TÍTULO, LIBERTADORES E REBAIXAMENTO: A MATEMÁTICA DA SÉRIE A

AS CONTAS

O matemático Tristão Garcia, do site Infobola, faz as projeções dos cenários envolvendo título, Libertadores e os riscos de rebaixamento para a Série B

*Atualizado até a 27ª rodada

ATLÉTICO-MG

Líder isolado da Série A com 56 pontos, o Galo tem 88% de chances de ser campeão. Sobre a Libertadores, o time de Cuca já está praticamente garantido, com possibilidade de 99% de estar na próxima edição.

FLAMENGO

As chances de o time rubro-negro ser campeão brasileiro são de 10%. Já sobre estar na próxima Libertadores, a possibilidade é de 95%, lembrando que o time já está na final da edição 2021 contra o Palmeiras.

FORTALEZA

O Fortaleza, comandado pelo técnico Vojvoda, vem fazendo ótima campanha no Brasileirão. Atualmente em terceiro lugar, o Leão tem 65% de conseguir uma vaga para a Libertadores

PALMEIRAS

O Verdão ocupa o quarto lugar na tabela, com 43 pontos. Finalista da atual Libertadores, ao lado do Flamengo, o Palmeiras tem chances de 48% de ficar com uma vaga.

Libertadores

Veja as chances e quais são os principais times que atualmente brigam por uma vaga na próxima edição da Libertadores:

BRAGANTINO: 36% CORINTHIANS: 24% INTERNACIONAL: 23% FLUMINENSE: 5% ATHLETICO: 2%

RISCO DE QUEDA

Agora vamos para a parte preocupante! Com base nos cálculos de Tristão Garcia, veja quais são os times com risco de rebaixamento para a segunda divisão.

CHAPECOENSE

Lanterna e com apenas uma vitória em 27 jogos, a Chape tem, atualmente, 99% de risco de cair. O time catarinense subiu para a Série A como campeã da Série B 2020.

GRÊMIO

O time gaúcho não vem fazendo boa campanha no Brasileirão e tem 50% de risco de queda. Atualmente, o Tricolor é o 19º na tabela, com 26 pontos.

SPORT

O Sport, com 27 pontos em 27 jogos, o time de Recife também está em situação muito complicada, com risco de 63% de ser rebaixado.

JUVENTUDE

Em 17º lugar na tabela, com 28 pontos em 27 jogos, a equipe de Caxias tem risco de 56% de cair. O Juventude subiu em terceiro lugar na Série B 2020.

BAHIA

O Bahia, que recentemente mudou o comando técnico, tem risco de rebaixamento de 36%. Atualmente, o Tricolor de Aço é o 16º colocado.

SANTOS

A um ponto da zona de rebaixamento, o Peixe não vive um bom momento em 2021. O risco atual de queda é de 32%. A equipe de Carille está em 15º lugar, com 29 pontos.

Rebaixamento

Veja os riscos de outras equipes que brigam para se distanciar do Z4:

SÃO PAULO: 17% CEARÁ: 13% AMÉRICA-MG: 18% ATLÉTICO-GO: 4% ATHLETICO: 5%

CRÉDITOS:

Edição: UmDois Esportes.

Fotos: Lucas Figueiredo/CBF e Albari Rosa/Foto Digital/UmDois Esportes.