Futebol
Vai e vem

Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta segunda-feira (19)

Por
UmDois Esportes
19/12/2022 18:49 - Atualizado: 04/10/2023 23:08
Mercado Coritiba
Mercado Coritiba

Mercado da Bola, veja as novidades de contratações desta segunda-feira (19). Abaixo, os destaques do dia, atualizando o vai-e-vem de jogadores no futebol brasileiro.

Bahia

Ex-Botafogo, o zagueiro Kanu vai defender o Bahia por empréstimo até o final da temporada. O jogador de 25 anos também interessava ao Coritiba.

No domingo (18), o Tricolor de Aço anunciou a primeira contratação para 2023, o zagueiro Marcos Victor, que estava no Ceará e assinou até 2027.

O Tricolor baiano também estaria de olho no atacante colombiano Carlos Gómez, do Millonarios, da Colômbia. Os colombianos querem US$ 4 milhões (cerca de R$ 22,5 milhões) para vender o jogador de 20 anos. O Red Bull Bragantino também estaria interessado no atleta.

Cruzeiro

O lateral William, de 26 anos, é esperado em Belo Horizonte nesta segunda-feira para assinar contrato com o Cruzeiro O jogador, que estava no Wolfsburg, da Alemanha, precisa resolver questões burocráticas para fechar contrato que deve ser de produtividade, com metas a serem atingidas em uma temporada.

Já os atacantes Wesley, ex-Palmeiras, e Nikão, ex-São Paulo, chegaram em BH mais cedo para assinarem contrato com a Raposa.

Cuiabá

O Dourado acertou a contratação do atacante Isidro Pitta, 23 anos, que estava no Juventude nesta temporada. Os mato-grossenses fecharam acordo com o Huesca, da Espanha, pela negociação em definitivo do jogador paraguaio até o fim de 2026. Pitta foi o grande destaque do time gaúcho, com cinco gols no Brasileirão.

Atlético-MG

O meia Hyoran voltou ao Galo e foi apresentado nesta segunda-feira após passagem por uma temporada no Red Bull Bragantino por empréstimo. Campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, ele retorna cheio de ambição a Belo Horizonte após pedido do técnico Eduardo Coudet.

Botafogo

O Fogão consultou detalhes do atacante Rodrigo Pinho, 31 anos, que está atualmente o Benfica, de Portugal. A diretoria do clube carioca tem a intenção de tê-lo por empréstimo sem custos. O jogador também interessa ao Coritiba.

Bragantino

O Red Bull Bragantino tem duas mudanças no elenco para a próxima temporada. Nesta segunda-feira, o clube confirmou as saídas do lateral-esquerdo Weverson, que estava no time desde 2020, e do atacante Bruno Tubarão, que chegou em 2019. Os dois tiveram seus contratos rescindidos. O clube ainda informou que permanece com um porcentual de Weverson em uma futura negociação

Mercado da Bola: veja mais notícias

Romero diz que saída do Corinthians foi "errada" e volta com sede de títulos

Estadão Conteúdo

Após quase uma semana de treinamentos sob o comando de Fernando Lázaro, o atacante Ángel Romero foi apresentado oficialmente como reforço do Corinthians nesta segunda-feira (19). Descontraído, pediu para tirar uma selfie com os jornalistas antes da coletiva de imprensa, em referência à celebração que fez ao marcar um gol contra o Palmeiras em duelo decisivo do Brasileirão de 2017, do qual o time alvinegro foi campeão. De volta após se despedir há três anos e meio, Romero quer voltar a sentir a emoção de conquistar um título com a camisa alvinegra.

"Quero voltar a ser campeão com o Corinthians. Depois pensamos em vitórias individuais. A ideia que o grupo tem, que o Fernando tem, é voltar a ganhar um título", afirmou o paraguaio, que também falou sobre a necessidade de voltar a vencer clássicos, após um ano duas vitórias, três empates e sete derrotas para os rivais paulistas. No atual elenco corintiano, Romero é o jogador com mais gols em clássicos. Fez três contra o São Paulo, dois contra o Santos e um contra o Palmeiras.

"Temos que voltar a ganhar. Tem time para isso, estamos trabalhando para isso. Só agora que fiquei sabendo que sou artilheiro dos clássicos, mas um jogador só não ganha clássico. Tem que ser tudo junto. Vamos trabalhar para formar um time forte e voltar a ganhar. O mais importante é ganhar títulos. Prefiro título do que clássico", disse.

Depois do Brasileirão de 2017, o Corinthians venceu as edições de 2018 e 2019 do Paulistão, e não celebrou mais nenhum título a partir daí. Romero fez parte da campanha de 2018. No ano seguinte, ainda integrava o elenco alvinegro, mas foi afastado e treinava separadamente, pois, na época, não entrou em um acordo com a diretoria sobre a renovação de seu contrato. O vínculo chegou ao fim em julho e ele se despediu. Na coletiva desta segunda, reconheceu que a condução da saída não foi das melhores.

"A negociação para retornar foi muito rápida porque as duas partes queriam. Eu segui falando com a diretoria, com o Duilio, o Alessandro, desde a minha saída. Mas a minha saída foi um pouquinho errada. É óbvio que não queria sair dessa forma, joguei muito tempo aqui. As coisas acontecem por alguma razão. Vivi essa experiência ruim., é parte da vida. Agora, quero fazer novamente minha história daqui para frente com o Corinthians. Voltar a ganhar títulos", afirmou o jogador.

Apesar da saída conturbada, disse nunca ter perdido a identificação com o clube. "Eu digo que nunca saí do Corinthians, sempre acompanhei. Eu tinha uma coisa pendente que era voltar para casa, é sempre bom voltar para casa. Eu e minha família fomos muito felizes aqui. É sempre bom voltar para onde fomos muito felizes."

Com 209 partidas pelo Corinthians (160 como titular), Romero soma 35 gols, 27 deles na Neo Química Arena, sendo superado apenas por Jô, que anotou 30. Questionado sobre a marca, disse não ser algo que tenha pensado sobre. "Jô é um amigo, fiquei feliz por ele. Meu retorno não é por isso, queria voltar para casa, onde fui feliz. O objetivo é ser campeão e depois pensar nas coisas individuais."

Na manhã desta segunda, Romero participou, ao lado dos companheiros, de um exame de vista no CT Joaquim Grava. Fernando Lázaro continua preparando o time para o Paulistão, primeiro desafio da temporada, que começa apenas no dia 15 de janeiro, ainda sem datas específicas definidas.

Pedro Raul veste camisa 9 do Vasco prometendo um grande 2023 de olho na seleção

Estadão Conteúdo

A grande temporada de Pedro Raul no Goiás, na qual anotou 26 gols, sendo 19 no Brasileirão, sendo o vice-artilheiro, fez Tite citar que o atacante era um dos nomes avaliados antes da Copa do Mundo do Catar. A tão sonhada convocação não veio, mas o novo camisa 9 do Vasco admitiu em sua apresentação, nesta segunda-feira (19), que no clube carioca tem tudo para brilhar e concretizar o sonho de defender o País.

Disputado por outros times nacionais, Pedro Raul revelou ter escolhido ser o camisa 9 do Vasco confiante em um grande trabalho em 2023. Prometendo um ano ainda mais goleador, o centroavante vestiu a camisa do Vasco esbanjando confiança e revelando que se espelha em Romário e Edmundo, nomes que fizeram história em São Januário.

"Romário e Edmundo são caras que vi jogar quando era pequeno, são as referências que eu tinha na época, junto com Ronaldo (Fenômeno), além de outros atacantes de fora. No Brasil me inspiro neles", afirmou, lamentando não ter visto o ídolo vascaíno Roberto Dinamite jogar.

Ciente da responsabilidade de assumir uma camisa 9 pesada, Pedro Raul garantiu que chega confiante em dar respostas à torcida. "Estou pronto para assumir esse desafio de ser um camisa 9 do Vasco. E meu objetivo é ser melhor do que fui ano passado", disse.

Mesmo sem saber quem assumirá o comando da seleção brasileira após a despedida de Tite, o centroavante quer começar bem o Campeonato Carioca para já ir causando boa impressão e, quem sabe, já estar entre os convocados para os amistosos programados no mês de março.

"Eu escolhi o Vasco pelo tamanho que o clube é. Tive outras oportunidades de vir mas, infelizmente, não deram certo. Quando recebi a ligação do Paulo (Bracks, diretor executivo de futebol), já deixei claro para meus agentes que era o meu objetivo", afirmou.

"Via que encaixava muito com o que quero, pois tenho um objetivo claro, pessoal, de chegar na seleção. E vou trabalhar muito para isso. Darei a vida dentro de campo para ajudar o Vasco a se restabelecer no cenário nacional. O Vasco é um time gigante."

O artilheiro ainda fez elogios ao trabalho de Maurício Barbieri, novo técnico do clube. "Sei que o Barbieri forma equipes muito competitivas, que gostam de ter a posse de bola. Eu me adapto muito bem a isso, pois gosto de jogar e participar do jogo", revelou, vislumbrando um futuro vencedor.

"O Vasco é um time gigante que tem de estar disputando títulos, brigando no topo do cenário nacional e internacional. Vejo (sua contratação) como uma oportunidade de a gente trabalhar para fazer história. Estou muito feliz com a minha escolha, certeza que foi a melhor que eu fiz. Nosso grupo é jovem, que vem de um ano difícil, mas que a torcida ajudou muito e esse ano tenho certeza que vamos trabalhar para que tudo dê certo. Com apoio da torcida, vamos conseguir conquistar os nossos objetivos."

Hyoran retorna ao Atlético-MG cheio de ambição: 'Quero ser protagonista'

Estadão Conteúdo

O meia Hyoran foi apresentado nesta segunda-feira pelo Atlético-MG após passagem por uma temporada no Red Bull Bragantino por empréstimo. Campeão mineiro, brasileiro e da Copa do Brasil em 2021, ele retorna cheio de ambição a Belo Horizonte após pedido do técnico Eduardo Coudet.

O jogador não escondeu a alegria por novamente vestir a camisa do Atlético-MG após passagem frustrante pelo interior de São Paulo, atrapalhada por lesão que o tirou de campo por diversos jogos - coincidiu com a queda de rendimento da equipe no Brasileirão.

"Muito feliz de estar aqui novamente. Estou me sentindo em casa, fui muito bem recebido por todos", afirmou. "Um clube onde fui muito feliz em dois anos e conquistei quatro títulos. É gratificante demais voltar", disse.

Com o retorno de Nacho Fernández para o River Plate e a manutenção do empréstimo de Nathan com o Fluminense, Coudet exigiu que Hyoran fosse reintegrado e conta com o meia para reerguer o Atlético-MG em 2023 após temporada frustrante. E o voto de confiança deixa o jogador empolgado.

"Estou feliz por saber que o treinador tem uma visão muito boa de mim. Volto com a expectativa de buscar uma vaga para ser titular e ajudar o Atlético dentro de campo", previu. "Acredito que possa render bem. É uma expectativa minha me encaixar no estilo de jogo do Coudet, para poder desempenhar da mesma forma que desempenhei naquela época, sendo protagonista e ajudando com gols e assistências."

Guto Ferreira promete 'Goiás competitivo' e quer superar campanha de 2022

Estadão Conteúdo

O técnico Guto Ferreira foi apresentado oficialmente na tarde desta segunda-feira no Goiás. Aos 57 anos, ele reforçou o interesse que sempre teve em trabalhar no clube esmeraldino e colocou uma meta ousada: fazer uma temporada ainda melhor do que em 2022. Campeonato Goiano, Copa do Brasil, Copa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro serão os desafios do clube em 2023.

"Eu sei da grandeza do Goiás no futebol brasileiro e sempre demonstrei interesse em um dia estar aqui. Graças a Deus, essa hora chegou. Estou muito feliz e com expectativa para realizar um grande trabalho no Goiás", disse Guto, em suas primeiras palavras.

Nesta temporada, o Goiás conquistou objetivos importantes. Após ser vice-campeão estadual, chegou às oitavas da Copa do Brasil e terminou em 13º lugar no Campeonato Brasileiro, conquistando vaga para a Sul-Americana.

Guto admitiu que superar esses números não será tarefa fácil, mas se deu ao direito de sonhar. "Sempre busco resultados melhores do que na temporada anterior. É difícil porque o Goiás fez uma boa temporada, mas temos que buscar isso. Se sempre melhorarmos, daqui a pouco o Goiás estará brigando entre os primeiros do Brasil. Sonhar não custa nada, é o primeiro passo para realizar grandes feitos. Quando a gente consegue convencer o grupo e trabalhar forte, conseguimos resultados importantes e aqui não será diferente."

Ao falar sobre o time, o treinador prometeu um Goiás competitivo e quer que os jogadores se comprometam em buscar uma posição de destaque no cenário nacional. "Gosto de montar times que são competitivos e que buscam ascensão dentro do campeonato. Isso sempre com um trabalho coletivo forte, algo que eu acredito muito. O individual só consegue ser o diferencial quando o coletivo é muito forte."

O novo comandante valorizou o tempo de trabalho que terá até o início da temporada e quer ter o elenco praticamente pronto logo no começo do Brasileirão. "Quando começarmos a jogar, vamos ter que montar estratégias para alavancar as partes física, técnica e tática. Vamos utilizar o máximo de jogadores, sempre buscando resultados. Espero ter uma equipe estruturada até o começo do Campeonato Brasileiro para fazer uma campanha dentro do tamanho do Goiás."

O primeiro desafio será o Campeonato Goiano, que começa em 11 de janeiro. O Goiás faz sua estreia em casa, às 20h30, diante da Aparecidense.

Mateus Vital é apresentado no Cruzeiro e fala em fazer sua 'melhor temporada'

Estadão Conteúdo

O meia Mateus Vital sempre agradou Ronaldo Fenômeno. O dono da SAF do Cruzeiro já havia tentado levá-lo para o Valladolid no meio da temporada e agora conseguiu contratá-lo para o Cruzeiro. Na apresentação oficial em Belo Horizonte, o ex-corintiano não escondeu sua satisfação pela nova oportunidade e falou em realizar a "melhor temporada" da carreira.

"Desde o princípio (da negociação), sabendo da vontade que o Cruzeiro tinha que eu viesse, não pensei duas vezes. Tive algumas situações, até para fora do Brasil, mas eu não pensei duas vezes em poder vestir essa camisa", afirmou Mateus Vital. "É uma oportunidade grandiosa, estou muito feliz, de verdade, não falando da boca para fora. Estou motivado para poder fazer a minha melhor temporada", disse, confiante em render no Cruzeiro o que ficou devendo no Corinthians, no qual fez mais de 200 jogos e não se destacou.

Vital não revelou quem estava interessado em seu futebol além dos mineiros, mas admitiu que não deu certo a ida ao Valladolid. "Realmente teve uma investida do Valladolid no meio do ano. Mas não aconteceu por diversas situações", lamentou. "Deixando isso de lado, estou feliz pelo projeto que o Cruzeiro tem feito para os jogadores que aqui se encontram e tenho certeza que vou ter uma grande ascensão."

O jogador deve ter concorrência por vaga no meio em breve, já que Nikão, do São Paulo, está em Belo Horizonte acertando os últimos detalhes para a transferência. Situação semelhante vivida pelo atacante Wesley, do Palmeiras. Vital, porém, só quer festejar o momento e até elogia a nova torcida.

"É uma torcida muito apaixonada, já joguei contra o Cruzeiro diversas vezes. E essa torcida faz a diferença", disse, antes de revelar como tem sido os primeiros dias em Belo Horizonte. "As primeiras palavras que tive com a comissão técnica e com o Paulo (Pezzolano, treinador) foram de intensidade. Foi a palavra que ele mais usou. E temos os treinamentos, muito intensos, para que a gente possa levar isso para o jogo", afirmou.

+ Mercado da Bola: Veja as contratações e vendas mais importantes dos principais clubes do Brasil em 2023!

Com o final da temporada 2022 do futebol brasileiro, é tempo de mercado da bola! Os clubes já iniciaram as movimentações nos bastidores para realizar contratações que reforcem suas equipes para o ano de 2023, que será mais uma vez de calendário intenso com Estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil, Libertadores/Sul-Americana para a maioria dos clubes.

Você pode filtrar o vai e vem do Mercado da Bola por time ou por status da negociação. O monitoramento é feito em tempo real e leva em consideração a confirmação do clube para decretar a contratação de forma oficial.

Mercado da Bola: veja como funciona

Quem chegou: os jogadores contratados que já estão certos com os clubes.
Quem saiu: os jogadores que já estão certos com outras equipes.
Quem pode chegar: os jogadores que estão na mira dos clubes e podem ser contratados.
Quem pode sair: os jogadores que devem deixar as equipes.
Quem renovou: os jogadores que estão certos que vão permanecer com um novo contrato.
Quem pode renovar: os jogadores que devem assinar um novo contrato para permanecer.
Quem volta de empréstimo: os jogadores que defenderam outras equipes e voltarão.

Veja também:
Cuca responde se atacante que custou quase R$ 15 milhões pode sair do Athletico
Cuca responde se atacante que custou quase R$ 15 milhões pode sair do Athletico
Cuca transformou o Athletico em um time sério e muito competitivo
Cuca transformou o Athletico em um time sério e muito competitivo
Athletico 4 x 0 Cuiabá. Estaria nascendo o Furacão III? 
Athletico 4 x 0 Cuiabá. Estaria nascendo o Furacão III? 
Jogador detona árbitro de jogo do Flamengo: "Só fez cagada"
Jogador detona árbitro de jogo do Flamengo: "Só fez cagada"
participe da conversa
compartilhe
Encontrou algo errado na matéria?
Avise-nos
+ Notícias sobre Futebol
Corinthians x Atlético-MG: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Brasileirão

Corinthians x Atlético-MG: escalações prováveis, como assistir, data e horário

Atlético-GO x Flamengo: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Brasileirão

Atlético-GO x Flamengo: escalações prováveis, como assistir, data e horário

Cruzeiro x Botafogo: escalações prováveis, como assistir, data e horário
Brasileirão

Cruzeiro x Botafogo: escalações prováveis, como assistir, data e horário