TÍTULO, LIBERTADORES E REBAIXAMENTO: A MATEMÁTICA DA SÉRIE A

AS CONTAS

O matemático Tristão Garcia, do site Infobola, faz as projeções dos cenários envolvendo título, Libertadores e os riscos de rebaixamento para a Série B. 

*Atualizado até a 28ª rodada

ATLÉTICO-MG

Líder isolado da Série A com 59 pontos, o Galo tem 94% de chances de ser campeão. Sobre a Libertadores, o time de Cuca já está praticamente garantido, com possibilidade de 99% de estar na próxima edição.

FLAMENGO

As chances de o time rubro-negro ser campeão brasileiro são de 4%. Já sobre estar na próxima Libertadores, a possibilidade é de 88%, lembrando que o time já está na final da edição 2021 contra o Palmeiras.

FORTALEZA

O Fortaleza, comandado pelo técnico Vojvoda, vem fazendo ótima campanha no Brasileirão. Atualmente em terceiro lugar, o Leão tem 72% de conseguir uma vaga para a Libertadores

PALMEIRAS

O Verdão é o vice-líder na tabela, com 49 pontos. Finalista da atual Libertadores, ao lado do Flamengo, o Palmeiras tem chances de 78% de ficar com uma vaga direta na fase de grupos.

Libertadores

Veja as chances e quais são os principais times que atualmente brigam por uma vaga direta na próxima edição da Libertadores:

BRAGANTINO: 40% CORINTHIANS: 9% INTERNACIONAL: 7% FLUMINENSE: 5% ATLÉTICO-GO: 2%

RISCO DE QUEDA

Agora vamos para a parte preocupante! Com base nos cálculos de Tristão Garcia, veja quais são os times com risco de rebaixamento para a segunda divisão.

CHAPECOENSE

Lanterna e com apenas uma vitória em 27 jogos, a Chape tem, atualmente, 99% de risco de cair. O time catarinense subiu para a Série A como campeã da Série B 2020.

GRÊMIO

O time gaúcho não vem fazendo boa campanha no Brasileirão e tem 58% de risco de queda. Atualmente, o Tricolor é o 19º na tabela, com 26 pontos.

SPORT

O Sport tem 27 pontos e também está em situação muito complicada, com risco de 70% de ser rebaixado.

SANTOS

O Peixe não vive um bom momento em 2021 e entrou na ZR, na 17ª posição, com apenas 29 pontos. O risco atual de queda é de 45%. 

JUVENTUDE

Em 16º lugar na tabela, com 29 pontos, a equipe de Caxias tem risco de 62% de cair. O Juventude subiu em terceiro lugar na Série B 2020.

BAHIA

O Bahia, que recentemente mudou o comando técnico, tem risco de rebaixamento de 18%. Atualmente, o Tricolor de Aço é o 15º colocado.

CEARÁ

Quem está se complicando no Brasileirão é o Ceará, que está com 32 pontos e se aproximando da ZR. A chance de queda é de 20%.

Rebaixamento

Veja os riscos de outras equipes que brigam para se distanciar do Z4:

SÃO PAULO: 17% CEARÁ: 13% AMÉRICA-MG: 18% ATLÉTICO-GO: 4% ATHLETICO: 5%

CRÉDITOS:

Edição: UmDois Esportes.

Fotos: Lucas Figueiredo/CBF e Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes.