A seleção da Ucrânia anunciou que desafiará a recomendação da Uefa de tirar da camisa da equipe na Eurocopa o lema "Glória aos heróis". Após reclamações de autoridades da Rússia, a Uefa recomendou à equipe ucraniana a retirada do slogan por sua natureza "claramente política".

O porta-voz da seleção ucraniana anunciou a decisão nesta sexta-feira (11). "Temos o nosso uniforme e ele está aprovado pela Uefa, vamos jogar com esta camisa. Ele está aprovado", declarou Oleksandr Hlivinski, ao porta oficial da federação do país.

"Glória aos heróis", na camisa da Ucrânia
"Glória aos heróis", na camisa da Ucrânia

A apresentação do uniforme da Ucrânia, que já havia sido aprovado pela Uefa, gerou revolta na Rússia. Além da frase "Glória aos heróis", a camisa tem os contornos da Criméia, região que a Rússia diz ter anexado em 2014 e atualmente considera território russo, apesar de contestações internacionais.

Os slogans "Glória aos heróis" e "Glória à Ucrância", este último inscrito na parte das costas da camisa, são usados também como cumprimentos militares na Ucrânia. "A gente acredita que o mapa da Ucrânia dará força aos jogadores porque eles lutarão por todo o país", declarou o presidente da federação ucraniana, Andriy Pavlenko.

Participe da conversa!
0