Bia Haddad fez história nesta quarta-feira ao se classificar para as semifinais de Roland Garros após conseguir uma heroica virada sobre a tunisiana Ons Jabeur, número 7 do mundo.

Depois de perder o primeiro set por 6 a 3, a brasileira venceu o acirrado segundo set – 7 a 6(5) – e não tomou conhecimento da adversária no terceiro, que fechou em 6 a 1.

Bia Haddad se tornou assim a primeira brasileira a chegar às semifinais de um Grand Slam desde que Maria Esther Bueno fez o mesmo no Aberto dos Estados Unidos de 1968, dois anos depois de chegar a essa mesma fase em Roland Garros, antes do início da chamada “era aberta”.

A número 14 do mundo não estava entre as favoritas ao torneio, mas mostrou muita determinação com quatro viradas consecutivas em seu caminho para a semifinal de Paris.

A última delas foi contra uma Jabeur que chegou em grande forma e com expectativas muito altas depois de ter disputado as finais de Wimbledon e do US Open no ano passado.

Aos 27 anos, e sem nunca ter passado da segunda rodada em um Grand Slam, a brasileira disputará uma vaga na final contra a vencedora do duelo entre a polonesa Iga Swiatek, número 1 do mundo, e a americana Coco Gauff, sexta no ranking.