Paranaense

Trabalho longevo, vitória sobre o Flamengo e grandes campanhas: os segredos do técnico do Maringá

Por
Pedro Melo
05/03/2025 08:39 - Atualizado: 06/03/2025 16:47

O futebol brasileiro é conhecido pela constante troca de treinadores, mas tem uma situação no Paraná que é exatamente o oposto. Jorge Castilho está no Maringá de maneira ininterrupta desde 2023 e é o terceiro técnico mais longevo do Brasil.

Jorge Castilho chegou ao Maringá em 2020 para trabalhar como auxiliar e assumiu o clube no ano seguinte durante a segunda divisão do Campeonato Paranaense. A única saída aconteceu no segundo semestre de 2022, quando treinou o Ipatinga em um momento que o Dogão estava sem calendário.

Veja também
+ Confira a tabela completa do Campeonato Paranaense

No comando do Maringá, Castilho tem grandes resultados. O técnico foi vice-campeão Estadual duas vezes, chegou até a terceira fase da Copa do Brasil em 2023, com direito a vitória sobre o Flamengo, e conquistou o sonhado acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.

Neste ano, o Dogão já eliminou o Juventude, que disputa a Série A, na primeira fase da Copa do Brasil e abriu vantagem no confronto das quartas de final do Campeonato Paranaense com o Coritiba.

Jorge Castilho, técnico do Maringá, em entrevista ao UmDois Esportes

"Não tem receita de bolo. Muito trabalho e muita seriedade naquilo que a gente faz. Os atletas também compram a ideia para que os resultados possam vir e a diretoria dá o respaldo para que o trabalho possa ser feito. Os resultados acabam vindo e nos mantendo no cargo durante esse tempo todo"

Técnico Jorge Castilho, do Maringá
Técnico Jorge Castilho, do Maringá

Jorge Castilho é um dos técnicos mais longevos do Brasil

Dos clubes com calendário nacional, Jorge Castilho é um dos técnicos mais longevos do Brasil. "É bem raro. Eu me sinto muito feliz, sou um cara realizado com esses números e esse nível que foi alcançado. Vou continuar trabalhando para que possa chegar ao mais próximo possível deles. É um marco que todo treinador sonha. Até me faltam palavras para expressar a felicidade de estar no cargo do Maringá", destacou.

No total, o treinador trabalhou em 117 jogos no Dogão, com 59 vitórias, 30 empates e 28 derrotas.

Jorge Castilho, técnico do Maringá
Jorge Castilho, técnico do Maringá

Os grandes momentos de Jorge Castilho no Maringá

Vice-campeão do Paranaense de 2022

No segundo ano que disputou a elite do Campeonato Paranaense, Jorge Castilho levou o Maringá até a grande final. A campanha teve vitória em casa sobre o Paraná Clube e empate com o Athletico em Curitiba. Já no mata-mata, goleada sobre o FC Cascavel e classificação nos pênaltis para a decisão diante do Operário.

O Maringá perdeu a final do Estadual para o Coritiba - derrotas por 2 a 1, no Willie Davids, e 4 a 2, no Couto Pereira.

"Quando eu assumo em 2021, na quarta rodada, tinha a missão de tirar a equipe do rebaixamento. Para 2022, alguns atletas permaneceram, o que facilitou um pouco a nossa vida e a continuidade no trabalho. Tinha muitos remanescentes. A campanha de 2022 foi muito boa, uma semifinal difícil contra o Operário e cai a ficha quando a gente chega na final", lembrou Jorge Castilho.

Jogadores e comissão do Maringá comemoram triunfo histórico contra o Flamengo
Jogadores e comissão do Maringá comemoram triunfo histórico contra o Flamengo

Vitória sobre o Flamengo na Copa do Brasil

Com o vice do Paranaense, o Maringá se classificou para a Copa do Brasil de 2023. Após eliminar Sampaio Corrêa e Marcílio Dias, o Dogão chegou até a terceira fase e encarou o Flamengo.

O grande momento foi a vitória no jogo de ida por 2 a 0. Com o Willie Davids lotado, David Luiz, contra, e Serginho fizeram os gols que fizeram a festa de toda Maringá.

O Flamengo não só reverteu o placar, como goleou o Dogão por 8 a 2 no Maracanã. Apesar do placar elástico, Jorge Castilho tem muito carinho da experiência.

"Foi um ponto ótimo na carreira, não só pela vitória, mas pelo ano que tivemos. Foi um marco a vitória contra o Flamengo. A derrota serviu de muito aprendizado, apesar de ter sido uma goleada. Esse é um momento que todo treinador espera: estar no Maracanã e jogar contra um grande clube. Iniciamos o jogo com uma vantagem que não durou muito, mas foi uma experiência incrível na minha carreira", disse o técnico.

Vice-campeão do Paranaense de 2024

No ano passado, o Maringá chegou novamente até a final do Campeonato Paranaense. Na campanha, o Dogão eliminou o Coritiba na semifinal, mas perdeu a decisão para o Athletico. Foram duas derrotas - 1 a 0 no Willie Davids e 3 a 0 na Ligga Arena.

Além disso, o time paranaense eliminou o América-MG, que estava na Série B, e passou novamente da estreia na Copa do Brasil. A eliminação veio na fase seguinte para o Amazonas, outro clube da segunda divisão.

"O primeiro semestre nos últimos três anos tem sido maravilhosos no Estadual e na Copa do Brasil. No ano passado, nós chegamos a mais uma final contra o Athletico, um adversário difícilissimo. Não era imbatível, conseguimos jogar de igual para igual e demos sequência de estar entre os quatro, além da segunda fase da Copa do Brasil", afirmou Castilho.

Maringá está na Série C 2025
Maringá está na Série C 2025

Acesso para a Série C em 2024

O ano de 2024 terminou da melhor maneira possível para o Maringá e para Jorge Castilho. O técnico levou o Dogão até o sonhado acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro.

O acesso veio novamente com o Willie Davids lotado. Após a vitória fora de casa por 1 a 0, o time paranaense segurou o empate em 1 a 1 com a Inter de Limeira.

"O ano precisava ser coroado, uma coisa que estava nos incomodando. A equipe encaixou no mata-mata. Nós tivemos uma campanha muito regular e sólida durante a primeira fase e nos sobressaímos no mata-mata. Ter o acesso na Série D com 64 equipes e em um ano que foi vice-campeão no Paranaense é coroar um trabalho de ponta a ponta", destacou o treinador.

Onde apostar no Paranaense 2025

As melhores bets legalizadas do Brasil oferecem apostas no Campeonato Paranaense 2025. É possível dar palpites no vencedor de cada jogo, total de gols da partida, campeão da competição, entre outros mercados.

Siga o UmDois Esportes

Veja também:
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Maringá reclama de pênalti não marcado e empata com o Atlético-MG na Copa do Brasil
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jorge Jesus faz substituição polêmica e irrita brasileiro ex-Coritiba no Al-Hilal
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Jornal crava decisão de Ancelotti sobre seleção brasileira
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Jornalista formado na PUCPR e especialista em Gestão e Marketing no Esporte na Uninter. Experiência em cobertura esportiva na Banda B, no Globo Esporte, na Rede CNT e no Paraná Portal. Colabora com o UmDois Esportes desde 2024....

twitter
+ Notícias sobre Futebol Paranaense
Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Thiaguinho explica idolatria por Paulo Miranda

Time de Gusttavo Lima demite técnico após três jogos
Paranaense

Time de Gusttavo Lima demite técnico após três jogos

Londrina denuncia injúria racial em jogo contra o Paraná Clube pelo sub-20
Veja imagens da confusão

Londrina denuncia injúria racial em jogo contra o Paraná Clube pelo sub-20

Tudo Sobre

Trabalho longevo, vitória sobre o Flamengo e gran...