O Athletico encerrou as tratativas com o Avaí para a contratação do zagueiro Bruno Baldini, de 19 anos. As negociações entre as partes estavam avançadas, mas o Furacão desistiu após a exigência do clube catarinense em receber à vista uma parte do valor da operação. A informação foi divulgada inicialmente pela repórter Monique Vilela, da rádio TMC, e confirmada pelo UmDois Esportes.

Reconhecendo a necessidade de reforços para o Furacão na sequência do Brasileirão e da Copa do Brasil, o técnico Odair Hellmann tenta exaltar a campanha do atual grupo. Além de se classificar às oitavas do torneio mata-mata, o time ocupa a quinta posição da Série A, com 23 pontos.

O contexto ajuda na boa relação que o treinador tem com a atual diretoria, sendo que o presidente Mario Celso Petraglia e o diretor Marcio Lara concentram as responsabilidades nas negociações.


Sobre a situação de grupo, a gente tem conversas todos os dias. O Athletico, como clube grande que é, está sempre atento a essas situações para que, quando puder e dentro das condições que o clube tem, tenha acréscimo de qualidade e jogadores importantes para que dê mais força ainda a esse grupo, que já está respondendo de forma muito positiva. Agregar qualidade é sempre importante, principalmente nesse campeonato. Estamos preparados para isso e, com certeza, se tudo der certo, vamos fazer bons movimentos“, disse Odair.


A janela de transferências abre no dia 20 de julho e vai até 11 de setembro. Contudo, com a realização da Copa do Mundo 2026, as negociações entre clubes esquentam ainda mais em junho. Com acordos selados, os jogadores já podem se transferir e só aguardam a liberação para atuar com o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Furacão deve investir e trazer cerca de cinco peças; Léo Pelé pode sair

A chegada de pelo menos um zagueiro é uma das prioridades do Athletico para a próxima janela de transferências. Atualmente o elenco conta com quatro opções na função: Carlos Terán, que tem sofrido frequentes lesões, Arthur Dias, Juan Felipe Aguirre e Léo Pelé, que se mostra como última opção do técnico Odair Hellmann na linha defensiva.

Isso porque os laterais Gastón Benavídez e Lucas Esquivel são usados na linha de três defensores, sendo que os jovens laterais Gilberto, Léo Dérik e Claudinho foram acionados nos últimos jogos.

Carlos Terán durante treino do Athletico. (Foto: Luis Miguel Ferreira/Athletico)

Contando com a possibilidade de dois zagueiros chegarem, sendo um pela preocupação com Terán, o Furacão ainda vai tentar contratar um lateral-direito e dois meias-atacantes, que sejam capazes de atuar pelo lado do campo e atrás do centroavante Kevin Viveros. Conforme a apuração do UmDois Esportes da semana passada, a saída antecipada de Bruninho, já vendido ao Shakhtar Donetsk por 12 milhões de euros, vai fazer com que o clube traga mais um jogador ofensivo.

Na lateral, a tendência é que seja uma peça para disputar a posição de reserva imediato de Benavídez, já que Gilberto é emprestado pelo Palmeiras e fica somente até o fim da temporada.

Por outro lado, entre possívels saídas, o zagueiro Léo Pelé é o favorito a ser o primeiro a deixar o CT do Caju na parada para a Copa do Mundo.

Além de ser nona (e última) opção atualmente, o defensor de 30 anos é muito contestado pela torcida rubro-negra e chegou a ser utilizado em abril, por necessidade, mas não atuou bem. No início do ano, ele já tinha sido alvo de um clube dos Estados Unidos e agora se aproxima mais de se despedir do Rubro-Negro.

Carências no elenco geram nova chance para Zapelli

No esquema atual utilizado por Odair, o time conta com dois volantes e também uma dupla que sejam meias ou pontas, capazes de ajudar na marcação e serem válvulas de escape na criação de jogadas no ataque.

Na derrota para o Vasco, essa dupla foi formada por João Cruz e Bruninho, com Steven Mendoza pela ala esquerda. Já contra o Atlético-GO, quando não contava mais com Bruninho na classificação pela Copa do Brasil, João Cruz e Mendoza atuaram no setor. Já diante do Flamengo, Odair escalou o meia Bruno Zapelli ao lado de Mendoza.

Zapelli voltou a ganhar chance no Furacão. Foto: Luis Miguel Ferreira/Athletico

Ou seja, Odair vai tentando equilibrar essa dupla desse setor com um meia ao lado de um atacante. Por isso que o mercado do Athletico pode abrir para um meia ou um atacante a mais. Fato é que reforçar o elenco com um atacante de qualidade, que jogue pelo lado ou como segundo homem de frente, é imprescindível.

No elenco atual, Dudu Kogitski chegou a conquistar a titularidade, mas perdeu espaço. Mendoza pode atuar nesse setor, mas o colombiano agrada à comissão técnica como ala. Já Felipe Chiqueti, que superou uma internação, e João Cruz, também acionados, não renderam tanto até o momento.

Isso abre mais as chances para um eventual retorno do atacante Rony, especulado nessa semana. Além disso, abriu espaço para Bruno Zapelli, que ganha uma nova sobrevida no Athletico. O argentino vinha sendo apontado como uma saída provável no meio do ano, mas tem recebido confiança de Odair.


“Acredito no Zapelli entrelinhas, com alguns acréscimos de movimentos para um meia-atacante, que ele precisa colocar dentro do jogo dele. É movimento para dentro da área, de agredir profundidade e esperar um pouco mais a bola entrelinhas. Ele tem essa capacidade de giro e achar uma tabela, um passe ou finalização. Pelo que ele fez no ano passado como volante, isso gera confiança. Claro que ele está se sentindo confortável e confiante de jogar naquela função vindo de trás, mas eu acredito ele nas duas funções”, apontou Odair.


Agenda: veja os próximos jogos do Athletico até a parada da Copa do Mundo

  • Remo x Athletico — domingo (24/05), às 16h, no Mangueirão, em Belém
  • Athletico x Mirassol — sábado (30/05), às 16h, na Arena da Baixada, em Curitiba

Siga o UmDois Esportes