Muitos torcedores se frustraram com a desistência do Paraná Clube da Taça FPF e ficaram com a dúvida: quando vão ver o time de coração novamente em campo?
O Tricolor jogou pela última vez na derrota no clássico para o Coritiba por 2 a 0, em 15 de fevereiro, e não entra em campo mais neste ano. A torcida tinha a expectativa de ver o time novamente em 2025 justamente na Taça FPF, mas o clube não se inscreveu na competição.
LEIA TAMBÉM:
- Paraná Clube toma decisão sobre participação na Taça FPF
- Paraná Clube vira exemplo para a criação da Série E do Brasileirão
A diretoria paranista justificou que “entre os principais fatores estão o atual momento de reconstrução do clube, o andamento das tratativas envolvendo a venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e a inviabilidade da competição do ponto de vista econômico e estrutural do torneio — uma vez que a premiação se limita à vaga na Copa do Brasil e não ao Campeonato Brasileiro da Série D, o que sempre motivou o clube a se posicionar favoravelmente pela criação da competição, por entender que esse seria um caminho real de valorização técnica e esportiva para os participantes”.
O próximo campeonato do Paraná Clube
Em 2026, o Paraná Clube só tem garantida a participação na segunda divisão do Campeonato Paranaense. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não definiu o calendário da próxima temporada, mas a segundona teve início em abril nos últimos anos. A data pode ser antecipada por conta da redução de jogos na elite do Estadual.
Ou seja, o Tricolor vai ficar mais de um ano sem disputar uma partida oficial. Esse é o período mais longo sem jogos da equipe paranista nos quase 36 anos de história.
Entendemos a expectativa do nosso torcedor por ver o time em campo, mas reafirmamos nosso compromisso de construir um Paraná Clube mais sólido, competitivo e à altura da sua história.
Contamos com a compreensão e o apoio da apaixonada Nação Paranista neste momento de reconstrução e seguiremos firmes no propósito de devolver ao nosso clube o protagonismo que sempre mereceu.
Paraná Clube pode jogar competição nacional em 2026?
A única possibilidade do Paraná Clube disputar uma competição nacional no ano que vem seria em caso de título da Taça FPF. Com a desistência, o Tricolor só terá no calendário a segunda divisão do Campeonato Paranaense (e o torneio da Federação no segundo semestre se aceitar participar).
O time paranista só pode sonhar em sair do estado em caso de título da Taça FPF em 2026, que daria uma vaga na Copa do Brasil de 2027. Para jogar a Série D, o Paraná precisa subir para a elite e brigar por uma vaga para a quarta divisão de 2028.
Recentemente, o presidente do ASA e representante dos clubes da Série D, Rogério Siqueira, citou o Paraná Clube como exemplo para defender a criação da Série E do Campeonato Brasileiro.
O que a gente tem certeza é que precisa dar uma sustentabilidade para os clubes tradicionais de Série D. Hoje, nessa formatação que temos, com 64 clubes, todos já entram na competição rebaixados e acontece como aconteceu este ano de clubes como o Paraná, entre outros grandes clubes do Brasil, ficarem sem calendário. Isso, com certeza, não é o que a CBF quer, não é o que os times merecem e não é o que eles necessitam.
No entanto, o Paraná Clube não seria convidado para uma possível estreia da Série E em 2027. A vaga teria que ser conquistada através do Campeonato Paranaense.