Calendário

Agenda esportiva 2021: confira as principais atrações do ano olímpico

Agenda esportiva 2021: confira as principais atrações do ano olímpico
| Foto:
  • PorUmDois Esportes
  • 02/01/2021 21:53

O destino – e a pandemia de Covid-19 – transformaram 2021 em ano olímpico. Os Jogos de Tóquio, que seriam realizados entre julho e agosto de 2020, foram transferidos para a mesma data no novo ano.

Mas quem pensa que o calendário esportivo será menor por causa da Olimpíada, se engana. O ano que começou reserva muitos eventos. Veja abaixo os principais destaques, mês a mês.

AGENDA ESPORTIVA 2021

JANEIRO

O ano começa quente na Copa Libertadores. As semifinais da edição 2020 colocam frente a frente Santos x Boca Juniors (jogos dias 5 e 12) e Palmeiras e River Plate (partidas dias 6 e 13).

A grande final, no Maracanã, está agendada para o dia 23, mas a data ainda não foi oficializada.

Também tem Campeonato Mundial masculino de handebol, no Egito, entre 14 e 31. E, entre 19 e 28, acontece a etapa de Oahu, no Havaí, do Circuito Mundial de Surfe (WSL).

FEVEREIRO

O grande destaque de fevereiro é o Super Bowl, a decisão da temporada da NFL, a principal liga de futebol americano do mundo. O evento vai ser em Tampa, na Flórida, no dia 7. Sem tanto glamour, é claro, já que a partida não será em um estádio lotado.

Para fãs de tênis, a temporada de grandes torneios começa no dia 8, com o Australian Open (Aberto da Austrália). A final está marcada para 22.

E, como o destino transformou 2021 em ano olímpico, a preparação na ginástica artística por aparelhos começa a pegar fogo, entre 25 e 28, com etapa da Copa do Mundo em Cottbus, na Alemanha.

O surfe também tem espaço no mês: entre 2 e 12, tem o Santa Cruz Pro, etapa californiana da WSL.

Sem parada após o fim do Brasileirão, os Estaduais começam a ser disputados já no dia 28 – a data de encerramento é 23 de maio.

MARÇO

O terceiro mês do ano marca o início da temporada da Fórmula 1. A modalidade começa a disputa na Austrália, no dia 21. Na semana seguinte, no dia 28, a segunda prova do calendário da F-1 será no Bahrein.

No início do mês, entre 4 e 7, tem etapa da Copa do Mundo de de ginástica artística por aparelhos em Baku, no Azerbaijão. Depois, de 10 a 13, outra edição acontece em Doha, no Catar.

Entre os dias 12 e 14, o Brasil tenta uma vaga olímpica no handebol masculino. O torneio, que também conta com Noruega, Coreia do Sul e Chile, será disputado no país nórdico.

Março também tem duas etapas da Copa do Mundo de ginástica artística de individual geral. Nos dias 20 e 21, em Stuttgart, na Alemanha. Já no dia 27, em Birmingham, na Inglaterra.

ABRIL

Abril tem muito surfe e ginástica, mas começa com beisebol. No dia 1º – não é mentira – começa a temporada da liga americana do esporte, a MLB.

A WSL tem duas etapas na Austrália: em Bells Beach, entre os dias 1 e 11; e em Margaret Rivers, entre 16 e 26.

Também estão marcadas duas etapas da Copa do Mundo de ginástica rítmica: de 9 a 11, em Sofia, na Bulgária; e de 16 a 18, em Tashkent, no Uzbequistão.

A F-1 tem duas etapas. A primeira, na China, acontece no dia 11. A outra prova do mês, ainda sem local confirmado, seria no dia 25.

MAIO

Maio é um dos meses mais agitados do ano esportivo. A agenda começa com o Campeonato Mundial de Revezamentos de atletismo, na Polônia, nos dias 1º e 2.

Das pistas para as ondas, a WSL realiza a etapa de Gold Coast, na Austrália, de 3 a 13.

No dia 4, tem etapa da Copa do Mundo de ginástica artística de individual geral, em Tóquio, no Japão. Nos dias 7 e 9, acontece etapa da Copa do Mundo de ginástica rítmica, em Baku, no Azerbaijão.

O ciclismo tem calendário entre 8 e 30, com o tradicional Giro d'Itália. Já no dia 11 até o fim de junho, acontecem jogos da Liga das Nações de vôlei, masculino e feminino.

O basquete pega fogo a partir do dia 18, com o início dos playoffs da NBA.

No dia 23, as pistas ficam cheias na etapa do Marrocos da Diamond League. No dia seguinte, 24, são as quadras que entram em destaque no Aberto da França de tênis. Roland Garros vai entre 24 e 7 de junho.

E maio também marca o início do Brasileirão 2021. A competição começa no dia 30 e termina em 5 de dezembro.

Para fechar, não poderia faltar a Fórmula 1. São duas etapas no mês: Espanha, no dia 9, e Mônaco, no dia 23.

JUNHO

O mês que antecede as Olimpíadas de Tóquio está repleto de atrações esportivas.

A Diamond League tem duas etapas: dia 4, em Roma, na Itália, e dia 10, em Oslo, na Noruega.

A WSL também realiza duas disputas: entre 11 e 20 em Saquarema, no Rio de Janeiro, e entre 25 e 9 de julho, em Jeffreys Bay, na África do Sul.

No dia 11 também inicia a Copa América, que será organizada de maneira conjunta por Argentina e Colômbia.

No dia 6 tem Fórmula 1, em Baku, no Azerbaijão. A categoria ainda visita o Canadá e França no mesmo mês, nos dias 13 e 27.

Já entre 17 e 20, tem US Open de Golfe, em San Diego, nos EUA. Entre 19 e 21, por outro lado, tem Pré-Olímpico masculino de rugby, em Mônaco.

Por falar em classificação para Tóquio, o basquete também define vagas em Spit, na Croácia, a partir do dia 29 – até 4 de julho.

Para fechar, o mês de junho ainda tem dois eventos importantes para fãs de ciclismo e tênis. No dia 26 começa o Tour de France, enquanto no dia 28, em Londres, inicia o tradicional Torneio de Wimbledon.

JULHO

Julho é o mês olímpico. Os Jogos de Tóquio começam no dia 23, com encerramento em 8 de agosto. Mas antes do principal evento de 2021, também há outras atrações para não perder.

As finais da NBA acontecem entre 8 e 22. Já no dia 11, São Paulo sedia a tradicional Corrida da São Silvestre, transferida da virada do ano por causa da pandemia de Covid-19.

E na esteira olímpica, três etapas da Diamond League como preparação para Tóquio. No dia 4, em Estocolmo, na Suécia; no dia 9, em Mônaco, enquanto no dia 13 o evento acontece em Londres, na Inglaterra.

A Fórmula 1 marcou duas etapas para o mês. A prova Áustria é no dia 4, enquanto o GP da Inglaterra está programado para o dia 18.

AGOSTO

Agosto terá Olimpíada, sim, mas a agenda esportiva não para por aí. De 12 a 15, tem a etapa Rancho Pro, na Califórnia, da WSL. Já no dia 23, começa a etapa de Teahuppo, no Taiti.

A Diamond League realiza cinco etapas neste mês. No dia 14, em Shangai, na China; no dia 21, em Eugene, nos EUA. E a disputa volta para o território chinês no dia 22, ainda sem local definido. Depois, a suíça Lausanne, dia 26, e a francesa Paris, dia 28, ainda recebem o torneio de atletismo.

O ciclismo ganha espaço a partir do dia 14, com a Vuelta da Espanha – o vencedor sai em 5 de setembro.

Os jogos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, também acontecem em agosto, a partir do dia 24. O encerramento será em 5 de outubro.

Por fim, o Aberto dos EUA de tênis tem as primeiras partidas agendada para o dia 30. A final do US Open acontece em 13 de setembro.

Ainda durante o calendário olímpico, tem F-1: No dia 1º, a corrida acontece na Hungria. No fim de agosto, dia 29, o GP é na Bélgica.

SETEMBRO

O principal torneio de atletismo do mundo, a Diamond League, realiza duas etapas em setembro. No dia 3, em Bruxelas, na Bélgica, enquanto Zurique, na Suíça, será palco das atividades nos dias 8 e 9.

Fórmula 1 tem calendário cheio, com três etapas: Holanda (5), Itália (12) e Rússia (26).

Entre 8 e 17, os surfistas da WSL vão a Trestles, nos Estado Unidos. Já entre 9 e 19, a colombiana Cali recebe os Jogos Pan-Americanos de Jovens.

A Copa do Mundo de futsal também tem calendário em outubro. O pontapé inicial acontece no dia 12, na Lituânia – a final está agendada para 3 de outubro.

Já no dia 18 começa a Copa do Mundo feminina de rugby, na Nova Zelândia. A decisão será em 16 de outubro.

OUTUBRO

Outubro é mês das maratonas. No dia 3, em Londres. Sete dias depois, 10, em Chicago. Na sequência, no dia 17, é a vez de Paris.

Também tem Mundial de ginástica artística, de 18 a 24, em Kitakyushu, no Japão. Logo depois, a mesma sede recebe o Mundial de ginástica rítmica, entre 37 e 31.

O beisebol, outro esporte amado pelos japoneses, começa a sua decisão no dia 26. Mas as finais em questão são da liga americana MLB, chamadas de World Series.

Outubro também é um mês decisivo para a Fórmula 1. São quatro corridas, o maior número da temporada em um único mês: Singapura (3), Japão, Estados Unidos (24) e México (31).

NOVEMBRO

Novembro vai ser o mês do tênis. Três dos principais eventos do esporte acontecem neste mês. Primeiro, entre os dias 1 e 8, as mulheres decidem o WTA Finals, em Shenzen, na China.

Depois, entre 15 e 22, os homens jogam o ATP Finals em Turim, na Itália. Por fim, a Copa Davis, o torneio de seleções, vai ser disputado entre 22 e 29, em Madrid, na Espanha.

A grande final da Copa Libertadores será no dia 20. O local ainda não foi definido, mas pode ser o Estádio La Bombonera, do Boca Juniors, como uma homenagem póstuma a Diego Maradona.

A F-1 tem duas provas em novembro. O GP de São Paulo, em Interlagos, está marcado para o dia 14. Já a antepenúltima prova da Fórmula 1, acontece na Arábia Saudita, no dia 28.

DEZEMBRO

O último mês de 2021 começa com handebol em destaque. Entre 2 e 19, acontece o Campeonato Mundial Feminino, na Espanha.

Mas também tem data marcante para o futebol nacional. O Brasileirão termina no dia 5, após 38 rodadas de disputa. Quem será o campeão?

No mesmo dia da última rodada da Série A acontece a despedida da F-1, em Abu Dhabi.

Rio de Janeiro – RJ – 27/11/2019 – BRASILEIRÃO 2019 – ESPORTES – Jogo 346 da 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino “Brasileirão 2019” entre, C.R. Flamengo x Ceará S.C., realizado no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, RJ. Foto: MARCOS DE PAULA/ALLSPORTS
Rio de Janeiro – RJ – 27/11/2019 – BRASILEIRÃO 2019 – ESPORTES – Jogo 346 da 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino “Brasileirão 2019” entre, C.R. Flamengo x Ceará S.C., realizado no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro, RJ. Foto: MARCOS DE PAULA/ALLSPORTS| ALLSPORTS
Participe da conversa!
0

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.