Na despedida das Eliminatórias para a Copa de 2026, a seleção brasileira perdeu a primeira partida sob o comando do técnico Carlo Ancelotti.
Na noite desta terça-feira (9), em El Alto, a Bolívia usou a vantagem dos 4.100 m de altitude e venceu por 1 a 0, com gol do atacante Miguelito – pivô de polêmica recente na Série B do Campeonato Brasileiro.
Preso por injúria racial em duelo contra o Operário e posteriormente condenado a cinco jogos de suspensão pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o jogador do América-MG marcou de pênalti o único gol da partida, resultado que coloca os bolivianos na repescagem para o Mundial.
A penalidade foi cometida por Bruno Guimarães, no fim do primeiro tempo, em lance assinalado após intervenção do VAR, mas que gerou muita reclamação da comissão técnica liderada pelo treinador italiano.
LEIA TAMBÉM:
A Bolívia, que não vai à Copa do Mundo desde 1994, nos Estados Unidos, agora tem a chance de voltar ao torneio após 32 anos. O triunfo da Colômbia sobre a Venezuela colocou La Verde na sexta colocação.
O time, agora, vai participar de uma repescagem com outras cinco seleções, com duas vagas em jogo. A América do Norte terá dois representantes, enquanto África, Ásia, Oceania (vaga definida para a Nova Caledônia) tem um lugar cada no torneio de acesso.
Ao todo, 18 dos 20 pontos conquistados pelos bolivianos foi conquistada como mandante em El Alto, o que muitos consideram uma vantagem injusta. O meia Raphinha, aliás, reclamou de jogar na altitude e também do árbitro.
“A partir do momento que te colocam para jogar a 4 mil metros de altitude para ganhar o jogo desfavorece as outras seleções. O jogo estava equilibrado, o árbitro achou um pênalti no primeiro tempo”, disparou o jogador do Barcelona.

Brasil encerra com pior campanha da história
Com 28 pontos em 18 jogos, a seleção brasileira completou sua pior campanha no formato atual das Eliminatórias para a Copa. O time, que começou a campanha com Fernando Diniz e depois passou pelo comando de Dorival Júnior, ficou dez pontos atrás da líder Argentina, que fechou com 38 pontos.
O Equador foi o segundo colocado, com 29, seguido por Colômbia e Uruguai, que tiveram os mesmo 28 pontos do Brasil, mas ficaram à frente nos critérios de desempate.
Ancelotti assumiu o time nacional brasileiro em 5 de julho, no empate com o Equador, fora de casa. Depois, duas vitórias, que bastaram para garantir a vaga na Copa: 1 a 0 sobre o Paraguai e 3 a 0 sobre o Chile.
Amistosos confirmados da seleção
Ainda em 2025, Carlo Ancelotti tem mais quatro oportunidades de testar a seleção brasileira. As primeiras acontecem já no próximo mês, quando acontece a próxima Data Fifa. No dia 10 de outubro, o desafio é contra Coreia do Sul. Quatro dias depois, o jogo é contra o Japão.
A CBF ainda projeta jogos contra africanos em novembro e, em março, duelos contra europeus – que ainda dependem de acertos comerciais para a escolha dos locais dos jogos.
Ficha Técnica
Bolívia 1 x 0 Brasil
Eliminatórias da Copa do Mundo 2026 – 18ª rodada
Bolívia: Lampe; Medina (Rocha), Haquín, Morales e Roberto Fernández; Villamíl, Robson Matheus e Ervin Vaca (Cuéllar); Miguelito, Enzo Monteiro (Algarañaz) e Moisés Paniagua. Técnico; Óscar Villegas.
Brasil: Alisson; Vitinho (Marquinhos), Fabrício Bruno, Alex e Caio Henrique; Andrey Santos (Jean Lucas), Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Luiz Henrique (Raphinha), Richarlison (João Pedro) e Samuel Lino (Estêvão). Técnico: Carlo Ancelotti.
🗓️ Data e horário: terça-feira, 9 de setembro de 2025, às 20h30.
📍 Local: Estádio Municipal de El Alto, em El Alto (Bolívia).
🔎 Árbitro: Cristián Garay.
🚩 Assistentes: Miguel Rocha e Juan Serrano.
⚽ Gols: Miguelito (48/1º).
🟨 Cartões Amarelos: Bruno Guimarães e Fabrício Bruno.
🟥 Cartões Vermelhos: Nenhum.
🏟️ Público: