Fórmula 1

Piquet será banido de paddock da F1 após polêmica de racismo com Hamilton, diz jornalista

Nelson Piquet teria sido banido da F1

Após a polêmica envolvendo acusação de racismo contra Lewis Hamilton, a Fórmula 1 já teria tomado a decisão de banir o ex-piloto brasileiro, Nelson Piquet, do paddock das provas da categoria.

continua após a publicidade

A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista inglês, Andrew Benson, da BBC. Na sequência, a ESPN internacional confirmou as informações da punição. Ou seja, caso isso se confirme, o brasileiro não será mais bem-vindo nos eventos da Fórmula 1.

Piquet chegou a publicar um pedido de desculpas a Hamilton nesta quarta-feira (29), mas negou que tenha usado uma expressão de cunho racista. O brasileiro minimizou o uso da expressão “neguinho”, considerada por Piquet um coloquialismo típico da língua portuguesa.

Ainda segundo Piquet, a expressão foi traduzida erroneamente para outros idiomas.

continua após a publicidade

“O que eu disse foi mal pensado, e não defendo isso, mas vou esclarecer que o termo usado é aquele que tem sido amplamente e historicamente usado coloquialmente no português brasileiro como sinônimo de ‘cara’ ou ‘pessoa’ e nunca teve a intenção de ofender”, diz a nota de Piquet.

O que disse Nelson Piquet sobre Hamilton?

Nelson Piquet foi flagrado usando um termo compreendido como racista para se referir a Lewis Hamilton, em um vídeo de 2021 que circulou nas redes sociais e ganhou repercussão no final de semana.

É possível ouvir o ex-piloto chamando o heptacampeão de “neguinho” ao comentar um acidente envolvendo o inglês e Max Verstappen durante o Grande Prêmio de Silverstone, na Inglaterra. Assista ao vídeo da fala de Piquet.

continua após a publicidade

Após a repercussão da fala de Piquet, Mercedes, Fórmula 1 e Federação Internacional do Automóvel (FIA) emitiram comunicados condenando o brasileiro tricampeão do mundo e enaltecendo o posicionamento constante do inglês na luta pela diversidade.

O próprio Hamilton utilizou as redes sociais para rebater o ex-piloto brasileiro. “Vamos focar em mudar a mentalidade”, postou Hamilton no Twitter.

Segundo o inglês, a mentalidade de Pique é arcaica. “É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo em minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, acrescentou.

Exit mobile version