O Athletico foi denunciado pela Procuradoria de Justiça Desportiva por causa do torcedor que foi flagrado supostamente imitando os gestos de um macaco em direção dos jogadores do Vasco da Gama.
O julgamento do caso será feito na 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e foi marcado para a próxima segunda-feira (9), às 10h (horário de Brasília), mesmo dia em que o atacante Kevin Viveros será julgado pela expulsão na mesma partida.
O que desanima a diretoria é que, caso o Furacão seja condenado, é possível que o Athletico tenha que arcar com multa, perda de mandos de campo e até perda de pontos no Brasileirão como punições para esse tipo de caso.
O caso foi flagrado por um vídeo durante o momento em que a equipe carioca comemorava o triunfo sobre o Furacão com a torcida visitante, que ficou dividida em dois setores diferentes da Arena da Baixada.
No momento em que os atletas faziam a tradicional comemoração do “Casaca”, um dos torcedores do Athletico fez gestos imitando um macaco. Para obter a identificação do homem, o Furacão contou com a ajuda do Vasco, que enviou imagens registradas por câmeras da transmissão da VascoTV.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F11%2Fathletico-x-vasco-torcida-visitante-arena-da-baixada.jpg)
Furacão identifica torcedor, que pode ser proibido de entrar na Arena da Baixada
Em nota publicada durante a manhã desta sexta-feira (6), o Athletico informou que conseguiu identificar o torcedor envolvido no suposto ato de racismo e formalizou um boletim de ocorrência, além de ter enviado todas as informações obtidas para as autoridades competentes. Isso deve contribuir durante o julgamento.
O clube deixou claro que encaminhou o caso para a Câmara de Ética e Disciplina, que vai julgar o torcedor. Caso seja declarado culpado, o rubro-negro deve ter sanções internas, que incluem suspensão imediata do acesso ao estádio e exclusão do quadro de sócios.
/https%3A%2F%2Fmedia.umdoisesportes.com.br%2Fmain%2F2026%2F11%2Fathletico-julgamento-racismo-torcedor-stjd-mando-campo-brasileirao-2026.jpg)
Além disso, o clube ainda divulgou que os torcedores que presenciarem crimes ou comportamentos inadequados na Arena da Baixada podem registrar denúncias, durante ou após as partidas, pelos canais oficiais do Clube: no número (41) 99979-0350 pelo WhatsApp, no site http://matchday.athletico.com.br ou pelos QR Codes disponíveis nas cadeiras do estádio.
“O Athletico Paranaense não tolera atitudes discriminatórias e seguirá atuando no combate a qualquer forma de preconceito. O Clube mantém ações permanentes de conscientização, dentro e fora do estádio, e não admite que atitudes dessa natureza tenham espaço na Arena da Baixada ou em qualquer ambiente relacionado à instituição. Racismo é crime. Não é opinião, não é provocação e não é futebol. É inaceitável. No Athletico, não terá lugar”, apontou o Furacão.