O Brasil brilhou na ginástica rítmica. Com a paranaense Babi Domingos, foi ouro no individual geral, assim como o conjunto também subiu ao lugar mais alto do pódio. Já Eduarda Alexandre ficou com o bronze no individual geral.
Histórico
Giullia Penalber venceu a categoria até 57kg estilo livre do wrestling e conquistou o segundo ouro brasileiro em toda a história dos Jogos Pan-Americanos.
Mais medalhas
No atletismo, Renan Gallina venceu os 200m e também ajudou o Brasil a faturar outro ouro no revezamento 4x100m, com Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi e Erik Barbosa.
Vagas garantidas
Antes mesmo das finais da vela, o Brasil garantiu quatro vagas para Paris. Foi com as bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze, na classe 49erFX, e Samuel Albrecht e Gabi Nicolino, na Nacra 17.
Inédito
Bruna Alexandre se tornou a primeira atleta paralímpica da história a participar do Pan. A atleta representou o Brasil na prova por equipes femininas do tênis de mesa.
Triathlon
Em 1h46m08s, assumindo a ponta apenas na última volta, o brasileiro Miguel Hidalgo conquistou a medalha de ouro no triatlo dos jogos Pan-Americano de Santiago 2023.