O comentarista Fernando Gomes, da Rádio Transamérica, foi preso, na manhã desta quinta-feira (09), em uma operação do Ministério Público do Paraná (MPPR) que investiga o desvio de aproximadamente R$ 10 milhões da saúde da Prefeitura de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Aos 77 anos, Abrilino Fernandes Gomes é sócio de uma das empresas investigadas por envolvimento no esquema de desvio de dinheiro.

Além do jornalista esportivo, outras quatro pessoas foram presas na mesma operação: o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes (PSD); o secretário da Fazenda municipal e ex-secretário de Saúde, Francisco Roberto Barbosa; o auditor do Tribunal de Contas, Alberto Martins de Faria; e o empresário Samuel Antonio da Silva Nunes.

LEIA TAMBÉM

De acordo com as investigações, o grupo praticava crimes contra a administração pública na área da saúde de Fazenda Rio Grande do Sul, entre eles corrupção ativa e passiva, contratação direta ilegal, peculato e lavagem de dinheiro, por servidores públicos e particulares.

Comentarista Fernando Gomes, da Rádio Transamérica. Foto: Átila Alberti/Arquivo/UmDois

O MPPR ainda revelou que eles atuavam “por meio de um modelo de contratação direcionada de empresa que fornecia serviços de testagem domiciliar (testes rápidos) e levantamento estatístico, valendo-se desse estratagema para desviar recursos públicos com a participação de servidores públicos do alto escalão mediante o pagamento de propina”.

O prejuízo para a cidade na RMC já ultrapassa R$ 10 milhões.

O advogado de defesa de Fernando Gomes, Rafael Guedes de Castro, enviou uma nota para informar a situação do comentarista.

“Diante dos recentes acontecimentos, reiteramos que Fernando Gomes goza da presunção de inocência, princípio fundamental consagrado na Constituição Federal, segundo o qual ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. A defesa acompanha atentamente o caso e confia que todos os fatos serão devidamente esclarecidos dentro da legalidade e do mais absoluto respeito à Justiça.

Neste momento, pedimos serenidade e respeito à pessoa de Fernando Gomes e à sua família, evitando julgamentos precipitados e preservando o direito de defesa e a dignidade humana”.

A Rádio Transamérica, onde trabalha Fernando Gomes, ainda não se pronunciou sobre o caso.

Fernando Gomes é um dos principais comentaristas de rádio de Curitiba

Nascido no Rio Grande do Sul, em 1947, Abrilino Fernandes Gomes iniciou a carreira nos anos 1960 em Bagé, no interior gaúcho. Ele veio para o Paraná na década seguinte para trabalhar na TV Tibagi e na TV Tarobá, em Cascavel.

Em 1982, foi contratado para a TV Bandeirantes, de São Paulo, para trabalhar como narrador e apresentação por indicação de Galvão Bueno. Mas foi em Curitiba que Fernando se consolidou na carreira.

Gomes trabalhou na Rádio Clube e ganhou fama como o apresentador do histórico programa Mesa Redonda, da Rede CNT, no final dos anos 1990. Ele é comentarista da Rádio Transamérica desde o início do projeto, em 2001.

“Cometi erros, equívocos, quem não comete? Me arrependo de coisas da vida pessoal, mas como profissional, profissão pública, me sinto feliz de poder fazer alguma coisa que as pessoas reconhecem. Sempre tem quem não gosta, mas é uma minoria”, afirmou Fernando Gomes, em entrevista ao UmDois Esportes, em 2023.

Siga o UmDois Esportes