As demissões, saídas de técnicos e os "sobreviventes" do Brasileiro

Vai e vem

O Brasileirão caminha para o final do primeiro turno e já reúne várias mudanças na beira do gramado. Até agora são 10 trocas de técnicos ao longo de 18 rodadas disputadas. Veja a lista!

Guto Ferreira

Vamos começar pelo mais recente. Guto Ferreira foi demitido do Ceará no último domingo (29). Ele era até então, o técnico mais longevo da Série A. Em um ano e cinco meses ele comandou o Vozão em 94 jogos, com 41 vitórias, 30 empates e 23 derrotas.

Bastou uma rodada para o Brasileirão 2021 ter a primeira saída de um técnico. Tudo começou com Alberto, desligado do Cuiabá logo na estreia do Brasileirão. Ele comandou a equipe em dez jogos, com sete vitórias e três empates.

Alberto

Umberto Louzer

O técnico saiu do Sport no último dia 23 de agosto. O clube informou que a rescisão ocorreu em "comum acordo". Ele havia sido contratado em abril, após a saída de Jair Ventura.

Roger Machado

Foi demitido do Fluminense no dia 21 de agosto. Ele vinha de uma sequência de quatro derrotas seguidas no Brasileiro, somada à eliminação na Libertadores. 

Dado Cavalcanti

O Bahia desligou o técnico do comando em agosto. Ele chegou ao Tricolor em dezembro de 2020, substituindo Mano Menezes. Foram 51 jogos, com 21 vitórias, 11 empates e 19 derrotas.

Jair Ventura

No dia 2 de agosto, a Chapecoense comunicou a saída do técnico. Foram 14 jogos e nenhuma vitória no time catarinense. Contratado em junho, foram quatro empates e dez derrotas.

Vagner Mancini

O Corinthians demitiu o técnico no dia 16 de maio, após a derrota para o Palmeiras, pela semifinal do Paulista. Ele estava no Timão desde outubro do ano passado e dirigiu a equipe em 45 jogos, com 20 vitórias, 13 empates e 11 derrotas.

Tiago Nunes

Após a derrota para o Atlético-GO, na 9ª rodada do Brasileiro, o Grêmio decidiu pela saída do treinador. Ele foi anunciado em abril, depois da saída de Renato Portaluppi.

Miguel Ángel Ramírez

O espanhol não resistiu depois da eliminação na Copa do Brasil e saiu do Internacional em junho. O Colorado não havia vencido nas duas primeiras rodadas do Brasileiro e saiu de forma prematura da Copa do Brasil.

Em julho, o Flamengo anunciou a saída do técnico, que havia sido contratado em novembro de 2020. Ceni não resistiu à sequência de resultados ruins no início do Brasileiro.

Rogério Ceni

Com tantas mudanças a cada rodada, quem ainda segue no comando desde o início do Brasileirão? Confira:

Os "sobreviventes"

▪︎ Abel Ferreira - Palmeiras ▪︎ Maurício Barbieri - RB Bragantino ▪︎ António Oliveira - Athletico ▪︎ Cuca - Atlético-MG ▪︎ Juan Pablo Vojvoda - Fortaleza ▪︎ Marquinhos Santos - Juventude ▪︎ Fernando Diniz - Santos ▪︎ Hernán Crespo - São Paulo

Você lembra?

Antes do início do Brasileiro, a CBF limitou a troca de técnicos durante a competição. Na prática, os times só poderão ter dois treinadores. Ou seja, só poderão demitir um profissional ao longo das 38 rodadas. Os técnicos, por sua vez, só poderão comandar duas equipes diferentes na mesma divisão do Brasileirão.

CRÉDITOS:

Edição: UmDois Esportes.

Fotos: Albari Rosa/Foto Digital/UmDoisEsportes; Felipe Santos/Ceará SC; Mailson Santana /Fluminense; Felipe Oliveira/EC Bahia; Divulgação/Chapecoense; AssCom Dourado; Ricardo Duarte/Inter/Divulgação.