Paranaense

Cascavel CR falsificou exames de Covid-19 para enfrentar o Athletico, diz FPF

Por
Fernando Rudnick
22/04/2021 22:17 - Atualizado: 29/09/2023 19:54
Cascavel CR falsificou exames de Covid-19 para enfrentar o Athletico.
Cascavel CR falsificou exames de Covid-19 para enfrentar o Athletico. | Foto: Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes/Gazeta do Povo

De acordo com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), o Cascavel CR tentou falsificar exames de Covid-19 antes da partida contra o Athletico, nesta quinta-feira (22), na Arena da Baixada. O Furacão venceu por 3 a 1.

Em nota oficial, a entidade disse que afastou quatro atletas – zagueiros Lapa e Castro, volante Enzzo e meia Gabriel Oliveira – antes do jogo após constatar "indícios de falsificação". A FPF entrou em contato com o laboratório responsável, que confirmou que os jogadores em questão não realizaram testes nas datas citadas. Enzzo, no entanto, nem sequer viajou a Curitiba, mas o clube enviou o laudo fraudado à federação.

Lapa, Castro e Oliveira, aliás, seriam titulares da Cobra caso a FPF não tivesse percebido a suposta violação no protocolo de Covid-19. A reportagem apurou que os jogadores foram retirados pelo delegado da partida instantes antes de subirem ao gramado para o pontapé inicial – eles chegaram a aquecer no campo. O caso será direcionado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR).

Em contato com o UmDois Esportes, o presidente do Cascavel CR, Tony Almeida, disse que vai averiguar o que aconteceu para então tomar alguma atitude.

"É uma situação que nos pegou de surpresa aqui. Nós precisamos ver bem, apurar os fatos, esperar ver como o Tribunal vai vir. [E o papel da Federação fazer nota, e esclarecer, e nós também vamos tentar esclarecer o que está acontecendo. A gente vai ter que batalhar aí, ver o que aconteceu e o que não aconteceu, que tipo de punição teremos, ver o que realmente houve, para que a gente possa se posicionar e enfrentar isso aí. É mais uma pra gente enfrentar. Já enfrentamos tantas. E você sabe, eu estive intubado, hospitalizado, não estava muito sabendo o que estava acontecendo até porque estou indo pouco lá [no clube]. Mas vamos tomar conhecimento a partir de amanhã sobre como está e temos que resolver. Vou chamar para mim essa situação. Continuamos lá embaixo na tabela, lutando contra o rebaixamento, mas ainda não entregamos os betes ainda", afirmou.

Leia a nota da FPF na íntegra:

A Federação Paranaense de Futebol vem, através da presente, esclarecer os fatos ocorridos na partida entre Club Athletico Paranaense e Cascavel Clube Recreativo realizada na tarde de hoje (22/04/2021), no Estádio Joaquim Américo Guimarães, válida pela 4ª rodada do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da Primeira Divisão – Temporada 2021, mais especificamente com relação ao afastamento de atletas antes do início da partida. Cumpre deixar claro que o afastamento dos atletas (Enzzo Fabrizio Jovinski Stresser, Luiz Felipe Castro Neto, Matheus Gabriel de Oliveira Moraes e Wagner Afonso Bello de Lima) do Cascavel CR se deu em razão de tentativa de falsificação de exames RT-PCR para a detecção da COVID-19, apresentados para a referida partida. Frise-se que após a devida conferência dos exames foram constatados indícios de falsificação, e a fim de averiguar a suspeita, a FPF entrou em contato com o Laboratório responsável, que por sua vez confirmou que referidos atletas não realizaram os testes nas datas em questão. A Entidade repudia toda e qualquer tentativa de fraude e violação ao Protocolo de Jogo da FPF/COVID-19, informando desde logo que os fatos serão reportados ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD/PR), para consequente apuração, oportunização do contraditório e ampla defesa, e, se for o caso, aplicação das penalidades cabíveis. 

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Fernando Rudnick é formado em jornalismo e pós-graduado em comunicação esportiva. Sempre repórter, começou a cobrir o dia a dia dos times paranaenses em 2009, quando entrou na Gazeta do Povo. Atualmente, é coordenador do UmDois Es...

twitter
+ Notícias sobre Athletico
Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena
Reunião do Conselho

Athletico: Petraglia dispara contra Prefeitura de Curitiba por acordo da dívida da Arena

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico
Tribunal

Justiça condena TV Globo por reprises de "frango" de ex-goleiro do Athletico

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville
Copa do Brasil

Inversão de mando? Torcida do Athletico tomará conta das arquibancadas em Joinville

Cascavel CR falsificou exames de Covid-19 para en...