Athletico
Futebol

Athletico, Suárez, técnicos estrangeiros, Messi, Cristiano Ronaldo… Felipão fala de tudo

Por
Monique Silva
10/01/2023 18:51 - Atualizado: 04/10/2023 23:04
Felipão detalha nova rotina, agora como diretor de futebol
Felipão detalha nova rotina, agora como diretor de futebol | Foto: Reprodução/Band

Em tom descontraído, Luiz Felipe Scolari falou sobre vários assuntos do futebol nesta terça-feira (10), em quase 30 minutos de entrevista no programa “Jogo Aberto”, da Band. Felipão ativou o modo “sincerão” e comentou desde Athletico e Grêmio, passando por Luis Suárez, Messi e Cristiano Ronaldo, até a polêmica sobre um possível técnico estrangeiro no comando da seleção brasileira.

Ex-técnico, Felipão detalhou como está sendo a rotina no CT do Caju, agora como diretor, as dificuldades e novidades sobre o novo cargo, a passagem de bastão para Paulo Turra, e destacou como o Furacão chega para a temporada 2023.

+ Mercado da Bola: veja todas contratações do Athletico em 2023

Veja os principais trechos!

Adaptação ao novo cargo

“Todo dia tem algo diferente, uma solicitação, uma novidade. Em algumas (situações) eu participo ativamente, que ainda é da minha área antiga, e algumas estou começando a tomar conhecimento. E felizmente no Athletico tenho pessoas ao meu lado para me fazer determinadas situações que vão me deixar tranquilo na minha área específica, que é no campo com os treinadores mais jovens, observar algumas situações na parte técnica que eu posso, com experiência, indicar algum caminho melhor. O objetivo do Athletico está sendo alcançado à medida que os anos passam e vem sendo executado. Agora, algumas coisas a gente não conhece ainda e vai vivenciar pela primeira vez pra depois ver se a gente consegue realmente nessa nova função como conseguimos como técnico de futebol”.

Athletico com Turra

“O trabalho se mantém porque nós já dávamos ao Paulo a incumbência de dirigir 75% dos treinos. Nós fazíamos interferências mínimas para que ele desse o seu treino e a gente orientasse uma ou outra coisa. Claro que naturalmente não quero e nem vou fazer isso agora porque seria tirar a autoridade do Paulo, e ele tem total. A base nós temos do ano passado e foi mantida. Essa é a nossa maior virtude no Athletico nesse ano. Ele vai apenas colocar as suas opiniões, que são diferentes das minhas. Até o palavreado é diferente. O Paulo diz “avançado”, eu não, é “centroavante” e pronto”.

+ Confira a tabela do Campeonato Paranaense

Rotina e novas atribuições

“Até o final de fevereiro não teremos no CT as categorias sub-14, 15 e 17, que estão de férias, e estamos com a sub-20 na Copinha. Vou todo dia ao CT assistir aos treinos, converso um pouco com os jogadores, e tenho participado de algumas sessões. Temos alguns jogadores no DM. Mas está sendo difícil ficar na minha sala esperando alguma coisa ou vendo o trabalho que está sendo realizado, ou alguma coisa que acontece diferente daquilo que eu imagino, e não podendo participar, e nem devo, porque o treinador é o Paulo (Turra). Eu falo com ele quando for o tempo correto. Mas é um pouquinho mais difícil nesse início. Acho que vai modificar bastante quando as equipes vierem e eu estiver mais enturmada com esses grupos de jovens e puder colocar algumas situações. Porque são dessas categorias que traremos jogadores para o nosso time futuramente”.

Grêmio com Suárez

“O que tem que mudar é o pensamento dos atletas em relação ao Suárez. Ele não vai correr sozinho. Se todos não fizerem um coletivo forte, não vai modificar. Agora, se todos entenderem que ele é um jogador muito bom e que poderá dar uma contribuição grande, naturalmente o Grêmio fez uma grande contratação. Mas todos têm que saber das características. Claro que eu sempre fui gremista e sempre estarei à disposição do Grêmio e torcendo. Tomara que as coisas que aconteceram quando o Grêmio caiu não aconteçam nesse ano e sejam diferentes. Que os empregados sejam valorizados, as pessoas que trabalham no clube. Espero, sim, que o Grêmio seja uma das equipes que vai complicar no Campeonato Brasileiro desse ano. E eu espero também do meu time aqui, do meu Athletico. O meu Athletico é muito bom, é muito forte e muito coletivo. E que ele continue o coletivo do ano passado”.

Seleção brasileira, Abel Ferreira e técnicos estrangeiros

“Eu daria o meu aval total ao Abel porque ele já mostrou a todos nós que tem qualidade e é muito bom técnico. Agora, eu não tenho a capacidade de dizer aos dirigentes da CBF que esse ou aquele é o ideal, não sei quais são os projetos e como ela está montando o seu perfil de técnico. Nós saímos do Brasil muitas vezes e fomos muito bem aceitos por onde passamos. E nós temos que aceitar pessoas de nacionalidades diferentes. Se é bom, trabalha em qualquer lugar, no mundo todo. Não temos que ter essa ideia de que o cargo tem que ser de um brasileiro. O cargo tem que ser de alguém com qualidades para isso, que preencha os requisitos que a CBF deseja. Se fosse assim, nós só poderíamos ficar dentro do nosso país. Mas também não acho que estamos atrasados ou não temos qualidade. Os cursos da CBF são bons também. Temos grandes treinadores brasileiros e temos também estrangeiros”.

Argentina campeã da Copa e Messi

“O título de campeão começa pelo seu treinador. Quando ele (Lionel Scaloni) dá a incumbencia ao Messi e a personalidade que ele precisava na seleção para comandar o grupo, ele entendeu que isso seria o melhor para a Argentina. O melhor jogador, pra mim, foi o Messi, com esse comando todo que ele teve, desde o início com a derrota (Arábia Saudita) até a final nos pênaltis (contra a França).

Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita

“Eu já tinha conversado há muito tempo com o Cristiano e chegamos à conclusão que se ele quisesse apenas o financeiro, ele teria ido pra China, a imagem dele e os produtos que ele vende teria uma participação ainda maior. Acho que ele foi pro Al Nassr para construir algo mais na sua carreira porque ele não se contenta com o simples ou com coisinhas que outros atletas acham interessante. Pra ele tudo é difícil, mas tudo ele vai atrás e consegue. Eu tenho isso sobre ele desde os juniores do Sporting, em 2003. Ele sempre percorreu caminhos que muitas vezes talvez o Messi não precisava. O Messi é gênio, a bola cai no pé do Messi e pronto. O Cristiano tem que trabalhar para isso, e ele sempre trabalhou. Acho que ele foi buscar financeiramente, ótimo, mas foi dar algo a mais na sua carreira, e encerrar como ele gostaria".

O Athletico estreia no Campeonato Paranaense no próximo sábado (14), diante do Rio Branco, às 16h, na Estradinha.

Veja como está o mercado da bola 2023:

Veja também:
Sem divisão, Paraná Clube enche estádio do rival Athletico-PR
Sem divisão, Paraná Clube enche estádio do rival Athletico-PR
Paraná Clube tem segundo maior público da Ligga Arena em 2024
Paraná Clube tem segundo maior público da Ligga Arena em 2024
Paraná enche Arena e larga com vitória na estreia da Divisão de Acesso
Paraná enche Arena e larga com vitória na estreia da Divisão de Acesso
Athletico x Vasco: escalações prováveis e onde assistir
Athletico x Vasco: escalações prováveis e onde assistir
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Athletico
Athletico x Vasco: escalações prováveis e onde assistir
Campeonato Brasileiro

Athletico x Vasco: escalações prováveis e onde assistir

Goleiro ucraniano do Athletico marca gol incrível no Sub-20: assista!
Base

Goleiro ucraniano do Athletico marca gol incrível no Sub-20: assista!

O desafio de Cuca entre o investimento e a realidade do Athletico
Opinião

O desafio de Cuca entre o investimento e a realidade do Athletico