O comentarista esportivo Fernando Gomes deixou a prisão na noite da última segunda-feira (13(, após decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), que determinou o encerramento da sua prisão preventiva. A informação foi divulgada inicialmente pela Banda B e confirmada pelo UmDois Esportes.

Gomes, que estava detido desde a última quinta-feira (9), vai responder em liberdade ao processo que o investiga por participação em uma organização criminosa suspeita de desviar cerca de R$ 10 milhões de verbas públicas da saúde no município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com o Ministério Público do Paraná (MP-PR), o grupoteria atuado em um esquema de desvio de recursos destinados à área da saúde, utilizando contratos e repasses fraudulentos para beneficiar empresas e pessoas ligadas ao esquema. As investigações apontam que o comentarista teria participado de parte da estrutura que facilitava as movimentações financeiras ilícitas.

O TJ-PR acatou o pedido da defesa e substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares diversas, entre elas o uso de tornozeleira eletrônica, a proibição de manter contato com outros investigados e a necessidade de autorização judicial para sair de casa, inclusive para compromissos médicos.

Fernando Gomes, comentarista da Rádio Transamérica. Foto: Montagem com Átila Alberti/Arquivo/UmDois e Divulgação

Quem é Fernando Gomes?

Nascido no Rio Grande do Sul, em 1947, Abrilino Fernandes Gomes narrava os próprios jogos de futebol de botão e simulava o microfone de rádio com uma lata de talco amarrada em barbante. Mas a carreira de jornalista esportivo começou na década de 1960, quando trabalhou como auxiliar de plantão em Bagé, no interior do Rio Grande do Sul.

Depois, ele foi para a Rádio Farroupilha, em Porto Alegre, e viveu um momento que mudaria para sempre a sua carreira. O diretor Armindo Antônio Ranzolin, que se tornou um dos grandes nomes do rádio gaúcho, sugeriu que Abrilino utilizasse apenas Fernandes Gomes. Mas o responsável pela gravação de vinheta cometeu um erro e gravou Fernando Gomes.

Em 1970, Fernando Gomes trocou o Rio Grande do Sul pelo Paraná e trabalhou em Cascavel e Apucarana, onde teve a primeira experiência na televisão, na TV Tibagi.

A trajetória no jornalismo esportivo teve uma pausa entre 1973 e 1977, quando trabalhou como assessor de imprensa da Prefeitura de Cascavel durante o mandato de Pedro Muffato. Mais tarde, foi nomeado secretário-geral do município.

O retorno ao jornalismo veio em 1978, com a inauguração da TV Tarobá, de Cascavel. Já em 1982, Fernando Gomes foi indicado por Galvão Bueno para ser substituto na TV Bandeirantes, de São Paulo.

Fernando Gomes veio para Curitiba em 1985 para trabalhar como comentarista na equipe do tradicional narrador Lombardi Jr., na Rádio Clube. Ele ainda se tornou narrador da Rede OM, que anos depois virou a CNT.

Foi justamente na CNT que Fernando apresentou o programa mais tradicional de futebol do estado: o Mesa Redonda. A oportunidade veio após uma nova saída de Galvão Bueno, que deixou a Rede OM e voltou para a Globo no final de 1992.

Em 2001, Fernando Gomes foi um dos contratados para o projeto da Rádio Transamérica e trabalhou em grandes momentos na emissora nos últimos 24 anos. Seus tradicionais bõrdoes, como “Meu nobre e dinâmico ouvinte” e “Minha planilha que não falha”, além da parceria com o operador de áudio Douglas Bay, que faz o personagem ET, tornaram-se marcas registradas das transmissões e dos programas.

O que diz a defesa de Fernando Gomes?

Em nota, a defesa de Fernando Gomes se manifestou sobre a decisão da Justiça de dar fim à prisão preventiva do comentarista esportivo. Veja a nota abaixo:

Na noite de hoje, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná substituiu a prisão preventiva de Fernando Gomes por medidas cautelares diversas e menos gravosas, permitindo que ele responda ao processo em sua casa, sob condições estabelecidas pela Justiça.

Fernando Gomes nega veementemente as acusações que lhe são imputadas, e sua soltura representa o primeiro passo para a plena demonstração de sua inocência.

Profissional amplamente reconhecido por sua trajetória no jornalismo e na crônica esportiva, Fernando sempre pautou sua vida pela ética, pelo respeito e pela dedicação à comunicação. Sua história é marcada por décadas de trabalho sério, pela contribuição ao debate esportivo nacional e pelo carinho conquistado de colegas, leitores e ouvintes em todo o país.

A defesa acompanha atentamente o caso e confia que todos os fatos serão devidamente esclarecidos, dentro da legalidade e do mais absoluto respeito à Justiça.

Neste momento, a defesa reitera a necessidade de serenidade e respeito à pessoa de Fernando Gomes e à sua família, evitando julgamentos precipitados e preservando o direito de defesa e a dignidade humana.

Siga o UmDois Esportes