O Athletico ligou o alerta total para o aproveitamento como visitante no Brasileirão 2026. A derrota para o Vasco, na noite do último domingo (10), em São Januário, pela 15ª rodada, piorou ainda mais a campanha da equipe rubro-negra longe de Curitiba, sendo que o último triunfo fora de casa aconteceu há três meses.

O Rubro-Negro não vence longe da Arena da Baixada desde o dia 7 de fevereiro, no triunfo por 3 a 1 sobre o Foz do Iguaçu, nas quartas de final do Estadual. Na Série A, a última vitória foi por 1 a 0 sobre o Internacional, em Porto Alegre, na estreia da competição, no dia 28 de janeiro.


“Não podemos seguir achando que tudo está bem. Dentro de casa estamos ganhando e, fora, estamos perdendo. Tem que mudar. Se queremos conseguir jogar torneios internacionais, temos que melhorar muito. Os times são bons dentro de casa e não podemos seguir com essa atitude, que muitas vezes falta humildade e inteligência para tomar decisões”, apontou o zagueiro Juan Felipe Aguirre, que voltou a ser titular.


Os dados mostram o contraste abissal: o Furacão tem o segundo melhor aproveitamento como mandante (79,17%), igualado ao Fluminense, atrás somente do Palmeiras, que tem 90,48%. Já como visitante, o Rubro-Negro tem o quarto pior aproveitamento, de 16,6%. Apenas Grêmio (12,5%), Vitória (14,2%) e Chapecoense (11,1%) estão atrás.

Foram oito confrontos dentro da Arena, com seis vitórias (Santos, Botafogo, Cruzeiro, Coritiba, Chapecoense e Vitória), um empate (Grêmio) e uma derrota (Corinthians). Longe de Curitiba, são cinco derrotas (Fluminense, Bahia, Atlético-MG, Palmeiras e Vasco), um empate (Bragantino) e apenas um triunfo (sobre o Internacional, na estreia da competição).

Bruninho em Vasco x Athletico pelo Brasileirão. (Foto: SPP Sport Press Photo/Alamy Live News).

O alerta não foi ligado apenas para os resultados, já que os níveis das atuações são preocupantes. Com exceção do revés para o Flu, o Athletico se mostrou um adversário fácil de ser batido e não consegue nem resistir mais bravamente.

Entretanto, a situação é favorável no panorama geral. O Furacão soma 23 pontos e ocupa a quinta posição da tabela, mas pode perder uma posição porque o Bahia, sexto colocado com 22 pontos, tem um jogo a menos (recebendo a Chapecoense, em Salvador), ainda sem data.

Furacão decide classificação da Copa do Brasil longe de Curitiba

O Athletico vira a chave e foca no duelo contra o Atlético-GO, pela quinta fase da Copa do Brasil. Após o empate sem gols em Curitiba, a equipe precisa vencer como visitante para seguir vivo no torneio, ou vencer a disputa de pênaltis em caso de novo empate. O duelo está marcado para a próxima quinta-feira (14), às 20h, no no estádio Antônio Accioly, em Goiânia.

A equipe retorna para Curitiba na tarde desta segunda-feira (11) e vai fazer um treinamento no CT do Caju. A viagem para o estado de Goiás deve acontecer na quarta (13), véspera da decisão.

Vale lembrar que o Furacão terá os retornos do técnico Odair Hellmann, os laterais Benavídez e Esquivel, além do atacante Kevin Viveros, artilheiro do time e da Série A.

Agenda: veja os próximos jogos do Athletico até a parada da Copa do Mundo

  • Atlético-GO x Athletico — quinta-feira (14/05), às 20h, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia
  • Athletico x Flamengo — domingo (17/05), às 19h30, na Arena da Baixada, em Curitiba
  • Remo x Athletico — domingo (24/05), às 16h, no Mangueirão, em Belém
  • Athletico x Mirassol — sábado (30/05), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba

Siga o UmDois Esportes