TV

Novatos imitam Athletico e brecam acordo com Globo esperando nova MP do Mandante

Câmera de televisão da Globo

Recém-promovidos à Série A do Brasileirão, Cuiabá e Juventude ainda não acertaram a venda de seus direitos de transmissão do campeonato à Globo. E a marcha lenta nas negociações tem relação direta com a iminente reedição da MP do Mandante pelo presidente Jair Bolsonaro.

continua após a publicidade

De acordo com o jornalista Rodrigo Mattos, do UOL, boa parte dos clubes acredita que o governo federal vai republicar a lei já na próxima semana. No ano passado, quando vigorou entre junho e outubro, a medida provisória mexeu profundamente com os bastidores do futebol brasileiro.

Como a MP transforma os clubes mandantes nos donos do direito de arena de eventos esportivos, seu retorno reforçaria o poder de barganha dos dois novatos na primeira divisão. Principalmente para o pay-per-view (PPV), produto que a Globo paga proporcionalmente pelo número de assinantes, estratégia que prejudica para times de menor porte.

Globo pode ficar sem 30% dos jogos no PPV

Ou seja, a concorrência poderia se interessar pelos 19 jogos que Cuiabá e Juventude terão em casa na Série A 2021. Sem a dupla – e também sem o Athletico, que não vendeu os direitos e exibe seus jogos em casa utilizando-se de liminar conquistada durante o período de vigência da MP – a Globo perderia 108 partidas de seu PPV. Um buraco que representa quase 30% do campeonato.

continua após a publicidade

Por isso, a Globo, segundo Mattos, quer fechar o pacote o mais rápido possível. Lembrando que o assunto envolve muito mais que o apenas o PPV.

Há ainda a TV aberta (modelo de divisão 40/30/30), e a TV fechada, no caso do Cuiabá – o Juventude tem acordo prévio com a Warnermedia (antiga Turner). Acordos que já estavam encaminhados, mas que também podem ser recolocadas na mesa de negociação nos próximos dias.

continua após a publicidade
Exit mobile version