Reforço

Experiência em Libertadores e histórico recente: como chega Orejuela ao Athletico

Por
Monique Silva
29/03/2022 14:46 - Atualizado: 04/10/2023 16:51
Experiência em Libertadores e histórico recente: como chega Orejuela ao Athletico
| Foto: Fabio Wosniak/Athletico

O Athletico confirmou nesta terça-feira (29) a contratação do lateral-direito Orejuela, emprestado pelo São Paulo até dezembro. O colombiano de 26 anos estava cedido ao Grêmio, onde teve duas passagens, e assinou contrato com o Furacão até o final da temporada. Ele assume a camisa 24.

“Todos sabemos que o Athletico sempre está disputando finais, ganhando competições, campeonatos internacionais. É um clube maravilhoso para jogar. Eu cheguei agora aqui para ganhar, para cumprir os objetivos do clube”, disse ao site oficial.

Orejuela surge como a nova aposta da diretoria para a disputa da Libertadores. O sorteio da fase de grupos é no próximo dia 28 - o Furacão é cabeça de chave. O colombiano é a nova opção após o clube liberar Marcinho, que vinha sendo titular. As outras opções no setor são Dani Bolt, que tem atuado na lateral, além de Khellven.

Orejuela se junta a outros sete estrangeiros do elenco: o colombiano Nicolás Hernández; os uruguaios Agustín Canobbio, Davi Terans e Pablo Siles; o argentino Tomás Cuello e os equatorianos Bryan García e John Mercado.

Histórico

Luís Manuel Orejuela Garcia começou sua carreira no Deportivo Cali, da Colômbia, em 2014. Defendeu o clube até a temporada 2018, quando foi vendido ao Ajax. No clube holandês, ele atuou somente quatro vezes pelo time principal. Sem espaço, foi emprestado ao Cruzeiro, em 2019. Na Raposa, o lateral foi campeão mineiro e disputou 35 jogos no total, com dois gols marcados.

Na temporada seguinte, foi emprestado ao Grêmio, com 31 jogos disputados entre Libertadores, Campeonato Brasileiro e o Estadual. Marcou um gol e esteve no elenco que conquistou o título do Campeonato Gaúcho.

O jornalista Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha e Zero Hora, relembra com detalhes a primeira passagem do colombiano no Tricolor gaúcho.

"Ele disputava posição com o Victor Ferraz, e foi um bom lateral-direito do ponto de vista ofensivo, embora tivesse algumas dificuldades na marcação, enquanto o Ferraz era o oposto. O Renato (Portaluppi) usava os dois, mas o Orejuela deu uma boa resposta ofensivamente, tanto que o Grêmio tentou comprar, e só não o fez porque o Cruzeiro depois de fechar o negócio, pediu mais e o Grêmio se irritou", disse ao UmDois Esportes.

Em 2020, se transferiu para o São Paulo, com o custo de R$ 13,5 milhões na epóca. Logo na estreia, animou a torcida e marcou um gol contra o Rentistas-URU, pela Libertadores. Porém, acabou tendo uma passagem discreta pelo Morumbi, com lesões e sem aproveitar as chances, e atuou apenas 15 vezes em 2021.

Fora dos planos do técnico Rogério Ceni no Tricolor, o lateral novamente emprestado ao Grêmio em dezembro de 2021, após as saídas de Rafinha e Vanderson, mas só atuou em oito jogos em 2022, todos como titular. Com o São Paulo, o jogador tem contrato até 31 de março de 2025.

"Com base nessa memória de 2020, o Grêmio contratou o Orejuela novamente, só que foi outro Orejuela, tanto na defesa quanto no ataque. Na defesa ele era driblado com facilidade, e no ataque não gerava perigo aos adversários", diz Rodrigo.

"Dois jogos em especial queimaram bastante ele, a derrota para o Mirassol, ele foi driblado com facilidade em um dos gols, e o GreNal, na primeira fase. Naquele jogo, o Moisés tomou conta do flanco em cima do Orejuela. Aí o Roger (Machado) tirou, e colocou o Rodrigues improvisado, e foi muito melhor", detalhou o jornalista.

Orejuela teve duas passagens pelo Grêmio e pertence ao São Paulo
Orejuela teve duas passagens pelo Grêmio e pertence ao São Paulo

E no Athletico?

Rodrigo Oliveira opinou sobre o que esperar do rendimento do colombiano no Athletico.

"Se o Orejuela no Athletico for o mesmo de 2020 no Grêmio, pode ser um bom reforço na questão ofensiva. Mas, o de agora, de janeiro a março de 2022, não serviria nem para o Athletico e nem para nenhum time grande, porque ele foi muito mal".

Já o jornalista e comentarista Guilherme de Paula, da Rádio Transamérica e da Rede Massa, analisa o cenário da contratação de Orejuela, e a necessidade de reforçar o elenco para a Libertadores.

"É natural que o Athletico recorresse a uma escolha com mais experiência, mas ela se explica mais pela experiência do que pela qualidade que ele mostrou nos últimos clubes. É um lateral ofensivo, de força física, mas com alguns problemas técnicos, principalmente defensivos. Ele vai ter que recuperar o que se imaginava que viraria no começo da carreira. Essa passagem pelo futebol brasileiro nunca confirmou isso, e agora ele vai ter uma oportunidade de se recuperar. Não é um jogador barato, mas que chega para ser titular", disse.

Guilherme também analisou as dificuldades de mercado para contratar lateral-direito.

"O mercado para lateral-direito é bastante complicado, até no futebol mundial. Você vê um Barcelona recorrendo a um Daniel Alves, um jogador histórico, mas já em reta final de carreira. E também a seleção brasileira, com essa falta de renovação. Não é uma posição simples. O Marcinho era titular absoluto, mas com situações polêmicas, e também tecnicamente mostrava problemas, mas hoje ele seguiria como titular, mesmo com o Orejuela. O Athletico está apostando muito pela trajetória e bagagem do Orejuela e na tentativa de recuperá-lo", avalia o comentarista.

Reforços

Os últimos reforços trazidos pelo Athletico são os volantes Hugo Moura (Flamengo), Matheus Fernandes (Palmeiras) e Bryan García (Independiente del Valle); os meias Agustín Canobbio (Peñarol), Marlos (Shakhtar Donetsk) e Vitor Bueno (São Paulo) e os atacantes Marcelo Cirino (Bahia), Pablo (São Paulo), Tomás Cuello (Red Bull Bragantino) e Vitinho(Dínamo de Kiev-UCR).

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Natural de Curitiba, é formada em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e pós-graduada em Comunicação Esportiva pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Tem foco de reportagem no dia a dia de Athleti...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville

Experiência em Libertadores e histórico recente: ...