Brasileirão

Vasco faz acordo com Ministério Público para liberar estádio de São Januário

Por
Agência Estado
13/09/2023 21:02 - Atualizado: 05/10/2023 09:36
São Januário, casa do Vasco
São Januário, casa do Vasco | Foto: Daniel Ramalho/Vasco

A direção do Vasco chegou a um acordo nesta quarta-feira (13) com o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para liberar o estádio de São Januário. O clube assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que ainda precisa ser homologado pela Justiça Estadual. De acordo com o time carioca, a expectativa é por concluir o processo nos "próximos dias".

Se a previsão for concretizada, o Vasco poderá mandar o jogo contra o Coritiba, pela 24ª rodada, em seu estádio. A partida está marcada para o dia 21, quinta-feira da próxima semana. Antes disso, o time cruzmaltino fará o clássico com o Fluminense no sábado (16), no Engenhão.

+ Confira a tabela completa do Brasileirão

"A partir de hoje (quarta), começa a ver o TAC. E temos uma série de feitos, de obras e implementações tecnológicas neste cronograma, que vai até o fim do mes. Vários deles foram propostos pelo vasco e isso é benéfico para o Vasco e também para o futebol carioca. Isso vai beneficiar quem vai jogar em São Januário, já disponibilizamos o estádio para outros clubes", afirmou o atual CEO do Vasco, Lúcio Barbosa.

Ao assinar o TAC, o Vasco se comprometeu a fazer melhorias na operação dos jogos, principalmente no quesito segurança. E uma das novidades será o reconhecimento facial nas catracas do estádio, a ser implantando por fases, de acordo com o clube.

"A celebração do TAC vem para confirmar a raiz pioneira do Vasco da Gama, que buscou desde o início, em sua proposta de acordo com o MP-RJ, apresentar soluções que contribuíssem para a melhora coletiva da experiência do torcedor em dia de jogo, com as responsabilidades sendo divididas entre o clube e os órgãos públicos envolvidos organização de partidas de futebol, deixando assim um legado para o futebol carioca", registrou o clube, em comunicado.

Haverá ainda a instalação de câmeras de alta definição, com capacidade de captação de imagens com maior nitidez, "inclusive em ambientes com baixa luminosidade, possibilitando a identificação de infratores dentro do estádio".

O CEO do Vasco prometeu ainda mudanças que vão além do que é exigido pelo TAC. "Não vamos parar só no TAC, que já estava no nosso plano. Temos mais de 70 projetos de melhoria para São Januário, para melhoria do recebimento e escoamento do público", declarou Lúcio Barbosa.

O Vasco vem jogando longe do seu estádio há quase 90 dias. A última partida em São Januário aconteceu em 22 de junho, na derrota para o Goiás, pela 11ª rodada. No fim do jogo, torcedores lançaram objetos no gramado e houve confronto com a polícia, o que motivou a interdição do estádio.

Veja também:
Athletico tem retrospecto positivo na Arena Joinville; relembre os jogos
Athletico tem retrospecto positivo na Arena Joinville; relembre os jogos
Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Coritiba "empresta" Couto Pereira para adversário mandar jogo na Série B
Time de ex-Paraná Clube elimina Cristiano Ronaldo da Champions Asiática
Time de ex-Paraná Clube elimina Cristiano Ronaldo da Champions Asiática
Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil
Ex-promessa do Coritiba vive boa fase e encara Athletico pela Copa do Brasil
+ Notícias sobre Futebol
Destaque do Operário acerta renovação de contrato
Elenco

Destaque do Operário acerta renovação de contrato

Jogo da Suburbana termina com agressões a árbitro e áudio polêmico: "Times das favelas"
Futebol amador

Jogo da Suburbana termina com agressões a árbitro e áudio polêmico: "Times das favelas"

Luva de Pedreiro tem derrota milionária para ex-empresário na Justiça
Influenciador

Luva de Pedreiro tem derrota milionária para ex-empresário na Justiça

Vasco faz acordo com Ministério Público para libe...