Futebol
Estadual

Guia Paranaense 2022: os 9 desafiantes dos times de Athletico, Coritiba e Paraná

Por
Ricardo Brejinski
20/01/2022 14:04 - Atualizado: 04/10/2023 17:02
Biteco, Douglas Coutinho e Ralf são apenas alguns dos conhecidos que disputarão o Paranaense.
Biteco, Douglas Coutinho e Ralf são apenas alguns dos conhecidos que disputarão o Paranaense. | Foto: João Laguna/Rio Branco; Ricardo Chicarelli/Londrina EC; Diego Menegon/Cianorte

O Campeonato Paranaense 2022 está prestes a começar. No próximo sábado (22), a competição inicia com Coritiba x Cianorte, no Couto Pereira. E neste ano, o interior, que em 2021 fez a final do torneio, com o Londrina sendo o campeão e o Cascavel o vice, quer mais uma vez surpreender.

Entre os nove times, além do Trio de Ferro, cinco deles contam com calendário nacional na temporada, além de um estreante na elite estadual e outros quatro que querem provar que podem ir longe.

+ Veja a tabela completa do Campeonato Paranaense

O UmDois Esportes fez um guia sobre as novidades de Azuriz, Cascavel, Cianorte, Londrina, Maringá, Operário, Rio Branco, São Joseense e União para a disputa do Paranaense:

Azuriz

Celso Martins era técnico da base do Azuriz.
Celso Martins era técnico da base do Azuriz.

Fundado em 2018, o Azuriz estreou no Paranaense no ano passado e avançou para a fase mata-mata, garantindo também um calendário cheio em 2022, com vagas na Copa do Brasil e na Série D.

Para esta temporada, o clube aposta no técnico Celso Martins, que veio das categorias de base, e um elenco jovem, Apenas os volante Revson e Rithely tem mais de 30 anos.

"Um grupo trabalhador, que se entrega e evolui a cada dia. Estamos crescendo fisicamente, tecnicamente e psicologicamente", disse o treinador, ao canal oficial do clube.

Na equipe, os nomes mais conhecidos, além dos dois mais experientes, são o lateral-direito Cayo Tenório, ex-Vasco, os zagueiros Salazar, ex-Paraná, e Gabriel Fornari, que era do Athletico, e o meia Fabricio Oya, revelado pelo Corinthians.

Cascavel

Tcheco segue no comando do Cascavel.
Tcheco segue no comando do Cascavel.

Vice-campeão paranaense em 2021, o Cascavel agora quer mais. Se no ano passado o título escapou nos pênaltis, para 2022 o objetivo é repetir a boa campanha - o time foi o vice-líder na primeira fase - e voltar a disputar a Série D. Nesta temporada, ainda tem pela frente a Copa do Brasil.

Diante do bom ano que fez, o clube manteve a maior parte do elenco e também o técnico Tcheco, que vê no entrosamento uma grande arma para a Serpente.

"Uma felicidade poder dar sequência ao trabalho. Isso é muito importante para realizar uma boa campanha. Se manteve a base da equipe, a maioria dos jogadores têm um padrão de jogo e os que estão chegando tiveram um filtro muito grande para estar aqui", disse o treinador.

Cianorte

Ralf é o grande nome do Cianorte.
Ralf é o grande nome do Cianorte.

Acostumado a fazer boas campanhas, o Cianorte agora quer ir além e vai em busca do inédito título do Campeonato Paranaense. Para alcançar o objetivo, o Leão do Vale contratou 17 jogadores para esta temporada. O nome mais conhecido é o do volante Ralf, ex-Corinthians, Avaí e seleção brasileira.

Aos 37 anos, ele chega para dar experiência de títulos - faturou 11 taças ao longo da carreira, entre elas Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores, Mundial de clubes e Paulistão -.

"Vim com o intuito de ser campeão. É a filosofia do clube, é o que eles almejam. Vim de uma carreira de muitas conquistas e aqui não pode ser diferente", disse Ralf, em sua apresentação.

No comando da equipe segue João Burse. O técnico dirige o Cianorte desde 2019. No ano passado, além do quarto lugar na primeira fase do Estadual também foi o terceiro colocado do seu grupo na Série D, sendo eliminado na terceira fase do torneio.

Londrina

Douglas Coutinho é a aposta do ataque do Londrina.
Douglas Coutinho é a aposta do ataque do Londrina.

Atual campeão paranaense, o Londrina teve um 2021 complicado, escapando do rebaixamento na Série B apenas na últim rodada. Até por isso, passou por uma reformulação em seu elenco para a nova temporada. A começar pelo técnico. Vinícius Eutrópio foi confirmado em dezembro como o comandante do Tubarão.

No elenco, 18 jogadores foram embora, enquanto nove foram contratados: os goleiros Matheus Albino e Matheus Nogueira, o lateral-direito Rafael França, o volante Ratinho, os meias Douglas Lima e Léo Artur e os atacantes Douglas Coutinho, Hamed e Juninho Manella, que é youtuber e foi o primeiro reforço do Alviceleste para a nova temporada.

"Estou muito feliz de estar aqui, fazendo parte deste elenco que está se montando para esse ano, está dentro de competições importantes, como a Copa do Brasil e a Série B, e também para defender o título do campeonato estadual", disse Douglas Coutinho, em sua apresentação no clube.

Maringá

Felipe Macedo, reforço do Maringá para o Paranaense
Felipe Macedo, reforço do Maringá para o Paranaense

Em 2021, o Maringá foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Paranaense. Para esta temporada, o time comandando pelo técnico Jorge Castilho quer buscar uma vaga em uma competição nacional.

Para isto, montou um elenco com 30 jogadores, sendo dez reforços para 2022, os laterais-direitos Marcos Vinícius e Matheus Rocha, o zagueiro Felipe Macedo, os laterais-esquerdos Carlinhos, ex-Fluminense e São Paulo, e Raphinha, os volantes Matheus Bianqui e João Denoni, os meias Guilherme Castro e Anderson Ceará e os atacantes Alemão e Lucão.

"Sou movido por desafios e estou muito feliz em poder acertar com o Maringá. É um clube empresa, que vem crescendo no futebol paranaense por sua organização e resultados nos últimos anos. Um time que chegou às quartas de final na última temporada e tem tudo para alavancar ainda mais a sua história", disse o zagueiro Felipe Macedo, que foi revelado pelo Goiás e estava no Paeek, do Chipre.

Operário

Romário veio do Coxa para o Fantasma.
Romário veio do Coxa para o Fantasma.

Semifinalista do Paranaense em 2021 e com uma campanha irregular na Série B, o Operário aposta na base da última temporada para iniciar 2022.

O técnico Ricardo Catalá terá à disposição 29 jogadores em um primeiro momento, sendo que 23 deles estavam no Fantasma no ano passado. No total, seis reforços foram contratados, o lateral-direito Arnaldo, o lateral-esquerdo Romário, ex-Coritiba, o zagueiro Thales Lira, o volante André Lima, o meia Javier Reina e o atacante Giovanni Pavani.

"A recepção, dentro do clube, foi a melhor possível. Quando cheguei, já conhecia boa parte do elenco e isto ajuda na adaptação. As primeiras impressões da cidade foram muito boas, pois gosto de um local acolhedor e Ponta Grossa me proporcionou isto. O clube tem uma estrutura muito aconchegante, onde proporciona tudo aquilo que um atleta precisa para poder desempenhar um bom treino", disse Romário.

No grupo, o Operário ainda conta com experientes peças, como o goleiro Simão, o volante Leandro Vilela e os atacantes Paulo Sérgio e Rodrigo Pimpão.

Rio Branco

Biteco é o grande nome do Rio Branco e jogará ao lado de um dos seus irmãos.
Biteco é o grande nome do Rio Branco e jogará ao lado de um dos seus irmãos.

Depois de escapar do rebaixamento na última rodada do Paranaense e também fazer uma péssima campanha na Série D, o Rio Branco quer iniciar 2022 de uma forma diferente. O clube liberou nomes mais famosos e faz uma aposta em uma equipe mais jovem, com poucos conhecidos.

O principal nome do elenco é o meia Guilherme Biteco, ex-Grêmio e Paraná. O Leão da Estradinha, aliás, conta com muitos ex-jogadores do Tricolor, como o atacante Andrey, o experiente volante Xaves e o zagueiro Gabriel Lacerda. O técnico Vitão também passou pelo time paranista.

"É um clube que se reestruturou, que está com um bom projeto e tem tudo para dar certo", disse em entrevista à TVCI, Biteco, que jogará ao lado do irmão Gabriel.

Outra novidade do Rio Branco é que o time não jogará mais na Estradinha, que contou com um péssimo gramado. Agora, o clube mandará suas partidas no Caranguejão, que conta com um campo sintético.

São Joseense

Dirceu tem experiência no futebol paranaense.
Dirceu tem experiência no futebol paranaense.

Estreante do Campeonato Paranaense, o São Joseense não quer apenas brigar para não cair. O objetivo do clube, que foi campeão da segunda divisão estadual em 2021 e tem como um apoiador o lateral-direito Rafinha, atualmente no São Paulo, é ter um calendário nacional em 2023, disputando a Série D.

Para isso, o time conta com alguns nomes experientes. A começar pelo técnico, que é Marcos Skavinski, o Marcão, ex-jogador de Coritiba e Athletico. O ex-lateral-esquerdo, aos 46 anos, já teve experiência na base do Furacão e da Chapecoense e desde o ano passado está no time de São José dos Pinhais.

O elenco é formado em sua maioria por jovens apostas, mas conta com nomes conhecidos do futebol paranaense, como o goleiro Lucas Macanhan, ex-Athletico, Paraná e Rio Branco, o zagueiro Dirceu, revelado pelo Coritiba e com passagens pelo Londrina, e o atacante Wellissol, que defendeu Rio Branco e Coxa.

União

Elenco do União.
Elenco do União.

Vice-campeão da segunda divisão em 2021, o União Beltrão está de volta à elite e, desta vez, quer ficar. Em 2018 e 2020, em suas últimas participações, o time acabou rebaixado. Para 2022, o clube segue com o técnico Rafael Andrade, que conquistou dois acessos com o Azulão, mas reformulou o elenco.

Dos 26 jogadores do grupo atual, apenas seis faziam parte da equipe que disputou a segunda divisão. O objetivo foi dar mais experiência de Paranaense para o União. A maioria não tem nem 30 anos, mas 11 nomes vieram de outras equipes do Estado.

"Procuramos selecionar destaques das divisões de acesso, com idade produtiva a nível de força e parte técnica e tática. Temos remanescentes, que estão acostumados à metodologia de treino. Sabemos que a competição para nós é de permanência. Depois, vamos buscar, de repente, uma classificação", disse o treinador.

Veja também:
Balanço da janela: quem chegou e quem saiu do Athletico
Balanço da janela: quem chegou e quem saiu do Athletico
Após diretor prometer "plantel mais robusto", Coritiba termina janela com três contratações
Após diretor prometer "plantel mais robusto", Coritiba termina janela com três contratações
Qual Nikão volta ao Athletico? Jornalistas avaliam passagens por São Paulo e Cruzeiro 
Qual Nikão volta ao Athletico? Jornalistas avaliam passagens por São Paulo e Cruzeiro 
Grêmio x Cuiabá: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Grêmio x Cuiabá: escalações prováveis, como assistir, data e horário
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Futebol
Balanço da janela: quem chegou e quem saiu do Athletico
Mercado da bola

Balanço da janela: quem chegou e quem saiu do Athletico

Após diretor prometer "plantel mais robusto", Coritiba termina janela com três contratações
Veja balanço

Após diretor prometer "plantel mais robusto", Coritiba termina janela com três contratações

Qual Nikão volta ao Athletico? Jornalistas avaliam passagens por São Paulo e Cruzeiro 
Reforço

Qual Nikão volta ao Athletico? Jornalistas avaliam passagens por São Paulo e Cruzeiro