Dunga posou de atualizado ao justificar a convocação do atacante Afonso Alves, do Heerenveen. Fez questão se posicionar como um treinador atualizado, que acompanha o futebol do mundo inteiro pela tevê e internet, ao invés dos atrasados repórteres que só conhecem Ronaldos, Robinhos e Ronaldinhos.

Pura bobagem. Se Dunga pedisse dicas de internet — e não só de moda — à sua filha adolescente, daria uma pescoçada no You Tube e veria que a descrição de um centroavante de área, especialista em jogo aéreo que ele deu do Afonso Alves não é muito condizente com a realidade.

Dos 34 gols marcados no Campeonato Holandês, Afonso fez 11 como um centroavante típico, dentro da área, enfiado entre os zagueiros (seis com a cabeça, cinco com o pé). A maioria, 14, foi marcada em velocidade, três deles com direito a drible no goleiro. A grande surpresa é a capacidade do atacante em marcar gols falta. Foram seis bolas na rede em petardos de longa distância.

Uma performance que pode ser conferida no vídeo abaixo. Se alguém tiver o e-mail do Dunga, por favor, manda o link para ele. Assim o capitão do tetra não vai falar bobagem da próxima vez.