Hoje, dia 7 de novembro de 2023, completam dois anos da morte do maior artilheiro da história do Athletico: Barcímio Sicupira, o craque da 8. Na manhã desta terça-feira, a Assembleia Legislativa do Paraná prestou sua homenagem ao ídolo do Furacão entregando o título de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná (in memorian).
A celebração, que teve muita emoção e cheia de lembranças de Sicupira, contou com a presença de familiares, amigos, representantes do clube, da crônica esportiva e também de membros da torcida atleticana.
A honraria, prevista na Lei Estadual 20.751, de 20 de outubro de 2021, foi proposta pelos deputados Ademar Traiano, Alexandre Curi e Luiz Claudio Romanelli, todos do PSD, pelo ex-deputado Galo e aprovada por unanimidade. A data foi justamente para marcar os dois anos do falecimento do ex-jogador e ex-cronista esportivo.
O presidente da casa Ademar Traiano disse que a homenagem é pouca por tudo que Sicupira representou, principalmente, para o futebol paranaense. “Hoje ainda permanece muito viva na memória de todos aqueles que amam o esporte. A Assembleia Legislativa não poderia deixar de prestar esse reconhecimento, porque o que resta a essas figuras ilustres que brilharam, que não viveram do futebol ganhando dinheiro, porque era de outra época, é a saudade, as homenagens que a família recebe e com o coração palpitando de alegria”, afirmou.
“Até a narração eu estava bem, aí eu desmontei. Eu não vi meu pai jogar. Mas com o tempo fomos tomando consciência da importância dele para cada pessoa, cada torcedor e cada clube. Foi um incentivador do esporte como um todo, foi grande no rádio e morreu no dia do radialista. Deixou um legado de respeito com o futebol, o esporte, os atletas e clube. Hoje, dois anos da sua morte, nem deu tempo de ficar triste, pudemos comemorar essa homenagem. Ficou o orgulho, o amor e a saudades”, disse Mariana, filha de Sicupira, que esteve presente na homenagem ao lado da viúva Lenita, do dois irmãos Flávia e Barcímio Neto, além dos netos.
Sicupira faleceu em 2021, aos 77 anos, por problemas pulmonares. Em setembro deste ano, parte do seu acervo foi doado para ser exposto no Centro de Memória do Esporte Paranaense da Secretaria do Esporte (Sees) do Governo do Paraná. Para 2024, em maio, está prevista a inauguração da estátua em homenagem ao ídolo do Athletico. A escultura será exposta na Praça Afonso Botelho, em frente à Ligga Arena.