Trabalho duro

Emocional, ataque, fator casa… os desafios de Sílvio Criciúma no Paraná

Sílvio Criciúma iniciou seu trabalho na última segunda-feira (26)

O técnico Sílvio Criciúma tem uma série de desafios para ajustar no Paraná. O treinador tem uma semana de trabalho para mostrar à torcida que o time pode reagir na Série C, sair da parte debaixo da tabela e pensar nas primeiras posições.

continua após a publicidade

Melhorar o emocional, ajustar a defesa e o ataque, resgatar o fator Vila Capanema e encontrar uma espinha dorsal, são apenas alguns dos pontos que o técnico paranista vai precisar consertar.

+ Veja a tabela completa da Série C

O Tricolor encara o Ypiranga já na segunda-feira (2), às 20h, em casa, em busca de uma mudança positiva para começar o returno com o pé direito.

Melhorar o emocional

O primeiro desafio é dar um novo ânimo ao elenco. Só a mudança do comando, já gera uma expectativa nova. Mas o treinador precisará mostrar aos jogadores, que convivem diariamente com a crise financeira do clube, que é possível confiar e estar em uma melhor colocação na Série C. O time já mostrou que pode conquistar bons resultados, mas precisa de confiança.

continua após a publicidade

Acertar a defesa

O Paraná tem a pior defesa do Grupo B, da Série C, ao lado do Mirassol, com 12 gols sofridos. A defesa não foi vazada somente em uma partida do primeiro turno. Claro que as mudanças constantes podem explicar, por isso Sílvio Criciúma precisa ajustar o setor para o time ter maior estabilidade. Até porque um time que não sofre gols, tem mais chances de vencer.

“O raciocínio é lógico. Uma equipe quando não tem os melhores resultados, provavelmente é porque está tomando mais gols do que está fazendo. Então, esse ajuste é necessário. Até para que toda equipe tenha mais confiança, e o setor defensivo, eles precisam dar essa consistência, essa segurança para os meias e atacantes produzirem as suas jogadas ofensivas e, logicamente, todos esses mencionados do setor defensivo tem uma colaboração ofensiva muito grande. Esse ajuste, esse reencontro com a segurança dentro do jogo é importante e vamos buscar isso aí”, comentou Criciúma em entrevista coletiva.

Ajustar o ataque

Assim como a defesa, o ataque sofreu com mudanças e ainda não teve um nome que deslanchou em fazer gols. Reis e Gustavinho são os artilheiros com três gols cada na temporada. Mas o time ainda precisa melhorar a pontaria e balançar mais vezes as redes. Na Série C, até aqui, são apenas nove gols marcados.

continua após a publicidade

“Faz parte dos números negativos. Equipe que briga em cima, vai ter dois gols marcados por jogo e um tomado como média final. A equipe que tem esses números, está liderando campeonato. Então, temos que buscar. E junto a isso, necessitar ter um atacante brigando pela artilharia. Os números realmente estão muito baixos”, afirmou Sílvio Criciúma.

Resgate do fator casa

A Vila Capanema sempre foi um diferencial no Paraná, mas em 2021 os números não são positivos. Na Série C, o time conquistou apenas uma vitória e um empate em quatro jogos.

Já na temporada, são apenas duas vitórias e três empates, com cinco derrotas. No returno, uma melhora em casa pode ser fundamental para o time subir na tabela, principalmente porque serão cinco jogos como mandante.

Encontrar formação-base ideal

Com as constantes mudanças no elenco, Maurílio não conseguiu construir uma espinha dorsal forte do time. Bruno Grassi, Vinicius Guarapuava, Alex Murici, Danilo, Kriguer, Moisés Gaúcho e Reis foram os nomes que se tornaram titulares absolutos nos últimos jogos. Mas Sílvio Criciúma terá seus atletas favoritos e precisa encontrar esse “time ideal” o mais rápido possível.

Dar mais espaço para a base

Maurílio utilizava vez ou outra atletas que vieram da base, mas com pouco respaldo. Um desafio para Sílvio Criciúma é dar mais espaço ao jovens, que já mostraram que têm condições de jogar. Claro que é preciso ter cautela, mas um garoto que deslanche pode ser suficiente para ajudar o clube financeiramente.

E o conjunto destes fatores pode ajudar o time a evitar a oscilação dentro do campeonato e dentro da própria partida. O treinador também comentou sobre esse problema constante da equipe.

“Essa oscilação se deu no campeonato, é um fato a ser corrigido. A constância precisa ser buscada, precisamos urgentemente reverter a situação geral, de pontuação, de números de gols marcados e sofridos, para que a gente tenha um aproveitamento melhor para o returno. Ao final do turno, ficou bem dividido, cinco equipes na frente com um distanciamento para os times de baixo e aquele que conseguir desgarrar bem destes de baixo pode chegar nos de cima e brigar pela classificação. E esse é o nosso objetivo”, finalizou Sílvio Criciúma.

Exit mobile version