O francês Ousmane Dembélé, do Paris Saint-Germain, ganhou o prêmio Bola de Ouro da revista francesa France Football e do jornal francês L'Equipe. O espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, e o português Vitinha, também do PSG, completaram o pódio.

A premiação ficou esvaziada por conta da ausência de diversos jogadores do PSG. Hakimi, Kvartaskhelia, Nuno Mendes, Fabián Ruiz e Vitinha, além do técnico Luis Enrique, não estiveram no evento por conta da disputa praticamente no mesmo horário do clássico com o Olympique de Marselha.

O jogo estava marcado para o domingo (21), mas foi adiado por conta das tempestades em Marselha. O PSG reclamou da nova data do clássico, porém o regulamento da Liga de Futebol Profissional da França (LFP) determina que a partida adiada seja realizada no dia seguinte.

Dembélé só estava presente no evento por conta de uma lesão que o tirou dos gramados. O atacante foi o grande nome do PSG na conquista inédita da Champions League e terminou a última temporada com 35 gols e 14 assistências em 53 partidas.

Realmente estou sem palavras. Foi uma temporada fantástica com o PSG, aconteceram inúmeras coisas na minha carreira. Vencer esse troféu e ainda ser entregue pelo Ronaldinho, uma lenda do futebol. Tenho muito orgulho do que já alcancei na minha carreira. Quero agradecer ao PSG porque me buscaram em 2023. O PSG é uma família incrível.

Os brasileiros no Bola de Ouro

Lamine Yamal com o brasileiro Raphinha no Barcelona. (Foto: Sergio Ruiz/Pressinphoto/Icon Sport)

Entre os brasileiros, o melhor colocado foi o atacante Raphinha, do Barcelona, que terminou em quinto lugar. O jogador teve a sua melhor temporada na carreira com 38 gols e 23 assistências em 64 partidas. Ele foi um dos grandes nomes da tríplice coroa do Barça – Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha e Copa do Rei.

O atacante Vinícius Júnior, que ficou na segunda colocação no ano passado, acabou em 16°. O camisa 7 não repetiu o mesmo desempenho em uma temporada abaixo do Real Madrid. Após a saída do italiano Carlo Ancelotti para a seleção brasileira, o brasileiro sequer tem a titularidade garantida com o espanhol Xabi Alonso.

Já no feminino, a vencedora foi a meia Aitana Bonmatí, do Barcelona e da seleção espanhola. A brasileira Marta, uma das destaques da conquista do Brasil na Copa América, terminou na 12ª posição. E a atacante Amanda Gutierrez, do Palmeiras e que também ganhou o título com a seleção brasileira, ficou na 21ª colocação.

Para completar, o Botafogo concorria ao prêmio de melhor clube masculino da temporada, mas perdeu o prêmio para o PSG. Com os títulos do Campeonato Francês, da Copa da França e da Champions, a temporada do Paris só não foi perfeita por conta da derrota na final da Copa do Mundo para o Chelsea.

Confira o top-30 da premiação da Bola de Ouro

  1. Dembélé (PSG e França)
  2. Lamine Yamal (Barcelona e Espanha)
  3. Vitinha (PSG e Portugal)
  4. Salah (Liverpool e Egito)
  5. Raphinha (Barcelona e Brasil)
  6. Hakimi (PSG e Marrocos)
  7. Mbappé (Real Madrid e França)
  8. Cole Palmer (Chelsea e Inglaterra)
  9. Donnarumma (PSG/Manchester City e Itália)
  10. Nuno Mendes (PSG e Portugal)
  11. Pedri (Barcelona e Espanha)
  12. Kvaratskhelia (PSG e Geórgia)
  13. Kane (Bayern de Munique e Inglaterra)
  14. Doué (PSG e França)
  15. Gyökeres (Sporting/Arsenal e Suécia)
  16. Vinicius Júnior (Real Madrid e Brasil)
  17. Lewandowski (Barcelona e Polônia)
  18. McTominay (Napoli e Escócia)
  19. João Neves (PSG e Portugal)
  20. Lautaro Martínez (Internazionale e Argentina)
  21. Guirassy (Borussia Dortmund e Guiné)
  22. Mac Allister (Liverpool e Argentina)
  23. Bellingham (Real Madrid e Inglaterra)
  24. Fabián Ruíz (PSG e Espanha)
  25. Dumfries (Inter de Milão e Holanda)
  26. Haaland (Manchester City e Noruega)
  27. Rice (Arsenal e Inglaterra)
  28. Van Djik (Liverpool e Holanda)
  29. Wirtz (Bayer Leverkusen/Liverpool e Alemanha)
  30. Olise (Bayern de Munique e França)

Siga o UmDois Esportes