Uma das principais novidades no calendário do futebol brasileiro é a criação de uma nova competição regional: a Copa Sul-Sudeste. O torneio terá a participação de 12 clubes, mas será que Athletico e Coritiba estarão entre eles?
Cada estado contará com dois representantes, com exceção do Espírito Santo, que disputará a Copa Verde. A competição será realizada entre as semanas de 25 de março e 07 de julho, com um total de 42 jogos.
No entanto, os times classificados para a Libertadores ou para a Sul-Americana ficarão de fora. Além disso, os clubes que tiverem direito à vaga, mas recusarem a participação, não serão penalizados pela CBF.
Athletico e Coritiba? Quem participa da Copa Sul-Sudeste
Seis das 12 vagas da Copa Sul-Sudeste são definidas pelos Estaduais de 2025. O segundo critério também leva em conta o desempenho nos Estaduais deste ano ou através de torneios seletivos.
A Federação Paranaense de Futebol (FPF) optou por classificar os campeões do Campeonato Paranaense e da Taça FPF. Neste momento, apenas o Operário está classificado para a estreia da competição.
Com isso, Athletico e Coritiba, que ficaram em quarto e quinto lugares do Estadual, respectivamente, disputam a segunda vaga através da Taça FPF. Os dois times entraram na competição para dar rodagem aos elencos sub-20 e agora ganharam a oportunidade de disputar mais uma competição na próxima temporada.
Se o campeão da Taça FPF optar por uma vaga na Copa do Brasil, o vice herda a classificação para a Copa Sul-Sudeste.
O presidente da FPF, Hélio Cury Filho, explicou a ideia da Copa Sul-Sudeste e os motivos para definir os critérios de classificação para o ano que vem. “Desde que eu assumi, eu vinha conversando com a CBF para ter um campeonato regional no Sul. Sempre bati na tecla para valorizar a nossa região. Com o presidente Samir, a conversa foi muito bem aceita, mas a CBF precisava atender o Sudeste também. Após uma pesquisa de mercado, com eventuais patrocinadores e TVs interessadas em transmitir a competição, a CBF entendeu que fazer a Copa Sul-Sudeste era muito mais viável que a Copa Sul ou a antiga Copa Sul-Minas”.
“Quanto às classificações, a CBF deixou a cargo das federações, desde que fossem definidas por torneios seletivos ou pelo campeonato [Estadual]. A Federação decidiu que as vagas serão do campeão paranaense e, para fomentar a competição, do campeão da Taça FPF”, acrescentou o presidente.

Fórmula da Copa Sul-Sudeste
A Copa Sul-Sudeste será disputada com dois grupos de seis clubes cada. Na primeira fase, os times de uma chave enfrentam apenas os adversários do outro grupo.
Os dois melhores de cada chave avançam para as semifinais, em jogos de ida e volta. As finais também serão em duas partidas.
De acordo a CBF, a nova competição garantirá pelo menos mais seis jogos na temporada e a disputa de clássicos locais ainda na fase de grupos.
“O processo de elaboração do novo calendário foi amplamente debatido. A CBF ouviu clubes, federações, representantes do mercado, e contou com a colaboração de diversas áreas internas. Aqui, quero especialmente fazer um agradecimento às federações, pela compreensão e parceria. Foi um trabalho coletivo, técnico e transparente. 2026 ainda será um ano de transição, mas toda caminhada precisa de um primeiro passo. Este primeiro passo será dado hoje”, afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.