Athletico
Análise

“El Paranaense”: Gringos decidem e mantêm Athletico vivo por classificação

Por
Luana Kaseker
19/05/2022 00:11 - Atualizado: 04/10/2023 16:43
Canobbio, do Athletico
Canobbio, do Athletico | Foto: Atila Alberti/UmDois Esportes

"El Paranaense" nunca foi um apelido tão apropriado para o Athletico. Com gols dos "gringos" Cuello e Canobbio, o Furacão superou o Libertad por 2 a 0 nesta quarta-feira (18), na Arena da Baixada, pela quinta rodada do Grupo B da Libertadores.

O resultado foi o que o Rubro-Negro precisava para assumir a segunda posição da chave, agora com os mesmos sete pontos do próprio Libertad. O Furacão só tem saldo menor: - 3 contra -1 do rival.

Veja a live pós-jogo com a análise da vitória

O Athletico agora precisa de uma vitória da última rodada contra o Caracas, também em casa, para confirmar a classificação, podendo, inclusive, terminar na liderança do grupo. O jogo será na quinta-feira (26), às 19h15.

Gringos marcam e ajudam Furacão a vencer na Baixada

Nem mesmo o clima gelado de Curitiba afastou a torcida que, apesar do momento, apoiou o Furacão do início ao fim. E a vibração das arquibancadas foi fundamental para ajudar o time em campo.

Na escalação, o Furacão iniciou com três mudanças. Nico Hernández, Christian e Cuello foram as opções de Felipão como titulares.

O time atleticano controlou o primeiro tempo, mas, assim como nos jogos anteriores, teve dificuldades no setor ofensivo. O Athletico trocava passes, acionava Canobbio e Cuello pelas beiradas, mas, na hora da finalização, não conseguia levar perigo.

+ Athletico 2x0 Libertad: veja os gols!

Cuello foi o único a arriscar de longe, mas errou o gol em duas chances. Um time burocrático e sem intensidade mais uma vez, o que irritou a torcida. Tanto que a equipe foi para os vestiários sob vaias e gritos de "tem que ter raça para jogar no Furacão".

E o protesto vindo das arquibancadas deu certo. Na volta dos vestiários, o time foi mais organizado e intenso nas jogadas. Um erro no começo assustou a torcida. Em um contra-ataque, o Bogarin chegou livre, mas Bento saiu da meta e impediu o ataque. O árbitro não deu falta e livrou o goleiro de um cartão.

No lance seguinte, Cuello, destaque da etapa inicial, fez a festa da torcida. Aos 12 minutos, o atacante arriscou da esquerda, a bola pegou um efeito e morreu nas redes do goleiro Martin Silva. Alívio e primeiro gol do camisa 28 na Libertadores.

Lance de Athletico x Libertad
Lance de Athletico x Libertad

O gol fez o Libertad sair de trás e se arriscar mais no ataque. Foi em um desses lances que o Furacão se aproveitou de um contra-ataque para ampliar. Terans arrancou e acionou Canobbio na área, que só tocou na saída do goleiro paraguaio. O incansável uruguaio, que é o sinônimo da raça tão pedida pela torcida, foi coroado também com seu primeiro gol pelo Athletico.

Terans e Cuello ainda finalizaram para a defesa de Martin Silva. Felipão tirou Christian, Terans, Pablo e Canobbio, e todos saíram aplaudidos de campo.

Na reta final, Bento defendeu dois chutes do adversário, mas a vitória era certa para Athletico. Comandado pelos gringos, o Rubro-Negro confirmou o resultado e agora chega bem mais tranquilo para a última rodada da Libertadores. A vitória também foi fundamental para afastar a desconfiança dos últimos jogos.

Antes do Caracas, o Furacão volta as atenções para o Brasileirão. No domingo (22), às 19h, o time encara o Avaí pela sétima rodada.

Ficha técnica

Ficha técnica
Libertadores - 5ª rodada
18/05/2022

ATHLETICO X LIBERTAD

Athletico: Bento; Khellven, Pedro Henrique, Nico Hernández e Abner; Hugo Moura, Christian (Erick) e David Terans (Matheus Felipe); Tomás Cuello, Canobbio (Pedro Rocha) e Pablo (Rômulo). Técnico: Felipão.

Libertad: Martín Silva, Iván Piris, Daniel Bocanegra, Alexander Barboza e Miguel Samudio; Franco (Roque Santa Cruz), Cristian Riveros (Óscar Cardozo), Diego Gómez (Caballero) e Lorenzo Melgarejo; Rodrigo Bogarín (Mendieta) e Antonio Bareiro (Merlini). Técnico: Daniel Garnero.

Local: Arena da Baixada (Curitiba-PR)
Árbitro: Patricio Loustau (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Facundo Roodríguez (ARG).
Gols: Cuello, a 10' e Canobbio a 23' do 2°.
Cartões amarelos: Canobbio, Pedro Henrique e Terans (A); Barboza, Bocanegra, Góme, Martín Silva e Mendieta (L).
Público total: 21.630.
Renda: R$ 307.900,00.

Veja também:
Grêmio x Cuiabá: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Grêmio x Cuiabá: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Fluminense x Vasco: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Fluminense x Vasco: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Mercado da bola: veja as novidades desta sexta-feira (19)
Mercado da bola: veja as novidades desta sexta-feira (19)
Atlético-MG x Cruzeiro: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Atlético-MG x Cruzeiro: escalações prováveis, como assistir, data e horário
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Athletico
Ídolo do Athletico tatua taça da Copa do Brasil que conquistou pelo clube em 2019
Eternizou

Ídolo do Athletico tatua taça da Copa do Brasil que conquistou pelo clube em 2019

Athletico fecha com volante do Internacional
Mercado da bola

Athletico fecha com volante do Internacional

A volta de Nikão: muitas dúvidas e uma certeza
Opinião

A volta de Nikão: muitas dúvidas e uma certeza