O técnico Carlo Ancelotti precisou fazer uma mudança de última hora na lista de convocados da seleção brasileira para os amistosos contra Coreia do Sul e Japão. O lateral-direito Vanderson sofreu uma lesão de grau 2 no tendão da coxa, durante a partida do Monaco contra o Manchester City, e foi desconvocado. O lateral Vitinho, do Botafogo, é a novidade na lista.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou um comunicado, nesta quinta-feira (2), informando sobre a desconvocação. “O técnico Carlo Ancelotti convocou nesta quinta-feira (2) o jogador Vitinho, do Botafogo, para os jogos do Brasil contra Coreia do Sul e Japão. Vitinho vai ocupar o lugar de Vanderson, do Monaco, desconvocado por causa de uma lesão sofrida na última partida por sua equipe pela Champions League”, escreveu a entidade.
Na lesão, Vanderson caiu no gramado aos 20 minutos após corrida para disputar uma bola. O jogador sentiu a coxa, foi às lágrimas e preciosu deixar o campo carregado de maca. O lateral deve ficar de 4 a 6 semanas em recuperação. A lesão de Vanderson foi minutos depois da convocação de Ancelotti, nesta quarta-feira (1º).
O confronto com os sul-coreanos será realizado no próximo dia 10, às 8h (horário de Brasília), no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul. Já o duelo com os japoneses acontece no próximo dia 14, às 7h30 (horário de Brasília), no Estádio Ajinomoto, em Tóquio. A delegação do Brasil se apresenta na próxima segunda-feira (6), em Seul, e os amistosos servem como preparação para o Mundial.
LEIA TAMBÉM:
- Ancelotti elogia revelação do Coritiba após convocação: “Gosto muito”
- CBF revoluciona calendário do futebol brasileiro para 2026; veja as novidades
Serão os primeiros jogos da seleção brasileira após o término das Eliminatórias para o Mundial. Ancelotti assumiu o cargo em maio e, desde então, acumulou duas vitórias, um empate e uma derrota, com quatro gols marcados e um sofrido. O Brasil terminou a competição como quinto colocado, com 28 pontos, sua pior posição na história.
Além de Vanderson, Ancelotti tem uma série de lesionados para essa Data Fifa, como o goleiro Alisson, os zagueiros Marquinhos e Alexsandro Ribeiro, o meia Andrey Santos e o atacante Raphinha, nomes que estiverem presentes nas duas primeiras listas do italiano.
“É uma lista que posso dizer que não é definitiva, porque temos jogo essa noite, da Champions, temos jogo no próximo fim de semana. É uma lista que leva em conta os dois jogos que vamos jogar no Japão. Privilegiamos os jogadores europeus, porque viajam menos do que os jogadores aqui no Brasil. E também pelo fuso horário. Obviamente não é a lista definitiva e acho que muitos estarão na Copa do Mundo, é uma lista que leva em conta também as lesões que tivemos nos últimos dias”, declarou Ancelotti em coletiva na sede da CBF, no Rio de Janeiro.
Confira a lista com os 26 convocados, anunciada nesta quarta-feira (1º):
- Goleiros: Bento (Al Nassr), Ederson (Fenerbahçe) e Hugo Souza (Corinthians);
- Laterais: Carlos Augusto (Inter de Milão), Vitinho (Botafogo) e Wesley (Roma); Caio Henrique (Mônaco) e Douglas Santos (Zenit);
- Zagueiros: Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Militão (Real Madrid), Beraldo (PSG);
- Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), João Gomes (Wolverhampton), Joellinton (Newcastle) e Lucas Paquetá (West Ham)
- Atacantes: Estêvão (Chelsea), Gabriel Martinelli (Arsenal), Igor Jesus (Nottingham Forest), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr. (Real Madrid).
Veja como foi a convocação e a coletiva de Carlo Ancelotti
A convocação da seleção brasileira foi transmitida, ao vivo, no canal oficial da CBF no Youtube. Depois disso, Carlo Ancelotti concedeu entrevista coletiva. Assista: