O futebol paranaense em finais de Copa do Brasil
Criada em 1989, a Copa do Brasil era uma espécie de pedra no sapato do futebol paranaense. Foram 23 edições até que um time do estado fosse à decisão.
HISTÓRICO
Na tabela!
Na tabela!
Porém, desde 2011, quando o Coritiba fez a primeira final, o futebol paranaense mudou seu status e emplacou cinco decisões em um intervalo de 11 edições.
DOMÍNIO
Na tabela!
Na tabela!
Foram três finais seguidas, em 2011 e 2012, com o Coxa, e em 2013, com o Athletico. Porém, foram três vices, até o primeiro título, em 2019, com o Furacão, que em 2021 volta à decisão.
ANOS MARCANTES
Na tabela!
Na tabela!
O Coritiba alcançou a final com campanha impecável. Mas, com uma derrota para o Vasco por 1 a 0 em São Januário, e uma vitória por 3 a 2 no Couto Pereira, ficou com o vice.
2011
Na tabela!
Na tabela!
No ano seguinte, o Coxa voltou à decisão, desta vez contra o Palmeiras. Mais uma vez, ficou no quase, ao perder por 2 a 0 em Barueri e empatar em casa por 1 a 1.
2012
Na tabela!
Na tabela!
Foi a vez do Athletico chegar à final pela primeira vez. Pela frente, o Flamengo. Na ida, 1 a 1 na Vila Capanema. No Maracanã, derrota no fim por 2 a 0 e também o vice-campeonato.
2013
Na tabela!
Na tabela!
Enfim, o futebol paranaense conquistou o título da Copa do Brasil. Contra o Internacional, duas vitórias do Athletico: 1 a 0 na Arena e 2 a 1 no Beira-Rio.
2019
Na tabela!
Na tabela!
O Furacão retorna à final, agora contra o Atlético-MG. Os jogos serão nos dias 12 e 15 de dezembro, com mandos ainda indefinidos. É a quinta final com paranaense.
2021
Após Nikazo no Maraca, dá pra afirmar: Nikão é o maior da história do Athletico
Flamengo x Athletico: os principais memes!
VEJA A TABELA DA COPA DO BRASIL
TUDO SOBRE O ATHLETICO!
CRÉDITOS:
Edição: UmDois Esportes.
Fotos: Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes, Rodolfo Buhrer/ Arquivo Gazeta do Povo, Antonio Costa/ Arquivo/Gazeta do Povo, Hugo Harada/Arquivo/ Gazeta do Povo e Gustavo Oliveira/Athletico.