Internacional

Ucrânia desafia Uefa e protesto da Rússia e usará “camisa política” na Euro

Camisa da Ucrânia com mapa do país

A seleção da Ucrânia anunciou que desafiará a recomendação da Uefa de tirar da camisa da equipe na Eurocopa o lema “Glória aos heróis”. Após reclamações de autoridades da Rússia, a Uefa recomendou à equipe ucraniana a retirada do slogan por sua natureza “claramente política”.

continua após a publicidade

O porta-voz da seleção ucraniana anunciou a decisão nesta sexta-feira (11). “Temos o nosso uniforme e ele está aprovado pela Uefa, vamos jogar com esta camisa. Ele está aprovado”, declarou Oleksandr Hlivinski, ao porta oficial da federação do país.

“Glória aos heróis”, na camisa da Ucrânia

A apresentação do uniforme da Ucrânia, que já havia sido aprovado pela Uefa, gerou revolta na Rússia. Além da frase “Glória aos heróis”, a camisa tem os contornos da Criméia, região que a Rússia diz ter anexado em 2014 e atualmente considera território russo, apesar de contestações internacionais.

Os slogans “Glória aos heróis” e “Glória à Ucrância”, este último inscrito na parte das costas da camisa, são usados também como cumprimentos militares na Ucrânia. “A gente acredita que o mapa da Ucrânia dará força aos jogadores porque eles lutarão por todo o país”, declarou o presidente da federação ucraniana, Andriy Pavlenko.

continua após a publicidade
Exit mobile version