A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) estuda aumentar o número de participantes da Série D do Campeonato Brasileiro de 64 para 96 clubes. A decisão gera divergência nos bastidores, inclusive entre os times paranaenses que participaram da edição deste ano ou que já estão classificados para a próxima temporada.
A reportagem do UmDois Esportes procurou o posicionamento das diretorias de Azuriz, Cianorte e São Joseense. As três equipes garantiram vaga na Série D de 2026 através do Campeonato Paranaense. Além deles, o Cascavel, que caiu nas oitavas de final deste ano, poderia ser beneficiado com o aumento.
O vice-presidente do Azuriz, Robson Ramos, opinou que o mais justo seria iniciar o novo formato apenas em 2027. “O que temos são especulações, mas, o que vier, basicamente os clubes terão que acatar. Mas a minha opinião é que, como já tem os classificados para a Série D de 2026, deveria ser mantido. Qualquer que seja o novo formato, as vagas devem ser colocadas em disputa nos Estaduais de 2026, para valer as vagas e iniciar esse possível aumento em 2027”, comentou.
O discurso é o mesmo do presidente Gustavo Carmo, do Cianorte. “A troca para o ano que vem não é válida. O começo do ciclo, que é o Estadual, já tinha estabelecido quantas vagas seriam por Estado. Aqueles que conquistaram a vaga em campo, e posso falar pelo Cianorte, se sentiram prejudicados em ter a ampliação neste momento. Nas reuniões que tenho com outros presidentes, o plano inicial seria para 2027, o que seria ok, porque oportuniza mais equipes na competição. Mas, para 2026, quando já havia um planejamento das equipes classificadas, acredito que não é justo”, avaliou.
Já o São Joseense optou por não se manifestar no momento.
Cascavel se une com outros clubes para defender aumento
Os clubes eliminados nas oitavas de final da Série D deste ano e que ainda não têm vaga para 2026, entre eles o Cascavel, se uniram para defender a mudança no número de participantes. Em documento enviado à CBF, as equipes também ressaltaram o apoio à Confederação e ao presidente Samir Xaud.
A proposta prevê que os 28 times que avançaram ao mata-mata da Série D e não subiram para a Terceira Divisão tenham vaga na Série D do ano seguinte. Assim, se a CBF ampliar o número de participantes e aceitar a ideia, o Cascavel teria calendário garantido durante o ano inteiro.
O presidente do Cascavel, Valdinei Silva, justificou a defesa por mais clubes na Série D. “O objetivo nosso é tornar o futebol mais tranquilo para se desenvolver, principalmente no interior. Hoje, há mais de 700 clubes no Brasil em atividade, e, cada vez mais, os Estaduais estão ficando menores. O Paranaense tem proposta para ter dois grupos e time que só vai jogar seis vezes. Fica muito difícil fazer futebol no interior com calendário pequeno. Entendemos que, no futuro, deverão existir Séries D, E e F. O objetivo, no momento, é aumentar a Série D, o que daria uma vaga por estado e tornaria o Paranaense mais atrativo. O FC Cascavel apoia, não vai mudar muito, porque aumentaria para 96 clubes, mas seriam divididos em grupos regionais”, explicou.
Por mais que seja um clube organizado, o FC Cascavel estaria sem calendário para a Série D e dependeria do Campeonato Paranaense e da Taça FPF para ter atividade no decorrer do ano. É muito pouco para a estrutura que nós temos. Temos dois CTs, projeto social, time profissional e mais de 70 colaboradores. É uma forma de ter calendário e poder planejar o futebol de maneira mais perene.
Qual a proposta da CBF para a Série D?

Desde o início da gestão de Samir Xaud, a CBF debate uma mudança nas divisões inferiores do Campeonato Brasileiro. Inicialmente, as equipes cogitaram a criação da Série E, mas a ideia não avançou.
Na sequência, ganhou força o aumento no número de participantes da Série D. Com mais 32 classificados, cada federação teria direito a pelo menos uma vaga extra. No caso do Campeonato Paranaense, o Cascavel também seria o beneficiado.
O novo formato da Série D seria o seguinte:
- Os 96 participantes divididos em 16 grupos com seis times. Os clubes jogariam em turno e returno dentro de cada chave;
- Os líderes de cada grupo se classificaram diretamente para a terceira fase. Os segundos e terceiros colocados de cada grupo disputariam a segunda fase em fase mata-mata;
- Todos os 32 classificados para a terceira fase já garantiriam vaga para a Série D do ano seguinte.
Os clubes que já estão classificados para a Série D de 2026 não querem o aumento já para o ano que vem e pretendem que a mudança ocorra somente a partir de 2027. A CBF vai divulgar o calendário do ano que vem e o formato da Quarta Divisão nas próximas semanas.