à frente do Coxa, e jogando a Serpente para a sexta posição. E como ao mesmo tempo o São Joseense saiu em vantagem diante do União, com o gol contra de Gustavo, ultrapassando o Londrina na classificação, a tabela das quartas recolocava o Tubarão no caminho do Operário, reafirmava o confronto entre Maringá e São Joseense, e trocava o Atletiba pelos duelos entre Athletico e Cascavel, e Coritiba e Cianorte.

Situação que mudou novamente por um breve período quando Willian Gomes empatou para o Cascavel diante do Furacão, aos 32 minutos. Mas o Rubro-Negro reagiu quase que imediatamente, e marcou duas vezes seguidas com Rômulo, aos 34, e Jader, aos 38 minutos.

Enquanto isso, o Operário praticamente definia sua vitória marcando mais duas vezes diante do Azuriz, com o gol contra de Fabão e o gol em lance de sorte do artilheiro Paulo Sérgio, após a bola rebatida pela defesa.

Na sequência, o Coritiba assumiu a vice-liderança provisória ao virar para cima do Maringá, com o gol do volante Andrey. Resultado que deixou o Dogão na quarta posição, atrás do Furacão. E nos acréscimos, o Athletico ampliou o placar em Cascavel, com Julimar marcando o quarto gol.

Assim, com todos os jogos no intervalo, o desenho das quartas de final estava muito diferente do que o de antes da bola rolar. O agora líder Operário continuava tendo pela frente o Londrina, agora em oitavo. O vice-líder Coritiba enfrentaria o surpreendente São Joseense; o Athletico repetiria o confronto desse domingo com o Cascavel; e o Maringá faria o confronto regional com o Cianorte.

A reta final da rodada começou com um gol que não interferiu na classificação, com o Cascavel diminuindo o placar com Robinho, em cobrança de pênalti. Em seguida, o São Joseense ampliou sobre o União, com Nickson.

Até pelo forte calor registrado em todas as regiões do Paraná, as partidas caíram bastante de ritmo e os gols ficaram mais raros.

Mas a emoção retornou com mais dois gols simultâneos. No Couto Pereira, Henrique ampliou a vantagem do Coritiba, praticamente garantindo o segundo lugar. E no Olímpico Regional, Robinho marcou o terceiro do Cascavel, novamente de pênalti, recolocando de vez a Serpente no jogo.

E já na reta final da rodada, pintou gol no único jogo que tinha o placar em branco até então. No Estádio do Café, o Londrina saiu na frente do Cianorte, com o gol de Caprini, aos 33 minutos, mexendo em toda a classificação. Com esse resultado, o Operário passou a ter o São Joseense como adversário; o Cianorte entrou no caminho do Coritiba; o Londrina passou a ser o adversário do Athletico; e o Maringá teve o Cascavel definido como adversário. Isso porque a Serpente desperdiçou um pênalti no final do jogo com o Furacão.

Veja os confrontos da próxima fase (idas previstas para 13/3 e voltas para 20/3):*

  • Athletico x Londrina
  • Coritiba x Cianorte
  • Operário x São Joseense
  • Maringá x Cascavel

*times da esquerda decidem em casa

Veja também:
Torcedores atendem chamado do Paraná e fazem longas filas por ingressos
Torcedores atendem chamado do Paraná e fazem longas filas por ingressos
Bento, do Athletico-PR, é prioridade de clube europeu
Bento, do Athletico-PR, é prioridade de clube europeu
Ypiranga-RS x Athletico: escalações prováveis e onde assistir
Ypiranga-RS x Athletico: escalações prováveis e onde assistir
Jogo do Athletico hoje: onde assistir ao vivo
Jogo do Athletico hoje: onde assistir ao vivo
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Paranaense
Torcida presente, equipe tricolor… os bastidores do vídeo do Paraná Clube que viralizou
Campanha

Torcida presente, equipe tricolor… os bastidores do vídeo do Paraná Clube que viralizou

De volta ao Paraná após 18 anos, Eltinho confia no acesso: "Não viemos passar férias"
Série Prata

De volta ao Paraná após 18 anos, Eltinho confia no acesso: "Não viemos passar férias"

Paraná vai encarar rivais com novas SAFs de ex-Coritiba, cantor e pentacampeão
Divisão de Acesso

Paraná vai encarar rivais com novas SAFs de ex-Coritiba, cantor e pentacampeão