Decisão

Supercopa do Brasil: CBF encaminha acerto com Mineirão para Palmeiras x São Paulo

Por
Estadão Conteúdo
09/01/2024 14:57 - Atualizado: 09/01/2024 14:58
Supercopa do Brasil deve ser no Mineirão
Supercopa do Brasil deve ser no Mineirão | Foto: Arquivo/Gazeta do Povo

Após a volta do presidente Ednaldo Rodrigues, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) encaminhou acerto com o Mineirão, em Belo Horizonte, para o local disputa do título da Supercopa do Brasil, que acontecerá no dia 3 de fevereiro, entre Palmeiras e São Paulo.

Ainda restam poucos detalhes a serem definidos, mas a decisão deve ser oficializada nos próximos dias. Além disso, após encontro das duas principais organizadas dos times com a Polícia Civil de São Paulo, ambas as torcidas devem estar presentes no estádio.

Desde que foram definidas as equipes que disputariam a Supercopa (Palmeiras, campeão brasileiro, e São Paulo, da Copa do Brasil), a CBF buscou alternativas para que a partida fosse realizada em um lugar neutro, sem vantagem para nenhuma das equipes. Inicialmente, Ednaldo tinha o plano de encaminhar o local do jogo logo após o fim do Brasileirão do ano passado. Mas ele acabou sendo afastado da CBF por decisão judicial antes de se reunir com Julio Casares e Leila Pereira, presidentes do São Paulo e do Palmeiras, respectivamente.

Na ocasião, havia rumores de que a Supercopa poderia ser realizada nos Estados Unidos, o que foi rejeitado por Ednaldo. A definição do local da partida se tornou um problema porque, por definição estadual, os estádios de São Paulo não podem receber as duas torcidas em clássicos - apenas o público mandante pode estar presente. Esses fatores fizeram com que o Estado fosse descartado.

Alguns fatores fizeram com que o Mineirão vencesse a concorrência. Maracanã, no Rio de Janeiro, Estádio Municipal Parque do Sabiá, em Uberlândia, e Mané Garrincha, em Brasília, foram cotados. A proximidade do Estado com São Paulo facilita o transporte para as torcidas e a capacidade do estádio (62 mil torcedores) é superior àquela da cidade do interior de Minas Gerais. Além disso, não haverá partidas do Campeonato Mineiro no Mineirão no mesmo fim de semana em que ocorrer a partida da Supercopa do Brasil - Atlético-MG e Cruzeiro se enfrentam no dia 4 de fevereiro na Arena MRV.

O fator calendário foi crucial para que o Maracanã fosse descartado. Administrado em consórcio conjunto de Flamengo e Fluminense, o estádio receberá o duelo entre o time rubro-negro e o Vasco no mesmo fim de semana. Isso prejudicaria o estado do gramado, que já recebeu críticas de jogadores e dirigentes do próprio Flamengo. Por isso, o clube atuou contra a realização da Supercopa do Brasil no Maracanã.

TORCIDA MISTA

Na segunda-feira, lideranças das torcidas organizadas de Palmeiras e São Paulo se encontraram com o delegado da Delegacia de Repressão aos Delitos no Esporte (Drade), Cesar Saad, na primeira reunião sobre a realização da Supercopa do Brasil. A um mês da decisão, as partes são favoráveis sobre a realização da partida com ambas as torcidas nas arquibancadas.

Nas próximas reuniões, será discutida, junto com as instituições competentes de Minas Gerais, questões a respeito do policiamento no Mineirão e escolta das torcidas organizadas de São Paulo. Além disso, estuda-se a viabilidade de, assim como em outros anos, o estádio ser dividido igualmente para Palmeiras - atual campeão da competição - e São Paulo.

Segundo apurou o Estadão, o desejo de Mancha Alvi Verde e Torcida Independente era de que a partida fosse realizada em São Paulo, com torcida mista. No entanto, desde 2016, por ordem do Ministério Público após confronto entre organizadas de Corinthians e Palmeiras, todos os clássicos na cidade têm a presença exclusiva da torcida mandante.

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Nascido da integração completa das equipes dos jornais Gazeta do Povo e da Tribuna do Paraná, em novembro de 2020, o UmDois Esportes tem o jornalismo esportivo em seu DNA. Nossa missão é entregar ao leitor informação com qualidade...

twitter
+ Notícias sobre Futebol
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Terceira fase

Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil

Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Polêmica

Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal

Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Melou!

Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira

Supercopa do Brasil: CBF encaminha acerto com Min...