O time sub-20 do Athletico empatou por 1 a 1 no amistoso contra o Blumenau nesta quarta-feira (19), em jogo realizado no CT do Caju, em Curitiba. Foi o segundo teste da equipe com o técnico espanhol Daniel Llácer, escolhido pelo diretor Jorge Raffo para comandar o Furacão na Copa Paraná.

As novidades do Furacão foram os atacantes Daniel Troiano e Nicolas Azambuja. Contratados para reforçar esse elenco, as duas promessas foram escalados no time titular. O que chama a atenção foi uma formação mais ofensiva, com a dupla fazendo parte do esquema com quatro atacantes. Além disso, quem também ganha destaque é o zagueiro Bruno Baldini, contratado junto ao Avaí e que deve ser integrado ao elenco profissional em 2027.

A escalação inicial do Athletico foi formada com: Maksym; Vitinho, Fábio Lucas, Bruno Baldini e Gustavo Veiga; Guilherme Back e Kauan Stabelini; Kayke Paquetá, Kauê Sestrem, Nicolas Azambuja e Daniel Troiano. A informação foi divulgada pela repórter Monique Vilela, da rádio TMC, e confirmada pelo UmDois Esportes.

Athletico confirmado e Coritiba fora: como será a Copa Paraná

O torneio, que teve nome de Taça FPF no ano passado, teve uma redução de dez para oito times e vai começar com o clássico entre Athletico e Paraná Clube logo na primeira rodada. Conforme apuração do UmDois Esportes, o jogo está previsto para o dia 29 de agosto (sábado), às 15h30, na Arena da Baixada, em Curitiba, mas a partida ainda pode ser antecipada.

Os participantes deste ano são: Athletico, Azuriz, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Paraná Clube, Paranavaí e São Joseense. Na semana passada, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) confirmou, em nota oficial, a saída do Cianorte da disputa do torneio. Com isso, a entidade definiu uma nova tabela na segunda-feira (17) após reunião com os clubes.

Segundo o regulamento, todos se enfrentam na primeira fase em turno único. Os dois primeiros colocados avançam diretamente para as semifinais, enquanto os clubes que terminarem entre o terceiro e o sexto lugares jogarão as quartas de final em jogo único (3º x 6º e 4º x 5º). As semifinais e a decisão serão disputadas em partidas de ida e volta.

Representantes dos clubes participam do arbitral da Federação Paranaense de Futebol que definiu o formato da Copa Paraná 2026.
Arbitral da Copa Paraná. (Foto: Divulgação/FPF).

Furacão foca em projeto das categorias de base

No início deste mês, o projeto do presidente Mario Celso Petraglia com as categorias de base do Athletico foi um dos destaques no Diario AS, um dos principais veículos de comunicação da Espanha.

Com a presença de Jorge Raffo, contratado como diretor de formação em março, a missão do clube é combinar a formação de jogadores com competitividade, captação e desenvolvimento, e conceitos utilizados no futebol europeu.

“Sua chegada ao Athletico é fruto de uma aposta do presidente Mario Celso Petraglia em elevar o nível da formação e consolidar o clube como referência na revelação de talentos no Brasil. ‘Podemos construir a melhor academia de formação de jogadores do país’, declarou Raffo em entrevista aos canais oficiais do clube”, escreveu o jornalista Juan Lopesino.

Conforme a reportagem do jornal espanhol, os títulos nas categorias de base são frutos dessa nova metodologia implementada no CT do Caju. Além da BH Cup, em que o atacante Luca Canela foi decisivo, a reportagem do AS também menciona os títulos da Copa do Brasil sub-17, o primeiro título da categoria em uma competição nacional, do Campeonato Paranaense sub-17 e da MadCup Football Madrid Sub-16, realizada na Espanha.

Siga o UmDois Esportes