A Federação Paranaense de Futebol anunciou uma parceria inédita com a agência End to End, que assumirá a gestão executiva comercial do Campeonato Paranaense. Pela primeira vez, uma empresa especializada em marketing esportivo e ativações será responsável por todas as propriedades comerciais de um torneio estadual, com o desafio de ampliar a valorização da competição e fortalecer a conexão entre clubes, patrocinadores e torcedores.
O contrato engloba desde a estruturação e precificação das cotas de patrocínio até a criação de novas propriedades comerciais e ativações. A End to End também cuidará do atendimento publicitário aos patrocinadores, da gestão do hub comercial que reunirá as marcas parceiras e da identidade visual e conceito criativo do campeonato.
“Assumir a gestão comercial do Campeonato Paranaense é potencializar o que ele tem de mais valioso: o regionalismo que pulsa em cada cidade e o engajamento genuíno da torcida. Nossa missão é posicioná-lo como o campeonato mais autêntico do país e construir um ecossistema sustentável em que marcas, clubes e torcedores se sintam igualmente valorizados”, afirmou Marinho Barros, gestor do projeto pelo Grupo End to End.
LEIA TAMBÉM:
- Campeonato Paranaense 2026 terá transmissão na TV aberta
- Taça FPF: confira os resultados das partidas de ida das quartas de final
- Coritiba x Athletico: Governador cogita torcida única nos estádios
“Integraremos ativações em estádio e no digital, dados e criatividade, para fazer do estadual uma plataforma relevante de negócios, entretenimento e relacionamento”, completou.
Em 2025, o Campeonato Paranaense contou com nove patrocinadores oficiais: Sanepar, BetEsporte, JCanedo, Zaeli, XBRI Pneus, Fomento Paraná, Sancor, Sicredi e Topper. A expectativa é que o novo modelo de gestão aumente esse número e diversifique os formatos de exposição de marca, atraindo empresas de diferentes segmentos.

“A parceria com a End to End representa um passo importante para o fortalecimento do futebol paranaense. Queremos um campeonato cada vez melhor, mais moderno, atrativo e valorizado. Acreditamos que essa união trará novas oportunidades comerciais e de visibilidade, consolidando o Paranaense como uma das competições mais relevantes do país”, destacou Hélio Cury Filho, presidente da FPF.
Campeonato Paranaense terá novo regulamento
Além das novidades fora de campo, a edição de 2026 do Campeonato Paranaense trará mudanças estruturais. A competição terá 12 clubes divididos em dois grupos, com confrontos entre as chaves e fases eliminatórias em jogos de ida e volta. O torneio, que terá 12 datas, cinco a menos do que em 2025, começará em 7 de janeiro e terminará em 7 de março, seguindo o novo calendário da CBF.
Os 12 clubes da primeira divisão foram divididos em dois grupos: no Grupo A estão Athletico, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e São Joseense; no Grupo B, Andraus, Azuriz, Cianorte, Coritiba, Galo Maringá e Operário. Cada time enfrentará adversários do outro grupo, e os quatro melhores avançarão para o mata-mata, disputado em jogos de ida e volta até a decisão, totalizando 12 partidas para os finalistas. Nas quartas e semifinais, os confrontos serão entre equipes do mesmo grupo.
Os quatro times que não se classificarem disputarão o Torneio da Morte, que definirá os dois clubes rebaixados para a segunda divisão na temporada seguinte.