UMDOIS

MERCADO DA BOLA

ESPORTES

O vai e vem do futebol brasileiro

Pré-temporada é tempo de mercado da bola! A maioria dos clubes já iniciou as atividades, alguns na semana passada e outros nesta. Veja o vai e vem do futebol brasileiro neste início de ano.

1 - Vini Jr

Atacante do Real Madrid, o brasileiro Vinícius Júnior teve a maior valorização do mundo no mercado da bola nos últimos seis meses. Em julho de 2021, Vini Jr estava cotado em 40 milhões de euros. Agora, vale 100 milhões. Valorização de 60 milhões de euros em apenas seis meses, um aumento de 150%. Os dados são do site especializado, Transfermarkt. 

2 - Gavi

Em segundo lugar, aparece a jovem estrela do Barcelona, o meia Gavi. Com apenas 17 anos, o sucessor de Xavi e Iniesta era apenas uma promessa da base há seis meses atrás, portanto ainda sem cotação no mercado da bola profissional. Hoje, é uma realidade do Barça e da seleção da Espanha, cotado em 40 milhões de euros, também segundo o Transfermarkt.  

3 - Vlahovic

O centroavante sérvio de 21 anos é o jogador mais cobiçado no atual mercado da bola europeu. Ele é o atual artilheiro do Campeonato Italiano, com 17 gols em 22 jogos pela Fiorentina. Em seis meses, seu valor de mercado aumentou em 30 milhões de euros. Atualmente, o sérvio é cotado em 70 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. 

4 - Florian Wirtz

O meia alemão de apenas 18 anos é a nova joia do Bayer Leverkusen. Ele soma 8 gols e 12 assistências em 23 jogos na atual temporada europeia. Em seis meses, seu valor de mercado passou de 45 milhões de euros para 70 milhões de euros, aumento de 25 milhões. Ele está na mira de clubes como Bayern de Munique e Real Madrid. 

5 - Danjuma

O ponta do Villarreal nasceu na Nigéria, mas defende a seleção da Holanda. Aos 24 anos, ele anotou 9 gols e três assistências em 18 jogos pelo time espanhol. Cria da base do PSV, Danjuma valia 15 milhões de euros, há seis meses. Hoje, está cotado em 40 milhões, valorização de 25 milhões de euros, segundo portal Transfermarkt. 

6 - Adeyemi

Com apenas 20 anos, Adeyemi nasceu na Nigéria, mas defende a seleção alemã. Ele é a sensação do RB Leipzig, somando 18 gols e 4 assistências em 28 partidas pelo clube alemão na temporada. Teve valorização de 25 milhões de euros nos últimos seis meses e está atualmente cotado em 35 milhões de euros no mercado da bola. 

7 - Luis Díaz

O meia colombiano de 25 anos é o jogador mais velho na lista das maiores valorizações nos últimos seis meses. Ele anotou 15 gols e 6 assistências pelo Porto em 27 jogos na temporada e alcançou uma valorização de 22 milhões de euros. Na mira de outros clubes europeus, Díaz está cotado em 40 milhões de euros, segundo o Transfermarkt. 

8 - Haaland

O atacante norueguês de 21 anos já é uma realidade no futebol mundial. Nesta temporada, anotou impressionantes 21 gols e seis assistências em 18 partidas pelo Borussia Dortmund. Nos últimos seis meses, Haaland alcançou valorização de 20 milhões de euros e está atualmente cotado em 150 milhões de euros.

9 - Bellingham

O jovem meia de 18 anos é outra promessa do Borussia Dortmund e também da seleção inglesa. Revelado pelo modesto Birmingham, ele tem 4 gols e 10 assistências em sua primeira temporada na Alemanha. Teve valorização de 20 milhões de euros nos últimos seis meses e hoje está cotado em 75 milhões de euros. 

10 - Éder Militão

O defensor de 24 anos, titular do Real Madrid e presença certa nas convocações de Tite na seleção brasileira, teve valorização de 20 milhões de euros nos últimos seis meses. Militão está hoje cotado em 60 milhões de euros no mercado da bola. Ele já fez 29 partidas pelo Real Madrid na atual temporada europeia. 

MAIS

LEIA 

JOGADOR MAIS RICO DO MUNDO

COM UM PÉ NA COPA 

COMENTARISTA DEIXA A GLOBO

CRÉDITOS

Edição: UmDois Esportes.

Texto: UmDois Esportes.

Fotos:  Lucas Figueiredo/CBF e Divulgação/Clubes.