Após 14 anos jogando na Europa, Philippe Coutinho está de volta ao Vasco, clube que o revelou. O UmDois Esportes traz uma lista de jogadores que, assim como ele, regresseram aos clubes de origem após sucesso.

Em maio, Thiago Silva voltou ao Fluminense após quase 16 anos. Cria de Xerém, ele passou por Milan, PSG e Chelsea. No clube inglês, conquistou a Champions e o Mundial. Pela seleção, esteve em quatro Copas do Mundo.

Kaká retornou ao São Paulo em 2014, 13 anos após ser revelado pelo Tricolor. Na Europa, o atacante brilhou no Milan e atuou no Real Madrid. Foi o último brasileiro a conquistar a bola de ouro.

Em 2023, o Fluminense também teve o retorno de Marcelo. Um dos maiores laterais-esquerdos da história, ele conqusitou 25 títulos com o Real Madrid. Em sua volta, venceu a primeira Libertadores com o Flu.

Fernandinho é mais um jogador que retornou ao clube de origem. O volante voltou ao Athletico em 2022, após colecionar títulos pelo Manchester City e participar de duas Copas do Mundo.

O Coritiba também teve este privilégio com o retorno de Alex. Em 2014, o ídolo encerrou a carreira no clube que o revelou. Na Europa, o meia é ídolo no Fenerbahçe e tem estátua em sua homenagem.

O atacante Grafite também encerrou a carreira em seu clube de origem, o Santa Cruz. Revelado pela equipe recifense, ele voltou em 2015 após destaques no São Paulo, Wolfsburg (ALE) e outros para disputar a Série B.

Veja também

Todos os reforços que poderão estrear no Brasileirão em julho

Navegador amarelo

Créditos

Edição Rafaela Rasera. Texto Rafaela Rasera. Fotos  Icon Sport, Divulgação/Clubes e Arquivo/UmDois.