O novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, prometeu reduzir a quantidade de datas para a disputa dos Estaduais a partir de 2026. A decisão vai afetar drasticamente o Campeonato Paranaense.

Segundo Xaud, a ideia é colocar os Estaduais em 11 datas, mas sem prejudicar os clubes. “Uma das primeiras mudanças é a redução de datas do Estaduais. Estamos projetando fazer com 11 datas a partir do ano que vem. É uma singela demonstração de que nós queremos mesmo que mude. Nós começaremos com o pé direito”, disse.

Veja também
+ Miguelito recebe efeito suspensivo após caso de injúria racial contra jogador do Operário

“Já estamos conversando com os presidentes sobre as datas. Não acredito que teremos problemas. Os Estaduais agora terão que se adequar ás normas da CBF”.

Como fica o Campeonato Paranaense?

Hélio Cury Filho entrega troféu ao Operário. (Foto: Raphael Brauhardt/FPF)

Em 2025, o Campeonato Paranaense utilizou 17 datas, uma a mais do que o previsto no calendário do CBF.

Segundo levantamento do UmDois Esportes, o Estadual no Paraná é o segundo maior do Brasil, junto com Santa Catarina e Goiás. O Campeonato Maranahense, que não tem time nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro, foi disputado em 18 rodadas.

Com isso, o Paranaense terá que reduzir, no mínimo, seis datas para se adequar ao calendário proposto por Samir Xaud. Em resposta para a reportagem do UmDois Esportes, o presidente da FPF, Hélio Cury Filho, afirmou que já teve uma conversa com os clubes para definir a nova fórmula do Estadual.

“A Federação Paranaense vem estudando a redução das datas desde o final do estadual deste ano. Já houve uma rodada de conversa com os clubes, inclusive. Nos próximos dias, teremos uma reunião com o departamento de competições da CBF, para que todos possam entender melhor a proposta do novo presidente, Samir Xaud. Mas já era algo que estávamos prevendo”.

No entanto, isto representa uma mudança de postura por parte do mandatário da FPF pois, em fevereiro, Hélio Cury Filho afirmou que não realizaria o Campeonato Paranaense com menos de 14 datas.

“A gente vem estudando uma maneira de tentar adequar o nosso Paranaense reduzindo algumas datas. Não para 12. Me nego a fazer com 12. Se a CBF me der 12, vamos brigar para ter pelo menos 14 datas ou 15. Porque senão vira um torneio e não um campeonato”, disse.

“Talvez viabilizar um campeonato que tenhamos uma semana com jogos no meio de semana e na semana seguinte não. Criar uma fórmula que possa atender esse requisito”, acrescentou o presidente da Federação.

Dez dos 12 clubes que vão disputar o Campeonato Paranaense de 2026 já estão definidos. São eles: Andraus, Athletico, Azuriz, Cascavel, Cianorte, Coritiba, Londrina, Maringá, Operário e São Joseense. Os últimos dois são os melhores colocados da segunda divisão, que começa em abril. Rebaixado, o Paraná Clube jogará a Segunda Divisão em 2026.

Federação Paranaense apoia novo presidente da CBF

Hélio Cury Filho ao lado de Samir Xaud. (Foto: Divulgação)

Samir Xaud foi eleito presidente da CBF no último domingo (25) com o apoio da Federação Paranaense e de outras 24 federações. O presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, se absteve. Ele tentou ser candidato, mas não obteve apoio suficiente dos dirigentes.

Já o presidente da Federação Mato-grossense de Futebol (FMF), Aron Dresch, não assinou a inscrição de chapa de Xaud, mas esteve na sede da CBF durante a eleição.

Na semana passada, antes do pleito, um grupo de 20 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, entre eles Athletico e Coritiba, anunciou que não enviaria representantes para a eleição. O Operário tinha apoiado a candidatura de Carneiro Bastos, mas decidiu votar em Xaud.

Siga o UmDois Esportes