A luta do Coritiba por uma vaga na Libertadores foi reanimada pela 34.ª rodada do Brasileiro. Com o triunfo sobre o Flamengo, concorrente direto por uma das quatro vagas distribuídas pelo Nacional, o Alviverde alcançou 51 pontos – assim como o Internacional, que perde no critério de desempate. Dessa forma, está apenas quatro pontos atrás do Botafogo, o último a se classificar para a competição internacional.

Faltando quatro jogos para o fim da competição, o campeão paranaense precisa tirar do caminho pelo menos três adversários – além do Fogão, estão à frente o Santos, já classificado para a Libertadores, o São Paulo (53) e o Flamengo (55). Até a rodada decisiva, quando terá o clássico com o Atlético na Baixada, o Coxa ainda pega Atlético Mineiro (fora) e Santos e Avaí no Couto Pereira.

No melhor cenário, seriam necessários mais duas rodadas para que o time entrasse no G4 – desde que Flamengo e Botafogo no máximo empatem um jogo e percam outro e o São Paulo empate pelo menos uma vez nas duas próximas rodadas. Uma combinação improvável, mas completamente possível pelo que se tem visto na competição.

Apesar da reação evidente nos números, o equilíbrio do campeonato não permite mais que o Coritiba desperdice pontos se quiser seguir vivo na disputa.