O Athletico assinou contrato profisisonal com cinco jovens da equipe campeã da Copa do Brasil sub-17. São eles: o zagueiro Guilherme Silva (16 anos), o lateral-direito Kauã Enzo (16 anos), o volante Afonso (17 anos), o meia José Henrique (16 anos), que firmaram vínculo com o Furacão até o final de agosto de 2029, além do meia Emanuel (16 anos), que assinou até o final de julho de 2029.

Kauã Enzo, Afonso e José Henrique estão com o elenco que disputa o Mundial de Clubes Juvenil, na Espanha. Destes, inclusive, segundo o ge.globo, os meio-campistas José Henrique e Afonso tiveram multa estipulada em 60 milhões de euros (mais de R$ 350 milhões na cotação atual) na assinatura do contrato. O primeiro é o camisa 10 do Furacão e já soma 10 gols em 22 jogos na temporada.

“Geração de ouro” da base do Athletico vai encarar o Real Madrid no Mundial

A geração da equipe sub-17 é considerada “de ouro” no Athletico. O elenco é o atual campeão do Paranaense e da Copa do Brasil, além de estar entre os líderes do Brasileirão da categoria.

O título da Copa do Brasil, que se tornou a primeira taça nacional conquistada pelo Rubro-Negro na categoria, levou o elenco ao Mundial. Nas duas primeira rodadas, o Furacão goleou o Wolverhampton por 5 a 1, na segunda-feira (31), e venceu o Córdoba, da Espanha, por 4 a 2, na terça-feira (1º), e garantiu a classificação antecipada à próxima fase do torneio.

Com o 100%, o Athletico agora se prepara para enfrentar o Real Madrid, pela última rodada da primeira fase. O duelo acontece nesta quinta-feira (3), às 15h, no Estadio Ciudad de Lucena, em Lucena, na Espanha.

Veja a fórmula de disputa do Mundial de Clubes Juvenil

Nesta edição, 12 clubes foram divididos em três grupos. Com isso, avançam os dois melhores colocados de cada chave, além dos dois melhores terceiros colocados.

Em caso de empate na pontuação entre as equipes, são sete critérios de desempate com a seguinte ordem: confronto direto, saldo de gols, gols marcados, vencedor da disputa de pênaltis entre as equipes, saldo de gols na disputa de pênaltis, fair play e sorteio.

Além disso, os jogos do Mundial de Clubes Juvenil têm 80 minutos de duração, sendo divididos em dois tempos de 40 minutos, com um intervalo de 15 minutos entre eles. Outra regra diferente do futebol profissional é que são permitidas nove substituições durante os duelos, sem a necessidade de paralisar o jogo, exceto quando a mudança envolver um goleiro.

Depois da fase de grupos, as quartas de final do torneio serão disputadas no dia 5 de setembro, enquanto as semifinais estão marcadas para o dia 7, nas cidades de Lucena e Pozoblanco. Por fim, a final do Mundial de Clubes Juvenil acontece no dia 9 de setembro, no Estádio El Arcángel, em Córdoba.

Veja os grupos do Mundial de Clubes Juvenil

GRUPO 1

  • Racing Club (Argentina)
  • Real Betis (Espanha)
  • Bayer Leverkusen (Alemanha)
  • Real Sociedad (Espanha)

GRUPO 2

  • Real Madrid (Espanha)
  • Córdoba C.F. (Espanha)
  • Athletico Paranaense (Brasil)
  • Wolverhampton Wanderers (Inglaterra)

GRUPO 3

  • São Paulo FC (Brasil)
  • Málaga C.F. (Espanha)
  • Sporting CP (Lisboa)
  • Dinamo Zagreb (Croácia)

Siga o UmDois Esportes