Com pouco mais de mil sócios, o Paraná tem apostado em uma reformulação do plano associativo para reconquistar a torcida. O clube vai lançar a novidade nos primeiros dias do mês de abril.

Depois de uma temporada vexatória e mais uma decepção com a eliminação precoce na Copa do Brasil, o Tricolor tem promovido ações para tentar essa reaproximação dos torcedores. Até o começo do ano passado, por exemplo, o clube tinha 3.129 associados.

No entanto, a pandemia, que suspendeu a ida de torcedores aos estádios, e o desempenho em campo, que culminou na queda à Série C, fizeram os números despencarem. Atualmente, o Paraná tem registrados 1.279 sócios contribuintes. Em um ano cheio de desafios financeiros, o clube busca na torcida uma forma de gerar mais receitas.

"A ideia é que em breve tenhamos a possibilidade de criar algo diferenciado ao sócio-torcedor. Acredito que o impacto da ausência da torcida não deve ser resolvido rápido, são poucas as chances de retorno neste ano. Por isso, precisamos criar algum estímulo diferenciado para que a gente consiga reativar os sócios que se foram e trazer novos", disse o presidente Sérgio Molletta em entrevista recente ao UmDois Esportes.

Um desses "estímulos" citados pelo dirigente foi a contratação de uma empresa especializada em marketing, que atuou no Flamengo, para a reformulação e gerenciamento do plano de sócios.

O setor de Relacionamentos Institucional e Comunicação de Marketing, depois do novo sistema organizacional do clube, também passou por mudanças. Agora, uma comissão será liderada por Luiz Carlos Casagrande, o Casinha.

Com essa nova política de reaproximação com o torcida, o Paraná tem feito enquetes e solicitado ajuda aos torcedores para identificar falhas nesses relacionamento clube/torcida. A última delas foi atrair os paranistas para o Instagram oficial para que ajudassem na escolha do novo nome do programa de sócios.

Até o lançamento oficial dos novos planos, em abril, outras iniciativas nesse sentido devem ser realizadas para que as mudanças estejam de acordo com os que os paranistas pensam e quadro associativo cresça a curto prazo. Atualmente, o clube tem planos individuais que variam de R$ 19,89 a R$ 160.

Participe da conversa!
0