Museu da Fifa

O Museu da Federação Internacional de Futebol (Fifa), em Zurique, na Suíça, tem duas camisas da seleção brasileira exibidas em uma exposição temporária.

Política

As peças trazem uma menção à política brasileira. Em uma placa, a legenda diz que as camisas passaram a ser confundidas com a política do país. 

Jair Bolsonaro

De acordo com o museu, as camisas foram "apropriadas por apoiadores do ex-presidente de extrema-direta Jair Bolsonaro". Ao Estadão, o Museu da Fifa disse que as peças não fazem parte de sua exposição permanente sobre a história e a cultura do futebol internacional e dos torneios da Fifa.

Visão

A Fifa ainda diz que vê a camisa da seleção brasileira "sempre e apenas como o símbolo do pentacampeão mundial e um símbolo do futebol bonito no mundo".

VEJA O MERCADO DA BOLA COMPLETO!

Temporária

O conjunto faz parte de uma exposição temporária aprovada pela Fifa, que ficará em exibição até 25 de fevereiro, e é composto por uma camisa branca com detalhes em azul, assinada pela Nike em 2019, e uma verde e amarela, ainda sem nenhuma estrela, no modelo lançado nos anos 1950.

DE2729

CRÉDITOS

Edição: UmDois Esportes.

Texto: Estadão Conteúdo. 

Fotos: Divulgação/CBF.