Com o aumento do número de participantes e a possibilidade de classificação através do Ranking Nacional de Clubes, o torcedor do Paraná Clube ficou com a esperança de voltar para a Série D do Campeonato Brasileiro já no ano que vem. Mas será que essa possibilidade é real?
A partir de 2026, a Série D aumenta de 64 para 96 times e dividiu o número de participantes em quatro critérios:
- Os quatro rebaixados da Série C;
- 64 vagas através dos Estaduais;
- 28 vagas para os clubes que disputaram o mata-mata, excluído os classificados pelos critérios anteriores;
- Vagas restantes através do Ranking Nacional de Clubes, após a aplicação do Critério 3, considerando os clubes já classificados pelos critérios anteriores.
Como 13 dos 28 times que disputaram a segunda fase da Série D neste ano garantiram vaga pelos Estaduais, a tendência é que outros 15 consigam a vaga pelo Ranking Nacional de Clubes.

No entanto, a ausência do Paraná Clube em competições nacionais torna o cenário improvável. Pelo atual Ranking Nacional de Clubes, que leva em consideração os resultados nos últimos cinco anos em competições da CBF, o Tricolor seria o 19º na fila de espera, ou seja, precisaria de quatro desistências.
A situação vai piorar na próxima atualização do ranking. Com apenas os pontos do rebaixamento na Série C de 2021 e das oitavas de final da Série D de 2022, o Paraná deve despencar para a 154ª colocação, segundo projeção do site Ranking da CBF. Assim, seriam necessárias 44 desistências, situação que não vai acontecer.
Quem são os paranaenses na Série D de 2026
Com o aumento de clubes, o futebol paranaense ganhou mais um representante na Série D do ano que vem. Azuriz, Cianorte e São Joseense já estavam classifiacdos pelo Campeonato Paranaense.
Além deles, o Cascavel se beneficiou com o novo regulamento. A Serpente, que sequer avançou para o mata-mata do Estadual, garantiu a vaga por ter chegado à segunda fase da atual Quarta Divisão.
Quando o Paraná Clube volta a jogar?
Depois do rebaixamento no Campeonato Paranaense, o Paraná Clube tinha a expectativa de voltar aos gramados neste segundo semestre para a disputa da Taça FPF. Porém, o time paranista desistiu da competição para manter todo o foco na venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Em 2026, o Paraná Clube só tem garantida a participação na segunda divisão do Campeonato Paranaense. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) ainda não definiu o calendário da próxima temporada, mas a segundona teve início em abril nos últimos anos. A data pode ser antecipada por conta da redução de jogos na elite do Estadual.
Ou seja, o Tricolor vai ficar mais de um ano sem disputar uma partida oficial. Esse é o período mais longo sem jogos da equipe paranista nos quase 36 anos de história.
O time paranista só pode sonhar em sair do estado em caso de título da Taça FPF em 2026, que daria uma vaga na Copa do Brasil ou recém-criada Copa Sul-Sudeste de 2027. Para jogar a Série D, o Paraná precisa subir para a elite e brigar por uma vaga para a Quarta Divisão de 2028.