O técnico Tiago Nunes reencontrou fora do Brasil o caminho para alcançar grandes resultados. Após conquistar a Sul-Americana e a Copa do Brasil com o Athletico, o treinador não repetiu o sucesso no futebol brasileiro, mas agora vive uma grande fase na LDU, do Equador.
Tiago Nunes chegou à LDU em junho deste ano, na parada da Copa do Mundo de Clubes, e, em poucos meses, conquistou resultados expressivos na Libertadores: eliminou o atual campeão Botafogo e o São Paulo no mata-mata. Agora, inicia a disputa da semifinal contra o Palmeiras.
“O Palmeiras como um todo é muito forte, isso não é novidade. Nos últimos quatro ou cinco anos, é o clube mais estável e competitivo da América do Sul. A mentalidade será o fator mais importante. A gente quer estar na final e superar nosso rival, e aí temos nossas armas e dinâmicas para tentar fazer isso de forma”, afirmou Nunes, em entrevista para o site da Fifa.
“É um trabalho duro porque é difícil superá-los. Mas, ao mesmo tempo, o Palmeiras é um time de futebol disputando um jogo desportivo, que tem muitas variáveis que não dependem de nós, jogadores ou treinadores. Essas variáveis dependem de circunstâncias que somente o futebol nos apresenta. A velha crença sobre 11 contra 11 se repete”, acrescentou o treinador.
Para chegar à final da Libertadores, Tiago Nunes precisa melhorar o seu retrospecto contra o Palmeiras. Em nove partidas por Athletico, Corinthians e Grêmio, o técnico tem uma vitória, dois empates e seis derrotas.
Tiago Nunes busca acabar com a sequência de títulos brasileiros na Libertadores
A última vez que um clube brasileiro ficou sem o título da Libertadores foi em 2018, quando o River Plate venceu o maior rival Boca Juniors na decisão. Desde então, Flamengo e Palmeiras, duas vezes cada, além de Fluminense e Botafogo, iniciaram a hemegonia brasileira no maior torneio de clubes da América do Sul.
Mesmo com a realidade financeira diferente em relação aos brasileiros, Tiago Nunes acredita que pode levar a LDU ao segundo título de Libertadores de sua história. O clube equatoriano surpreendeu em 2008, quando ganhou do Fluminense nos pênaltis, em pleno Maracanã.
“A história está cheia de exemplos de times e pessoas que contrariaram previsões e superaram barreiras. Não acontece sempre, mas o futebol não é um jogo matemático. Nosso elenco parece uma família, e foi isso que nos manteve vivos até aqui na competição. Não sei se vai ser suficiente para passar pelo Palmeiras, mas ninguém vai nos tirar o sonho”, afirmou o ex-técnico do Athletico.
“Em um clube desse tamanho, você não pode pensar menos do que brigar pelo topo porque alguém já chegou lá antes. A menos que a gente saia campeão da Copa Intercontinental ou do Mundial de Clubes, todos os demais títulos já foram conquistados. A menos que a gente seja campeão do mundo um dia, nenhuma conquista será nova”, acrescentou o técnico.
A passagem vitoriosa de Tiago Nunes no Athletico

Tiago Nunes surgiu com muito destaque no Athletico. Pelo Furacão, conquistou a Sul-Americana e o Campeonato Paranaense, em 2018; a Copa do Brasil e a Levain Cup/Conmebol, em 2019.
No entanto, teve dificuldades para se firmar no futebol brasileiro após deixar a Arena da Baixada, com trabalhos de menor expressão em Corinthians, Grêmio, Ceará e Botafogo.
Diante disso, o treinador passou a explorar o mercado sul-americano, com passagens por Sporting Cristal, do Peru, e Universidad Católica, do Chile, antes de chegar à LDU.